sábado, 5 de dezembro de 2009

O nosso desprendimento vai fazer a diferença

PALAVRA DA CASA DA AMIZADE DE CRATO



“Somos o que fazemos, mas somos principalmente, o que fazemos para mudar o que somos” (Frase de Ednardo Galeno). Nós seres humanos vivemos em constante mudança e temos uma grande capacidade de nos adaptar às mudanças. Assim nascemos, assim somos. É da nossa natureza humana.

O Rotary é esta entidade que todos nós amamos e acreditamos. Há mais de 100 anos Paul Harris descobriu que poderíamos viver praticando o ideal de servir. Assim como ele, pensamos nós e mais de um milhão e duzentas mil pessoas no mundo inteiro, que se sentiram chamados para essa missão cada vez mais difícil: "Dar de si sem pensar em si". O Rotary Club de Crato, o nosso Rotary, e a nossa Casa da Amizade ainda acreditam que quando queremos sempre vai ser possível realizarmos.

É por isso que Regina e eu, que hoje, assumimos a missão de conduzir os destinos destas entidades, aceitamos este chamando e confiando em cada um dos companheiros, estamos aqui. É fácil e cômodo participar sem dar uma ajuda efetiva. Melhor é ficar de fora, olhando as coisas acontecerem, mas na história do Rotary Club de Crato não cabe este capítulo. Nossos antepassados sempre tiveram orgulho de ser reconhecidos como rotarianos, por suas ações em beneficio da comunidade e pelas memoráveis campanhas em defesa da Região Sul do Estado do Ceará, conhecida por “Cariri Cearense”. Mas isto só se faz com trabalho e a determinação de servir.

No próximo período rotário, julho de 2010 a julho de 2011 – aqui estarão os companheiros João Batista da Silva e sua esposa Maria do Socorro Brito. Em 2012 aqui estarão outros companheiros, eles precisarão da ajuda de todos nós. Não nos esqueçamos: O Rotary somos nós. A nós cabe defender que somos uma associação de profissionais unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, cada um na sua profissão, fomentando um elevado padrão de ética, ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Refletindo sobre isso é que conclamo a todos os companheiros e companheiras do Rotary e da Casa da Amizade a nos unir em torno desse ideal. Especialmente nós da Casa da Amizade, esposas de rotarianos que somos, mesmo reconhecendo a nossa condição de humanos, precisamos acreditar e nos predispormos a ajudar aos dirigentes destas entidades. Participando sempre das reuniões, ajudando com sugestões, evitando críticas e comentários que não constroem. Individualidades, semelhanças, interesses, simpatias, limitações, tudo isso são coisas inerentes a cada ser humano, e que precisamos aprender a respeitar e compreender. Afinal enquanto aqui estivermos vamos estar juntos, ao redor dos ideais de Rotary.

Neste Domingo dia 6 de novembro de 2009, Deus estará nos dando a chance e a oportunidade de mostrarmos porque estamos aqui. Vamos realizar a nossa Ação Rotária para a comunidade da Fazenda Malhada, Distrito de Ponta da Serra, município de Crato. Lembramos de quantas pessoas vão estar lá acreditando que nós poderemos fazer alguma coisa por elas. E nós poderemos sim, se quisermos fazer. A nossa união vai fazer a força. O nosso desprendimento vai fazer a diferença. E tudo pode acontecer se assim fizermos por amor. Amor é bem maior, o mandamento maior que Cristo nos deixou.
Rosemary Herculano de Carvalho – Presidente da Casa da Amizade de Crato.

Centro Cultural BNB Cariri – Programação Diária


Dia 05 de dezembro, sábado

Atividades Infantis - CRIANÇA E ARTE

- 14h Bibliotequinha Virtual.

Instrutor: Gilvan de Sousa

O objetivo é despertar o interesse das crianças pela internet, mediante a realização de atividades educativas e jogos. 240min.

- 14h e 16h Teatro Infantil: João e o Pé de Feijão.

Adaptação, direção e manipulação: Marco Augusto

Adaptação do conto popular de origem inglesa conhecido universalmente. A montagem nos conta a saga de João, um menino movido pela curiosidade, fantasia e astúcia, que vence o gigante e acaba coma fome e a aridez do lugar onde mora, mudando o seu destino e o de sua família. Classificação Indicativa: Livre. 50min.

- 15h30 Contação de Histórias: Uma História puxa Outra.

Com Bete Pacheco (Juazeiro do Norte-CE)

Contar histórias é uma arte antiga, passada de geração a geração. Ouvindo histórias, desenvolvemos o gosto pela leitura, ampliamos nosso vocabulário e educamos nossa atenção, estimulando nossa imaginação de forma bem divertida. 60min.

- 17h Sessão Curumim: As Aventuras de Azur e Asmar.

Os meninos Azur e Asmar foram criados juntos pela mesma mulher, Jenane. Eles cresceram como se fossem irmãos, até serem separados. Amar cresceu ouvindo as histórias da mãe sobre a lendária Fada dos Djins e, quando se torna adulto, decide partir à sua procura, contando com a ajuda do andarilho Crapoux. É quando Azur e Asmar se reencontram, agora não mais como irmãos, mas como rivais na busca da Fada. Animação. Cor. Dublado. Livre. 2006. 109min.

Local: CCBNB Cariri (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte)

Música - ARTE RETIRANTE

- 19h Calé Alencar: SambaZiloas. 60min.

Cantor, compositor e produtor musical, Calé Alencar tem mostrado seu talento, seguindo uma trajetória de reconhecida importância para o cenário da música cearense. O espetáculo musical SambaZiloas apresenta o itinerário do artista no ambiente carnavalesco, além de incluir canções inéditas e obras referenciais enfatizando loas compostas para os maracatus fortalezenses e a diversidade rítmica do samba. 60min.

Local: Teatro Violeta Arraes (Nova Olinda – CE)

Fonte: CCBNB