quinta-feira, 4 de março de 2010

Falece a professora Maria Sarah Esmeraldo Cabral


Faleceu em Crato, no início da tarde de hoje, a professora Maria Sarah Esmeraldo Cabral, uma das mais entusiastas defensoras do ensino superior regional. Sarah Cabral foi conselheira do Conselho Estadual de Educação do Estado do Ceará, professora do curso de Pedagogia e pró-reitora de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA e diretora-superintendente da Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri. Sempre esteve à frente de movimentos e campanhas que visavam o desenvolvimento do município do Crato e do Cariri, a exemplo da criação da URCA, da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe e da Faculdade Católica do Cariri. Em 2004, a URCA concedeu à professora Sarah Cabral o título de professor emérito em distinção, no exercício da atividade acadêmica, pelos seus relevantes serviços à URCA.

O velório da professora Sara Cabral está acontecendo na sua residência, na rua Dom Quintino, 758, em Crato. O horário do sepultamento, segundo o jornalista Huberto Cabral, irmão da falecida, ainda está sendo decidido pelos familiares.

Lamentamos profundamente esta irreparável perda e desejamos à família enlutada pesarosos sentimentos de condolências.

Abertura do IV Festival BNB das Artes Cênicas abrange 18 espetáculos gratuitos em três cidades


A abertura do IV Festival BNB das Artes Cênicas abrange a realização de um total de 18 espetáculos gratuitos em três cidades (nove espetáculos em Fortaleza; quatro em Juazeiro do Norte, no Cariri, região sul do Ceará; e cinco em Sousa, no alto sertão paraibano), no próximo sábado, 6, no período de 09h30 às 21h30.

Em Juazeiro do Norte, a programação começa às 15 horas do sábado, 6, com a Mostra Infantil, trazendo o espetáculo "Histórias para ouvidos pequenos", apresentado pelo contador de histórias Zé Bocca, de Votorantim (SP). O artista apresenta contos tradicionais brasileiros repletos de brincadeiras, trava-línguas e mistérios, colhidos carinhosamente em seu vasto mundo da contação de histórias. Utilizando-se de objetos em cena, ele faz com que a imaginação aconteça através desse encontro com o universo infantil. Às 16h30, as professoras Gildenária Soares e Aparecida de Moura, de Sousa (PB), ministram a oficina "Artelhaços", com a temática do palhaço.

A partir das 18 horas, na Praça Padre Cícero, acontece a Mostra de Teatro de Rua, com a apresentação do espetáculo "Circo do Sopé", pelo Circo-Escola Alegria, da Sociedade Cariri das Artes, do Crato (CE). O Circo do Sopé é a expressão do mundo alegre e multicolorido do circo, representado num precioso espetáculo de variedades, onde se destacam elementos simbólicos tradicionais como as artimanhas de palhaços equilibristas, os números aéreos em lira e tecido, além da destreza performática com malabares de fogo.

A Mostra prossegue às 19 horas com "A vingança do Finado Joaquim", da Cia. Anjos da Alegria, também do Crato (CE). O espetáculo narra a estória do Finado Joaquim, um velho fazendeiro muito rico e já falecido há muitos anos, que deixou uma botija cheia de ouro escondida para que ninguém pudesse pegá-la, pois se alguém mexesse em sua botija ele iria amaldiçoar. Foi o que aconteceu com a Rosinha, que com o intuito de ficar rica e famosa, conseguiu pôr as mãos nessa botija e foi amaldiçoada pelo Finado Joaquim, que lhe jogou uma praga de passar o resto da vida com disenteria. Rosinha, não aguentando mais a terrível dor de barriga, procura a Dona Maricota, uma curandeira que tenta desfazer o catimbó do finado. Direção: Flávio Rocha.
Fonte: Centro Cultural Banco do Nordeste