domingo, 25 de março de 2012

Rotary Club de Barbalha homenageia o Barbalhense Dr. João Correia Saraiva

O Rotary Club de Barbalha em sessão solene realizada às 20h do dia 24 de março de 2012, em sua sede social, prestou justa e significativa homenagem ao Dr. João Correia Saraiva barbalhense e conceituado médico oftalmologista, rotariano do clube de Crato, cidade onde reside .

Dr. João Correia Saraiva, é o idealizador e propulsor da Fundação do Rotary Clube de Barbalha, no ano de 1984, ao lado de outro nobre rotariano Jefferson Albuquerque, levaram à ideia a frente, ostentaram com garra e com muito esforço conseguiram reunir barbalhenses que abraçaram a causa da implantação de um Clube de Rotary em Barbalha.

Em reconhecimento da participação Dr. João Correia Saraiva na fundação do Rotary Club de Barbalha e com a presença de grande número de rotarianos, amigos e autoridades Dr. João Correia descerrou sua foto na galeria dos ex-presidentes do clube rotário barbalhense na categoria de Patrono daquele clube ao lado do ex-governador Dr. Jéferson Albuquerque.

Os clubes rotários de Crato e Juazeiro do Norte e convidados compareceram em grande número . O homenageado agradeceu com um eloquente discurso.

O rotariano Audir de Araújo Paiva do Rotary Club de Crato o qual fotografa por hobby fez o registro da solenidade para postagem neste blog. Abaixo veja os flashes do evento.

A sessão solene teve a Mesa da Presidência constituída das seguintes personalidades:

Isaucy Lopes dos Santos – Presidente do RC local

Antônio Damião – Vice-presidente

João Teixeira de Luna – Secretário do Clube

Marta Régia Frutuoso – Orientadora Setorial de Damas da Casa da Amizade

Fernando Leite – Presidente do RC Crato representando os demais presidentes na Mesa

Maria Soares Filgueira – Presidente da Casa da Amizade de Barbalha

João Batista – Representante do Governador Assistente

Dra. Alexandra Lacerda Batista Brito - Juiza da Comarca de Jardim - CE

João Correia Saraiva e esposa Artemis Helena Luna Saraiva.


DISCURSO DR JOÃO CORREIA SARAIVA

ROTARY CLUBE DE BARBALHA 24/03/2012

No ano de 1976, retornando ao cariri, após ao residência médica em oftalmologia no Rio de janeiro, instalei o consultório na cidade do Crato, por ser uma cidade maior,em crescimento, onde residiam pessoas da família, como o primo Antonio Correia Coelho.

Naquela época , após ter chegado a esta cidade fui visitado pelo amigo Dr. Jeferson de Albuquerque , um amigo de longa data ,desde o período da minha infância .

Dr. Jeferson de Albuquerque, funcionário do Banco do Brasil , fiscalizava as aplicações dos empréstimos obtidos pelos agricultores da região,indo sempre ao sítio Bulandeira , onde morávamos, sendo sempre acolhido pelos meus pais de forma amiga e cordial. Almoçando muita das vezes em nossa casa.

Naquelas visitas quando já residente na cidade do Crato,onde instalei o meu consultório, Dr.jefersson ,nos finais da tarde,sempre levava alguma literatura rotária ionteressante e recomendava-me a leitura dos artigos de Rotary. Fazendo-me conhecedor do trabalho e filosofia rotária.Com isto, ao receber o convite para ingressar em Rotary o fiz com entusiasmo por já ser conhecedor de suas ações.

Em dezembro de 1976, tomei pose e a partir daí, exerci vários cargos na direção de Rotary clube. Indicado para presidência do Rotary para 1982/1983 ,assumi a presidência desta casa neste período , juntamente com a minha esposa Artemis Helena de Luna Saraiva ,presidente da Casa da Amizade

Durante este período conclui a sede do Rotary iniciada pelo companheiro Audir de Araújo Paiva, sendo realizada uma grande festa de inauguração desta edificação na própria sede, com a presença do governador de Rotary da época , companheiro Eduardo Pereira, então Secretario de Segurança Publica do Piaui , rotarianos do Cariri e Fortaleza,e da sociedade caririense.

Como barbalhense e vendo o valor de um clube de serviço como Rotary, que presta um grande serviço social e humanitário a comunidade , indutor do crescimento por ter como filosofia o “servir”, sonhava com a implantação de um clube rotariano na cidade da Barbalha , como também em outros municípios. Após delongada conversa no clube, juntamente o Dr Jeferson, m partimos para esta iniciativa ,que por algum tempo ficou adormecida. Tal foi a nossa insistência , juntamente com o companheiro Jefersson de Albuquerque nos dirigimos para a a Barbalha no intuito de conseguir sócios barbalhenses. O que não foi fácil , diante da conjunção política da época, pois Rotary é apolítico, visando exclusivamente o bem servir da comunidade , independentemente de política ,raça ou religião.

Após várias tentativas desta formação do clube,tivemos sucesso ,somente em dezembro de 1984 conseguindo congregar 21 companheiros, número mínimo exigido par a criação de um clube rotário.Tivemos também o apoio do companheiro rotariano Eudoro Santana, ex presidente de clube , que se dispôs a nos ajudar nesta formação do Rotary . O Rotary do Crato através de seus presidentes, vem cuidando com carinho do clube afilhado por todos estes anos. Inclusive com a criação do interclube Cariri, Crato, Juazeiro e Barbalha, que reúne rotarianos do estado do ceará e demais estados, o que vem fortalecendo rotariamente os clubes da região.

Sinto-me honrado com esta significativa homenagem do Rotary clube de Barbalha, em reconhecimento ao trabalho prestado a este clube, da formação e apoio a esta associação . Conheço bem o valor desta instituição no seio de uma comunidade . Embora resida na cidade do Crato, onde trabalho edificando minha vida profissional, vejo como uma obrigação rotária e como cidadão barbalhense , contribuir para o desenvolvimento da minha terra natal. Participando das atividades sociais da Barbalha, sinto-me ligado ao progresso da minha terra, através do trabalho realizado no Complexo Hospitalar Santo Antonio, Hospital do Coração e Instituto de Olhos da Barbalha.

Minha vida rotária me gratifica . Imbuído do espírito rotariano, tenho orgulho de ter contribuído com a fundação rotária com dois títulos Paul Harris em meu nome e um para a minha digníssima e amada esposa.

Não encontro palavras para agradecer esta homenagem . Agradeço a todos os rotarianos que elegeram meu nome por unanimidade para fazer parte desta nobre galeria de rotarianos barbalhenses ,como fundador deste clube aumentando ainda mais a minha responsabilidade perante esta instituição.

Meu muito obrigado



SINTESE DA BIOGRAFIA DO DR. JOÃO CORREIA SARAIVA

Nascido em 19 de novembro de 1948, João Correia Saraiva é natural de Barbalha, mas um confesso apaixonado pela cidade do Crato, onde reside atualmente, e que aprendeu a gostar logo na sua infância quando acompanhava seu pai, o senhor Vicente Batista, para vender o que era produzido na pequena propriedade da família localizada no sítio Bulandeira. É o terceiro e último filho do agricultor Vicente Batista Saraiva e da guerreira de fé inabalável, a dona Otília Correia Saraiva, ambos já falecidos. E foi por meio destes dois barbalhenses de origem simples e do campo, que o pequeno João Correia, junto com os seus irmãos Antônio Correia e José Correia Saraiva – em épocas distintas, nasceram, cresceram e se constituíram os homens respeitados, os empreendedores reconhecidos e os médicos conceituados que hoje são. Cada qual em suas respectivas áreas da medicina.

É difícil começar a falar sobre João Correia Saraiva sem citar seus irmãos Antônio Correia e José Correia. Tudo por que a história dos três filhos da dona Otília e do senhor Vicente Batista, estarão unidas para sempre, por conta de um sonho da “mamãezinha”, como eles, carinhosamente a chamavam. Sonho esse que lhes foi revelado ainda crianças. A dona Otília fez com que esse seu sonho se tornasse a sua missão de vida, um ideal que ela perseguiria a cada balaio de frutas que ela colhia e a cada animalzinho que ela criava em seus terreiros para depois vender na cidade, e assim ajudar no custeio dos estudos de seus filhos. E por conta desse esforço tiveram acesso a algumas das melhores instituições de ensino da época. Ela não via o tamanho das dificuldades daquele tempo. O que ela via a sua frente era tão somente o seu ideal, o seu sonho que passou a ser o seu projeto de vida: ver os seus três filhos se tornarem médicos. E que depois de formados trabalharem para que um dia pudessem construir um hospital; que ele fosse construído em Barbalha e a ao mesmo fosse dado o nome de Hospital Santo Antônio, em homenagem ao padroeiro de Barbalha.

E o que para muito era loucura daquela senhora determinada, hoje pode ser contemplado pelos remanescentes daquela saudosa época, por esta – e se Deus nos permitir, por muitas e muitas outras gerações.

Mas para ter chegado até aqui o Dr. João Correia trilhou caminhos árduos, percorreu por estradas bastante íngremes e superou obstáculos que para muitos seriam intransponíveis. Mas nada como ter exemplos caseiros de honestidade, seriedade, determinação e de fé naquilo que se pretende alcançar. Para acreditar, nos momentos de dúvidas; para se fortalecer, nos momentos de ligeira fraqueza e para nunca perder as esperanças naquilo que se quer alcançar.

E toda luta de seus pais durante dias, meses e anos, para que João Correia e seus irmãos tivessem acesso a uma educação de qualidade valeram à pena. João Correia, a exemplo de seus irmãos, percorreu algumas das melhores instituições de ensino da época, não pelo valor que se pagava, mas sim pela qualidade do ensino. Pois vejam: sua alfabetização foi realizada no Instituto Dom Bosco (Barbalha); todo o primário (hoje ensino fundamental 1), foi todo realizado no Colégio Senador Martiniano de Alencar (Barbalha); o ginásio (hoje ensino fundamental 2), foi no Colégio Santo Antônio (Barbalha); já o 1º e 2º do antigo científico (primeiras séries do atual ensino médio), foram feitos no Colégio Diocesano do Crato. E finalmente, o terceiro e ultimo ano de preparação do ensino médio e o que deixaria há um passo para a realização de seu sonho, foi feito no Colégio Carneiro Leão, na capital pernambucana, Recife. Onde o mesmo já começava sua ambientação naquele lugar onde ele poderia enfim realizar o seu sonho.

Nenhum ano escolar foi repetido. Suas médias escolares foram algumas das melhores, ano após ano, instituição por instituição. E todo esforço da dona Otília, do senhor Vicente, e do próprio João Correia começaram a ter resultado. Pois em 1968, o primeiro passo para a concretização de um sonho foi dado. João correia foi aprovado “de primeira” no vestibular de medicina na faculdade de medicina de Pernambuco.

E lá foram seis anos de aprendizado, conhecimentos, experiências, saudades, superações, mas também foi o lugar escolhido por Deus para a sua vitória, para a realização de seu sonho e o sonho da sua mamãezinha. E finalmente, em 1973, o sonho se realiza. E após conclui o curso de medicina e alcançar a tão sonhada formatura, João Correia logo retorna à Barbalha, para festejar com seus pais e irmãos a conquista da primeira etapa de seus sonhos.

No ano seguinte da sua formatura, 1974, Dr. João Correia dá início à outra empreitada pessoal. Segue para o Rio de Janeiro, e no conceituado Hospital Sousa Aguiar dá início à residência em oftalmologia onde, por meio de muita dedicação conseguiu sua especialização nas áreas de clínica e cirurgia oftalmológica. E no seu retorno ao cariri dá início à sua carreira tão promissora, na cidade do Crato.

E em 1º de setembro de 1979, casou-se em com a Dra. Ártemis Helena Luna Saraiva, que mais tarde viria a se formar em medicina e se especializar, também em oftalmologista. E desta união nasceram Isabel Cristina, Ana Cláudia e João filho, que foram unânimes em segui o exemplo de sucesso de seus pais e, também se formara em medicina e se especializaram em oftalmologia. Todos, embora, buscassem seguir o exemplo de seus pais, têm demonstrado visão própria e moderna. Recentemente o Cariri, especialmente a Barbalha, se envaideceu por ter sido por meio da Dra. Ana Cláudia, filha do barbalhense João Correia, o primeiro transplante de córnea pelo Sistema Único de Saúde – SUS, no município.

A partir com crescimento significativo da clientela e da chegada de seus filhos o moderno Centro de Oftalmologia do Cariri (CENOC) localizado na cidade do Crato passou a ficar pequeno para tantos talentos e, hoje, passou a ser uma rede de clínicas, sendo outra na cidade do Juazeiro do Norte (o Instituto de Olhos do Cariri – IOC) e a terceira em Barbalha (Instituto de Olhos de Barbalha – IOB).

O atendimento, pessoal e profissional, se tornou uma marca registrada em suas clínicas, que o fez se tornar um dos mais respeitados oftalmologistas do interior do nordeste brasileiro, tendo sido, inclusive, convidado de honra de um Congresso Brasileiros de Oftalmologia realizado recentemente na capital nacional, Brasília.

O prazer pelo conhecimento, pelo moderno, pelo novo se tornou uma rotina do Dr. João correia, e que, portanto, o fez construir um currículo invejável. A saber:

· Especialista Titular pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Associação Médica Brasileira – AMB;

· Especialista em Administração de Empresas (pela Universidade Regional do Cariri – URCA);

· Especialista em Medicina do Trabalho (pela Faculdade Estácio de Sá );

· É Mestre em Saúde Pública (pela Universidade Estadual do Ceará – UECE);

Realizou ainda os importantes cursos de:

· Curso de Infecção Hospitalar (Universidade de Ribeirão Preto – UNAEP);

· Curso de Administração Hospitalar (pela Universidade de São Paulo – USP);

Quanto a sua vida rotária tudo começou em 1976, por meio do Rotary club do Crato, como sócio fundador e registrado no Rotary internacional sob nº 32.975. Lá já ocupou as presidências das cinco comissões de serviços do clube; em 1980/1981 foi vice presidente e ocupou a presidência do clube no período de 1982-1983. Deixou como marco de sua administração a conclusão da sede própria do clube. É o atual presidente da fundação José Horácio pequeno, e foi co-fundador do Rotary club de Barbalha.




A partir da esquerda: João Correia Saraiva e esposa Artemis Helena Luna Saraiva - Marta Régia Frutuoso Alencar – Orientadora Setorial de Damas da Casa da Amizade - Antônio Damião – Vice-presidente - Isaucy Lopes dos Santos – Presidente do Rotary Club de Barbalha - João Teixeira de Luna – Secretário do Clube - Fernando Leite – Presidente do Rotary Club de Crato representando os demais presidentes dos clubes rotários do Cariri - Maria Soares Filgueira – Presidente da Casa da Amizade de Barbalha - Dra. Alexandra Lacerda Batista Brito - Juiza da Comarca de Jardim – CE - João Batista da Silva –Governador Assistente representando o Governador do Distrito 4490













Dr. João Correia Saraiva descerrou sua foto na galeria dos ex-presidentes do clube rotário barbalhense na categoria de Patrono daquele clube ao lado do ex-governador Dr. Jéferson Albuquerque.


Dr. João Correia Saraiva descerrou sua foto na galeria dos ex-presidentes do clube rotário barbalhense na categoria de Patrono daquele clube ao lado do ex-governador Dr. Jéferson Albuquerque.


Descerramento da foto dos rotarianos fundadores do Ratary de Barbalha - ano 1984.



Dr. Audir de Araújo Paiva e sua esposa, Irani Ulisses Paiva - Rotary Club de Crato








A partir da esquerda: a Professora Marta Régia, Dra, Artemis, Dr. João Correia e o Dr. Welligston Lins de Alencar - todos pertecentes ao Rotary club de Crato.




Foto acima a partir da esquerda: a Rosilda Bezerra Presidente da Casa da Amizade de Crato, Professora Marta Régia, Dra, Artemis, Dr. João Correia, Dr. Welligston Lins de Alencar e Fernando Leite de Lacerda Presidente do Rotary Club de Crato - todos pertecentes ao Rotary club de Crato.


A partir da esquerda: Dr. Aglézio de Brito, Dra Artemís Luna Saraiva, Dr. João Correia Saraiva, Dr. Luiz Wellington Brandão, Dra. Iana Brandão e a empresária Leomar Borges


A partir da esquerda: Audir de Araújo Paiva e sua esposa Irani Ulisses Paiva, Dra. Artemis e seu esposo João Correia Saraiva

A partir da esquerda: Dr. Iran Rodrigues, Dra. Artemis e o esposo, Dr. João Correia Saraiva; e a Dra. Marta Otoni Marinheiro Rodrigues

Na Gaita é o rotariano João Batista da Silva do Rotary Club de Crato

Um comentário: