domingo, 12 de novembro de 2017

Qual a diferencia de Instrução e Informação Rotária?


A Instrução Rotária é comum nas reuniões administrativas, às vezes apenas uma informação, mas qual a diferença entre Instrução Rotária e Informação Rotária... para sabermos a resposta, vamos conceituar o que é?
O QUE É INSTRUÇÃO ROTÁRIA?
Instrução Rotária é aula de orientação que se dá aos novos sócios, procurando integra-los a curto prazo na técnica rotária, possibilitando-lhes uma aprendizagem rápida, ainda que superficial, como funcionam os Rotary Clubes que formam o Rotary International. Tal instrução deve ser baseada nos estatutos e regimento interno do Rotary International, do próprio Clube, bem como no Manual de Procedimento em vigor.
O interesse do sócio pelo Rotary cresce à medida que ele compreende o seu funcionamento, pois em verdade não se ama aquilo que não se conhece. A inércia, o desinteresse e a deserção de muitos sócios são decorrentes mais do desconhecimento do que seja realmente a nossa instituição, do que da falta de vontade para a ação.
O QUE É INFORMAÇÃO ROTÁRIA?
Informação é a maneira em forma de notícia, com texto curto e rápido para manter os sócios do clube, antigos e novos, bem informados sobre os mais relevantes assuntos rotários, sobre as promoções dos Rotary Clubes de todo o mundo, as resoluções das convenções, dos Conselhos de Legislação e do Conselho Diretor do Rotary International, os feitos da Fundação Rotária, as decisões da Governadoria e do próprio Conselho Diretor do Clube, enfim, tudo o que possa contribuir para que os sócios sejam rotários bem informados.
A Informação Rotária constitui-se da transmissão de conhecimentos adquiridos através da experiência rotária, da participação em eventos Rotários, da leitura de noticias publicadas na revista Brasil Rotário e outras publicações do gênero, além da carta mensal do Governador, Metas da Governadoria, Boletins Impressos e boletins de outros clubes.
Audir de Araújo Paiva Rotary Club do Crato Ceará