sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Família Rotária Festeja Nascimento de Jesus!

Quinta feira, dia 20 de dezembro de 2012, o Rotary Club de Crato, sob a presidência de Antônio José Albuquerque em parceria com a Casa da Amizade, sob a presidência de Marta Régia, em plenária festiva reuniu a família rotária e seus convidados, para comemorarem  nascimento de Jesus Cristo.

Na ocasião o Dr. José Valentim Dantas, Secretário de Educação do Município, foi homenageado com uma placa de “Honra ao Mérito” pelos relevantes serviços prestados a comunidade, especialmente a Escola Rotary do Bairro Lameiro, instituição de Ensino Fundamental, mantida pelo Rotary Club de Crato em parceria com o município. 


Registro fotográfico: Rotarinao Audir Paiva. Acesse o link abaixo e visualize mais fotos do evento




Plenária do Rotary Club de Crato para comemorar o Natal 


Presépio simbolizando o nascimento de Jesus



A festa de Natal é universal, abrangente e calorosa, que envolve a todos. É a maior festa da cristandade. Não há quem consiga ignorar a data que é lembrada nos simbolismos: neve, Papai Noel trenós, renas,  estrelinhas, o presépio, ou luzes coloridas. O Natal é tempo de nascimento, conversão, tempo de alegria; comemoração para marcar a celebração da vida, que é o autêntico sentido da festa.

Para relembrar esse acontecimento que dividiu as eras em a.C. e d.C. a seguir um resumo do que diz os historiadores sobre esse fato.

O verdadeiro significado do Natal vem se perdendo. O principal foco tem sido cada vez mais a preocupação com o presente, a ceia, a decoração e os convidados. Mas esquece-se que a festa é para Ele, Jesus Cristo, o aniversariante. Será que Ele está presente nesta festa. Não é preciso convidá-lo, mas é necessário lembrar-se Dele.

As comemorações festivas do ciclo natalino vêm da distante Idade Média, quando a Igreja Católica introduziu o Natal em substituição a uma festa mais antiga que existia no Império Romano. A data para o nascimento de Jesus Cristo conhecida pelos primeiros cristãos foi fixada pelo Papa Júlio 1º, que governou a Igreja nos anos 337-352 d.C. Pouco a pouco o sentido cristão modelou e reinterpretou o Natal na forma e intenção. O ciclo natalino inicia-se na véspera do Natal, 24 de dezembro, e vai até o dia de Reis, 6 de janeiro.

Conta a Bíblia que um anjo anunciou para Maria que ela daria a luz a Jesus, o filho de Deus. Na véspera do nascimento, o casal viajou de Nazaré para Belém, chegando na noite de Natal. Como não encontraram lugar para dormir, eles tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e ovelhas, Jesus nasceu e foi enrolado com panos e deitado em uma manjedoura. Pastores que estavam próximos com seus rebanhos foram avisados por um anjo e visitaram o bebê. Três reis magos: Belchior, Baltazar e Gaspar que viajavam há dias seguindo a estrela guia, igualmente encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: ouro, mirra e incenso. No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o filho de Deus.

“Naqueles dias, o Imperador Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento em todo o império. Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. José era da família e descendência de Davi. Subiu da cidade de Nazaré na Galiléia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estava em Belém, se completaram os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa.

Naquela região havia pastores, que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho. Um anjo do Senhor apareceu aos pastores; a glória do Senhor os envolveu em uma luz e eles ficaram com muito medo. Mas o anjo disse aos pastores: “Não tenham medo! Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal: vocês encontrarão um recém-nascido, envolto em faixas e deitado na manjedoura. De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão de anjos. Cantava louvores a Deus, dizendo: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados” (Lucas 2,1-14), Palavra da Salvação.