sábado, 27 de agosto de 2011

O Rotary e o desenvolvimento de seu quadro associativo

Seminário motiva rotarianos do Ceará

Fonte: http://www.rotary4490.com.br

Realizou-se, em Fortaleza, das 9 às 14 horas e 30 minutos do dia 13 de agosto, o Seminário sobre o Desenvolvimento do Quadro Associativo que, como recomenda o Rotary International, tem por escopo discutir temas focados no crescimento da organização.

O evento, destinado aos rotarianos cearenses, aconteceu no Auditório do Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa e teve como convocador o instrutor distrital para o Ceará EGD Gamaliel Noronha (foto). A Governadora Assistente Regina Vilar, do Rotary Club de Crato, funcionou como supervisora e o companheiro Marconi Pessoa como diretor de protocolo.


A sessão de abertura foi presidida pelo governador do Distrito 4490 Francisco Alves do Nascimento, que se fazia acompanhar de sua esposa Eurídice, destacando-se, também, as presenças do governador eleito 2012-2013 Pedro Ivo e sua esposa Concita, EGD Júlio Lóssio e o governador indicado 2013-2014 Dejarino Costa dos Santos Filho. O EGD Érico Romero Pessoa também prestigiou o encontro.


Inicialmente, o EGD Gamaliel Noronha discorreu sobre o propósito e formato do Seminário quando destacou o objetivo de tornar o evento o mais eclético e dinâmico possível, com um número maior de expositores. “A idéia é dividir as tarefas para multiplicar os resultados”, afirmou Gamaliel Noronha.




Depois, foi a vez do EGD Júlio Lóssio, do RC de Fortaleza-Meireles e coordenador assistente do Rotary para a Zona 22-B, assumir o painel “Um Rotary mais verde com clubes eficazes”.
“Como angariar novos sócios” foi o painel seguinte, escrito pelo EGD James Kelson Clark Nunes (Jimmy), do RC de Fortaleza-Oeste, ausente por motivo de viagem a serviço (São Paulo), que outorgou a apresentação do seu trabalho ao governador indicado Dejarino Costa dos Santos Filho, do RC de Maranguape.

O último painel – “Realidade do Distrito” – abordou cinco temas relevantes: “A força da mulher”, pela companheira Samia Militão, do RC de Fortaleza-Praia e presidente da Casa da Amizade de Fortaleza; “Um novo clube rotário”, pelo companheiro Seridião Correia Montenegro, do RC de Fortaleza-Dunas; “Uma experiência de sucesso”, pelo companheiro GA José Valdo Silva, do RC de Fortaleza-Centenário; “Por que ser rotariano?”, pelo companheiro Alderi Sousa, presidente do RC de Fortaleza-Benfica; e “Ações modernas na expansão do quadro social”, pelo companheiro GA Francisco Militão, do RC de Fortaleza-Praia.


Seguiu-se, então, a Mesa de Debates que, mesmo com o avançado da hora, foi bastante participativa e producente.
Encerrando o encontro, o EGD Gamaliel Noronha agradeceu a presença de vinte seis concludentes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva), convidados do companheiro professor Rômulo da Hora, bem como destacou a frequência de oitenta e oito rotarianos, oriundos de 17 clubes da Grande Fortaleza (apenas três não se fizeram representar), dois do interior (RCs de Quixadá e Crato) e mais dois do Piauí e Maranhão (respectivamente, RCs de Teresina-Sul e São Luis-Praia Grande). Na oportunidade, convocou os presentes para o Seminário da Fundação Rotária a realizar-se, naquele mesmo local, em 19 de novembro próximo, cognominado “Seminário Governador Agerson Tabosa”, numa homenagem ao ilustre rotariano, recentemente falecido.

Serviço: O material ilustrativo das palestras pode ser acessado no site do Distrito 4490 (www.rotary4490.com.br).

Avaliação do SDQA

Companheiro Gamaliel Noronha,
O SDQA, sem favor algum, foi o melhor, mais atraente, menos cansativo, didático e proveitoso de quantos já assisti em meus 33 anos de vida Rotária.
Meus parabéns por mais um feito espetacular de sua mente privilegiada, que brinda aos seus amigos com elaborações da melhor qualidade.
Meu melhor abraço ,
Álvaro Lima (RC de Fortaleza-Sul)
Governador Gamaliel,
Recebi elogios ao seu moderno e democrático seminário. Mario Teles, do Rotary Praia, afirma que foi o melhor dos últimos tempos. Eu também digo o mesmo.
Francisco Militão (RC de Fortaleza-Sul)

Diletos governadores e instrutor distrital,
Há muitos anos não via um Seminário do Desenvolvimento do Quadro Social como vi neste fim de semana.
A estratégia dinâmica desenvolvida pelo instrutor distrital foi magnífica.
Ninguém ficou fadigado, muito menos disperso no evento, haja vista os temas e os palestrantes.
Destaco o brilhantismo do EGD Júlio Lóssio, sempre se superando, assim como a brilhante exposição da presidente da Casa da Amizade, Sâmia Militão.
Nesta oportunidade parabenizo o EGD Gamaliel e a companheira Regina Vilar, que, aliás, tem se revelado com imensa abnegação aos projetos do Distrito.
Dejarino Santos Filho, Governador Indicado (RC de Maranguape)

Caro companheiro Gamaliel,
Você é uma potência da comunicação. Quando eu crescer, quero falar tão bem como o companheiro!
Alexandre Brandão (RC de Fortaleza-Meireles)

Eu também o parabenizo, Gamaliel. Foi um excelente Seminário.
Guaraciaba Melo (RC de Fortaleza-Meireles)















Conselho Diretor do RC Crato esteve reunido no último dia 25/08

A reunião, como de praxe, foi realizada na residência do hospitaleiro casal Francisco Fernandes e Fátima, com a participação de grande número de rotarianos. Neste dia, também foi comemorado mais um aniversário natalício de Fernandes.

Abrindo a reunião, o companheiro Hairton Carvalho proferiu a Oração Rotária, pedindo a interferência divina para que o Rotary Club do Crato se mantenha na trilha correta do bem servir ao próximo. Também, lembrou do transcurso do natalício do companheiro Fernandes, fazendo voto de que a graça de Deus continue sempre a protegê-lo e engrandecer sua existência.

Depois, o presidente Fernando Leite de Lacerda conduziu o planejamento das atividades do mês entrante, a saber:

Dia 01/09: Reunião cancelada por conta do feriado municipal do Dia de Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Crato;

Dia 08/09: Visita do governador distrital e sessão solene em homenagem aos 70 anos de instalação da agência do Banco do Brasil de Crato;
Dia 15/09: Palestra do prefeito do Crato, Samuel Araripe, sobre o futuro do Parque de Exposições do Crato e sua gestão frente ao governo municipal;

Dia 22/09: Palestra do Pastor Roque Albuquerque sobre o Seminário Batista e sessão solene em homenagem aos 60 anos da Rádio Araripe do Crato;

Dia 29/09: Palestra da médica acupunturista Ísis Coelho sobre esta milenar terapia.

Em continuidade, o companheiro Rubens Almino fez o sorteio mensal de mais um Título Companheiro Paul Harris, sendo agraciado o companheiro Antonio José Albuquerque, que, abrindo mão da honraria, a concedeu ao companheiro anfitrião e aniversariante Fernandes.

Dando prosseguimento, o companheiro-presidente Fernando Lacerda colocou em discussão a necessidade urgente de se indicar nomes para a eleição do próximo presidente do clube, para a gestão 2012-2013. Inicialmente, foram ventilados os nomes dos companheiros Itiberê Fontenele e Leomar Borges. Neste sentido, o companheiro Itiberê solicitou que sua indicação ficasse para um outro momento, visto compromisso profissionais já assumidos para os próximos dois anos. Sendo assim, a indicação de Leomar Borges, como candidatura única, foi defendida por vários companheiros. Por sua vez, a companheira Leomar revelou de sua satisfação em ser indicada para o cargo, mas que antes de aceitar, precisaria ponderar algumas questões, como a eleição para a presidência da Casa da Amizade, visto ser esta entidade a principal parceira do Rotary Club do Crato na sua gestão administrativa.

Após, as costumeiras palavras de todos os presentes, a reunião foi encerrada com o pronunciamento do companheiro que anfitrionou o encontro, e que, ao final, convidou a todos para o jantar e momento de companheirismo.