segunda-feira, 29 de julho de 2013

Francisco, o sucessor de Pedro, um ilustre rotariano na Jornada Mundial da Juventude

Humildade, simplicidade e despojamento são alguns dos adjetivos que caem muito bem ao cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, o“Papa Francisco”, que assumiu a cadeira de São Pedro em 13 de março de 2013. Naquele dia, a divulgação do resultado das eleições do Conclave surpreendeu o mundo. Uma pergunta circulava no meio católico: quem é este? Adotando o nome de Francisco, primeiro Papa na Igreja com esse nome, o Sumo Pontífice mostrou que pretende conduzir a Igreja pela via do Pobre de Assis, de pobreza e caridade. Desde então, as atitudes de Francisco tem mostrado a personalidade e as características do Santo Padre. Carismático e sorridente, avesso a protocolos e formalidades, firme na Doutrina da Igreja, simples, próximo aos fiéis, o Sumo Pontífice tem conquistado a juventude da Igreja.

Na celebração eucarística de abertura de seu pontificado no dia de São José, Papa Francisco enfatizou que o poder exige uma postura de serviço. “Queria pedir, por favor, a quantos ocupam cargos de responsabilidade em âmbito econômico, político ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: sejamos ‘guardiões’ da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo!”, pediu aos chefes de Estado e representantes de governo que participaram da celebração.
Para o movimento rotário, grande e positiva também foi a surpresa ao sabermos ser o timoneiro da barca de Pedro, um ‘rotariano honorário’ do Rotary Club de Buenos Aires, desde 1999. Para todos nós rotarianos, católicos ou não, é uma honra, uma alegria e uma grande dádiva termos alguém tão receptivo, simples e carismático – e  que podemos chamar, com todo o respeito, de COMPANHEIRO, serrando fileiras no rotarismo.

O lema mundial do rotarismo tem tudo a ver com o movimento cristão e com os procedimentos deste ser humano iluminado chamado Papa Francisco: “Dar de Si Antes de Pensar em Si”.
Jorge Bergoglio nestes dias em que se encontra no Rio de Janeiro na Jornada Mundial da Juventude, emite testemunhos incontidos e inumeráveis do que vem a ser a essência do “Dar de Si Antes de Pensar em Si”. Seu simples sorriso, seus acenos em profusão, suas bênçãos como chefe máximo da igreja católica, seu trajar despojado e suas sábias palavras, ricas e fortes de significado, mostram que ali está um ser humano predestinado, voltado ao bem comum, voltado principalmente àqueles menos afortunados e especificamente aos jovens da JMJ, que não se preocupa consigo, abraçando, tocando e abençoando, enfrentando  chuva, frio e até congestionamentos com o mesmo semblante: sereno, alegre, altruísta e amigo, enfim, “Dando de Si Antes de Pensar em Si”.
Companheiro Jorge Mario Bergoglio, por favor, nos permita chamá-lo assim: és para todo o mundo, mas também para o ‘mundo rotário’,  um exemplo a ser refletido e seguido por todos, em nome da Paz, da Humanidade e de Deus.
A bênção, Companheiro (Papa) Francisco!!!

Fonte: http://www.rotary4560.org.br/site/