sábado, 11 de fevereiro de 2017

Compreensão Mundial foi tema de palestra em Rotary Club de Crato

Por *João Batista da Silva

João Batista da Silva
O Rotariano e ex-presidente do clube João Batista da Silva proferiu brilhante palestra em plenária do Rotary Club de Crato, realizada no dia 9 de fevereiro de 2017, com o tema "Compreensão Mundial". Ao final foi bastante aplaudido e recebeu o certificado de honra ao mérito, outorgado pelo Rotary Club de Crato. 

Baseado no calendário rotário, que designa vários meses e semanas para se homenagear os principais programas do Rotary Internacional o mês de fevereiro foi escolhido, como o mês da compreensão mundial também neste mês, se celebra o aniversário da primeira reunião de Rotary Club, realizada no dia 23 de fevereiro de 1905, sendo instituído como o dia da paz e compreensão mundial.

O conselho diretor do Rotary internacional, solicita que durante o mês da compreensão mundial, todos os Rotary Club's organizem programas para serem apresentados durante as reuniões semanais, objetivando a implementação de atividades especiais, com a finalidade de enfatizar a “compreensão e a boa vontade como elementos essenciais para o alcance da paz mundial”. Fevereiro é um bom mês para iniciar um Intercâmbio da Amizade, ou incentivar o apoio aos programas da Fundação Rotária.

O Mês de Compreensão Mundial oferece uma ótima oportunidade, para que os clubes promovam a continua luta do Rotary pelo alcance da boa vontade, pela paz e compreensão entre os povos. Existe um programa de serviços á comunidade mundial (SCM), cujo programa possibilita que um clube ou distrito preste assistência humanitária a projeto de clube localizado em outro pais. A iniciativa geralmente beneficia a uma comunidade de um pais em desenvolvimento, onde o projeto ajudaria a melhorar a qualidade de vida local. O objetivo final de um projeto de Serviços á Comunidade Mundial (SCM) é instalar a boa vontade e compreensão entre os povos.

Clubes que necessitam de assistência, ou que estejam a procura de um projeto humanitário, para ajudar a sua implementação, podem consultar a relação dos projetos de Serviços a comunidade Mundial (SCM). Assim, a troca de informação fornece uma maneira prática de ligar os recursos as necessidades e ao mesmo tempo erigir pontes de amizade.
 
João Batista recebe  o certificado de Honra ao Mérito pela palestra
Compreensão Mundial, proferida no Rotary Club do Crato.
No ano de 1999,a Fundação Rotária lançou os Centros Rotary de Estudos Internacionais na área de paz e resolução de conflitos, em parceria com sete universidades internacionais de renome para oferecer oportunidades educacionais para bolsistas, selecionados entre os candidatos de diversos países e culturas, para cursar mestrado e 2 anos de duração, ou programa com direito a certificado na área de paz, resolução de conflitos e relações internacionais; anualmente são selecionados 70 candidatos par estes cursos. Cada distrito pode inscrever um candidato por ano para concorrer a bolsa. A primeira turma de Bolsista Rotary pela Paz Mundial, iniciou os estudos em 2002/2003.Estes bolsistas obterão experiência e pratica de resolução de conflitos, que poderá ser utilizado em suas carreiras. A primeira turma destes bolsistas se formou em 2004 e já está contribuindo significativamente para a comunidade mundial das seguintes maneiras: trabalhando para agências internacionais, como as nações unidas, para o governo como diplomatas, comissários de relações exteriores, etc.
Filosofando o rotarismo, é através do servir que se encontra a paz interior, e através desta, se dará o primeiro passo para se conseguir a paz mundial. A conquista da paz, é um caminho muito difícil, porque o seu objetivo é combater a violência, a incompreensão e a guerra. “ O caminho para a guerra é uma estrada bem pavimentada, e o caminho para a paz é ainda um deserto (Paul Harris).
O que adianta a paz depois da guerra, onde muitas vidas já foram ceifadas? Todos os povos de todas as nações, almejam a paz no mundo, porém nós rotarianos precisamos conquistar a paz mundial, através da compreensão entre os povos. Para que esta paz aconteça, precisamos combater a violência, não a violência das guerras, mas daqueles  que não tem moradia digna, combater a violência de um salario de fome resultado da má distribuição de renda etc. Devemos conquistar a paz através do servir ,do amor ao próximo.
O caminho da paz, há de ser o caminho da liberdade, da compreensão, da amizade e do amor ao próximo, como disse. Devemos fazer a guerra sim, mas contra a corrupção, que elimina os princípios morais do homem; fazer guerra sim, contra o ódio, contra a incompreensão, contra a miséria, contra a fome, etc.
 Não se alcança a paz, se não houver o comprometimento com os ideais democráticos, buscando a harmonia entre os povos. Como disse o poeta: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Na realidade o que amanhã nos espera não sabemos nem para onde vamos. Por isso, devemos nos prepara para romper as barreiras do egoísmo, da intolerância e da inveja, construindo pontes da amizade e da compreensão.
Como rotarianos, o que podemos fazer para atingirmos a paz e a compreensão mundial, que é um dos principais objetivos do Rotary?
Como disse no início da minha fala, uma série de realizações são necessária para se chegar a paz e compreensão mundial. Procurarei citar alguns seguimentos e realizações mais importantes para se chegar aos objetivos citados.
1º REPRESENTATIVIDADE: muitas lideranças da comunidade precisam estar representadas nos Clubes de Rotary. Este é um fator que atrai ou motiva novos sócios para o Clube. Quantas lideranças com classificações importantes estão lá fora esperando uma oportunidade para ajudar a sua comunidade?
2º DIVULGAÇÃO: Sem medo de errar, temos certeza que muitos clubes realizam atividades importantes e até mesmo projetos, sem a bendita e competente divulgação. Ainda existe no Crato um Humberto Cabral, que vez por outra, quando tem oportunidade, divulga alguns feitos realizados pelo Rotary no passado: como a vinda da energia de Paulo Afonso para o Cariri, Banco do Brasil, instalação do Colégio Agrícola, etc. Se não divulgamos ou não mostramos o que faz o Rotary, como atrairemos novos sócios?
3º CONHECIMENTO: ” Ninguém ama o que não conhece”, diz o adágio popular. Precisamos muito de orientação e informação rotárias, principalmente  os Companheiros novos, que estão entrando no clube.
É através da instruções e informações rotárias que iremos conhecer a história e a importância do nosso clube, como também, a história e as realizações do Rotary Internacional.
4º RECONHECIMENTO: Um companheiro sadio e forte é fundamental para o fortalecimento do clube. É muito importante a reunião de companheirismo na casa dos associados. Praticamente já fazemos reuniões de companheirismo em casa de sócios, através das reuniões do Conselho Diretor. Contudo, comemorações de aniversários, passeios planejados, etc. ajudam a fortalecer o clube.
5º CONTINUIDADE: As realizações, os projetos de um clube, não devem sofrer soluções de continuidade. Todas as realizações positivas são um referencial para a comunidade e um fortalecimento para o quadro associativo. (História)
6º COMPREENSÃO E PAZ: Na segunda metade do século XX, o Rotary focou seu trabalho na disseminação da harmonia internacional. Para isso, o Rotary Internacional e a Fundação Rotária estabeleceram uma série de programas que colocaram nossa organização na vanguarda dos movimentos de paz entre os povos. Programas como Serviços a Comunidade Mundial, Intercâmbio Internacional de Jovens, Bolsas Educacionais, Intercâmbio de Grupos de Estudos e Subsídios Equivalentes, que envolvem a participação de pessoas de diferentes culturas e nacionalidades, que certamente criam um vinculo de compreensão e paz entre essas pessoas.
*João Batista da Silva – É sócio representativo e ex-presidente do Rotary Club de Crato.