sábado, 11 de fevereiro de 2012

Confirmado a cidade São Paulo como sede da Convenção Mundial do Rotary Club International em 2015



Sexta-feira (10/2), o prefeito de São Paulo e o presidente da São Paulo Turismo e também secretário-adjunto de Comunicação, anunciaram que a Convenção Mundial do Rotary Club International será realizada na capital paulista em 2015. São Paulo concorreu na etapa final com outras cidades importantes, como Houston e Phoenix (EUA), e ganhou por unanimidade, com 13 votos.


“Essa convenção é mais uma oportunidade que temos para dar visibilidade, não à nossa cidade, mas também ao nosso estado e ao nosso país. Poucos eventos reúnem no mundo um número tão grande de pessoas qualificadas, com espírito público, por isso é muito positivo recebê-los aqui. Essa é a razão do empenho da cidade de São Paulo, do compromisso com o Rotary Internacional, de dar toda a retaguarda caso a cidade fosse escolhida e agora caberá à Prefeitura dar todo o apoio necessário para que seja realizado um grande evento”, afirmou o prefeito.

O evento é um dos maiores em número de participantes, já que são esperadas 40 mil pessoas, entre os registrados pela International Congress & Convention Association (Icca). Hoje a metrópole paulista já lidera nas Américas o ranking de realização de eventos internacionais, segundo a entidade.

“Trabalhamos desde 2005 para trazer essa convenção à cidade. Essa é uma conquista de um esforço conjunto da Prefeitura de São Paulo, de todos os Rotarianos e da São Paulo Convention & Visitors Bureau, que acabou fechando todo o acordo com os hotéis, mostrando que cada vez mais a cidade de São Paulo é a capital dos grandes eventos”, afirmou o presidente da São Paulo Turismo.


A vitória é resultado de um esforço conjunto envolvendo o trabalho de rotarianos da Comissão Executiva Pré-Convenção da Rotary International - presidida por José Alfredo Pretoni e liderada pelo diretor da Rotary International Themistocles, A.C.Pinho - e também da Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Relações Internacionais, São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) e SPTuris com o apoio de entidades.

“Esta reunião de hoje é histórica e estamos em uma contagem regressiva. Para que isso acontecesse, houve um apoio incondicional do prefeito Kassab e de toda a sua equipe para que São Paulo fosse eleita a cidade definitiva, até por toda a estrutura que ela oferece”, lembrou José Alfredo Pretoni, presidente da Comissão para a organização da Convenção Rotary 2015.

Participaram da ação para trazer o projeto o Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SP), o Sindicato das Empresas de Transporte por Fretamento para Turismo (Transfretur) e a Embratur.

A última vez que a capital paulista sediou o encontro foi em 1981, quando recebeu nada menos que 17 mil pessoas de 94 países. Depois disso, nenhuma outra cidade da América do Sul foi palco para a convenção, que em 2015 será no Parque Anhembi, o maior centro de convenções e exposições do continente.

“Eu creio que este seja um dos momentos mais importantes da vida do rotarismo brasileiro. Desde 2005 pleiteamos uma nova convenção, o mundo evoluiu bastante e trazer esta convenção para São Paulo serve para diminuir os muitos entraves das diferentes visões do nosso país. Para dizermos, de todas as formas, que o Brasil hoje é um país desenvolvido economicamente e socialmente”, afirmou José Antônio Figueiredo Antiorio, diretor do Rotary Internacional.

No ano passado, o evento aconteceu em Los Angeles e, este ano, em Birmingham. As próximas edições acontecerão em Bangkok (2012), Lisboa (2013) e Sydney (2014).

http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=48562