terça-feira, 19 de julho de 2011

Características Transformadoras do Rotariano

Por Alberto Bittencourt (foto)

O Rotary é uma reunião de pessoas. O que o torna único, diferente, são as qualidades transformadoras de seus membros. Sem distinção de língua, raça, religião, classe social, há, entre eles traços comuns de força, inteligência, competência, dedicação e integridade que lhes conferem o poder de transformar o mundo, com vistas à construção da Nova Era de paz e amor. São oito as principais qualidades transformadoras dos rotarianos:


1. Coerência
2. Foco
3. Consciência
4. Voluntarismo
5. Liderança
6. Transparência
7. Participação
8. Trabalho em equipe.

1. COERÊNCIA.

O Rotary é uma reunião de pessoas coerentes.
A coerência está no comportamento e nas atitudes do rotariano. A coerência significa não perder de vista os motivos que o trouxeram para o Rotary. Com o correr do tempo, muita gente vai se esquecendo por quê entrou no Rotary. Alguns nem mesmo se lembram para que continuam no Rotary. A coerência significa se manter fiel aos princípios e ideais rotários em todos os momentos da vida.
A coerência significa nunca se esquecer da Prova Quádrupla e aplicá-la sempre, em todas as situações.
Manter esses princípios é manter um relacionamento positivo com as pessoas. A cortesia, a educação, a palavra amiga, o trato afetivo, o acolhimento carinhoso, tudo isso faz parte da coerência rotária.
Um companheiro, qualquer que seja a idade, merece ser tratado com carinho, com amor, com afago.
Às vezes, um companheiro mais idoso pode ser até um pouco intransigente. Alguns acham que o Rotary de hoje não é igual ao Rotary de 40 anos atrás, outros dizem que já não se fabricam rotarianos como antigamente, mas é só entender que as pessoas mais idosas são naturalmente mais conservadoras. O idoso vai se sentir bem com a palavra amiga, com a atenção, com o abraço. Manter esse relacionamento cordial é manter a coerência dentro do Rotary.
A confiança, diz James Hunter, autor do livro O Monge e o Executivo, é a cola que une os relacionamentos. Você só pode adquirir confiança se conhecer, e só conhecerá se estiver presente, se frequentar reuniões, atividades e eventos rotários. Por isso, a frequência é tão importante. É a frequência que faz com que uns confiem nos outros. Somente estando presente você estará sendo coerente com os princípios e ideais rotários.
Cabe ao presidente do clube estar vigilante para não deixar prosperar, qualquer sinal de incoerência. A incoerência é a palavra agressiva, sarcástica, desagregadora. Às vezes, de uma simples discordância pode se instalar a incoerência. Os pontos de incoerência precisam ser identificados para serem de pronto corrigidos.

2. FOCO


O Rotary é uma reunião de pessoas focadas.
O rotariano mantém o foco no passado, ao se tornar guardião da história e das tradições rotárias. Ao se lembrar das razões que levaram Paul Harriis a reunir três amigos e fundar o Rotary.
O rotariano mantém o foco no presente, ao ter a consciência plena da grande obra que o Rotary executa no mundo. Ao conhecer e participar das ações de seu clube nas comunidades.
O rotariano mantém o foco no futuro, ao se fixar nas metas e objetivos do Rotary International,

3. CONSCIÊNCIA

O Rotary é uma reunião de pessoas conscientes.
A consciência, no sentido filosófico, é a percepção de que o ser faz parte de um todo, de que não é um isolado, não é um compartimentado, mas que é uno com o planeta, com a vida, com o universo, com Deus, com as pessoas que nos cercam.
Ter consciência em Rotary, é saber que se faz parte de uma grande obra, de uma grande missão. Ter a consciência rotaria, é saber-se uno com o Rotary, com os ideais e a filosofia rotaria, com a missão do Rotary.
Ter a consciência rotaria, significa dizer: Eu sou Rotary! Rotary sou eu! Porque no seu dia a dia, em todos os minutos, o verdadeiro rotariano se confunde com a grande obra.
Ter a consciência rotaria é ter a consciência de que o Rotary está mudando o mundo, está construindo a paz e a compreensão entre homens e nações.
É saber que o simples fato de comparecer a um evento do Rotary, significa estar colaborando para mudar o mundo.
O rotariano consciente conhece as metas e sonhos de seu clube. Está sintonizado com os programas e objetivos de seu presidente. Ele lê o que estiver ao seu alcance para sintonizar com os programas e objetivos do Rotary International e do seu presidente.
O rotariano consciente tem uma visão holística do Rotary. Uma visão holística é ver o Rotary no seu conjunto, na plenitude de sua obra. É conhecer Rotary em profundidade.
O rotariano consciente enxerga o Rotary no seu conjunto. Ele conhece em profundidade todo esse trabalho que o Rotary vem fazendo há mais de cem anos no mundo inteiro.

4. VOLUNTARISMO.

O Rotary é uma reunião de voluntários.
Voluntários são pessoas que se entregam de corpo e alma a uma causa superior. Os voluntários do Rotary defendem a paz, a harmonia entre homens e nações. Eles enfrentam de peito aberto as maiores dificuldades. Eles nunca desistem, eles abraçam a prestação de serviço de forma desinteressada, com o único objetivo de ajudar o próximo. Por sua livre e espontânea vontade eles querem mudar a vida das crianças, dos doentes, dos idosos, das comunidades. O rotariano voluntário tem o perfil da pessoa solidária, da pessoa que sabe viver harmonicamente em comunidade, que é líder no trabalho, na família, na escola.
Os Voluntários do Rotary muitas vezes deixam de lado seus interesses particulares para trabalhar em favor do próximo. Sacrificam horas de lazer, momentos de repouso, para trabalhar pela comunidade, pelos mais carentes. O voluntário do Rotary doa de seu dinheiro, de sua energia, de seu tempo, para aliviar o sofrimento de quem precisa, para diminuir a miséria, a exploração, a injustiça social.
O Voluntário do Rotary é um paladino do bem contra o mal. Ele está presente nos conflitos, nas catástrofes, nos desastres, nas guerras, na defesa dos mais fracos, dos desprotegidos. O Voluntário do Rotary está vencendo a guerra para eliminar da Terra o terrível vírus da paralisia infantil. Ele emprega todas as suas energias para acabar com a chaga do analfabetismo, com a ignorância funcional. Ele luta contra as drogas, contra a corrupção, contra a violência urbana, contra os acidentes de trânsito, contra as mortes por armas de fogo. O Voluntário do Rotary é um arauto da paz.
Ele faz tudo isso, sem nada cobrar. Sua única recompensa é a satisfação do dever cumprido, seu maior interesse é a alegria de lutar por um mundo melhor. Sua única arma é a do amor incondicional, da compaixão, da doação de si próprio sem olhar a quem,
Os Voluntários do Rotary não têm limites de idade, nem de sexo, nem de cor, nem de classe social. Podem ser aposentados, mas continuam trabalhando em museus, bibliotecas, sítios históricos, hospitais, escolas, em centros de recuperação. Eles trabalham na administração, nas enfermarias, nas salas de aula, com a maior seriedade, como se empregados fossem, com dedicação, com amor, cumprindo inclusive com a carga horária que se comprometeram a dar.
Nas cidades, eles colaboram com o poder público, eles cobram ações administrativas, eles orientam às comunidades no sentido de encaminhar seus pleitos, dirigir um ofício, pedir providências.
Quando necessário, o Voluntário Rotariano sabe fazer pressão contra os desmandos das autoridades, contra a corrupção, contra a inércia e a improbidade administrativa.
Por tudo isso o Voluntário Rotariano é um ser superior. Ele é recebido nos gabinetes das autoridades, dos presidentes das maiores corporações, seja para pedir uma doação, seja para cobrar uma intervenção. Ele entra sempre como vencedor, ele nunca entra como pedinte. Por isso ele fala de igual para igual. Quando ele propõe parceria em algum projeto, ele não está apenas pedindo dinheiro. Ele está propondo um investimento social. Ele tem credibilidade porque não está pedindo em causa própria, mas para uma causa nobre. Ele tem a autoridade moral de quem está ali trabalhando por um mundo melhor.

5. LIDERANÇA.

O Rotary é uma reunião de líderes.
Rotarianos foram escolhidos por suas qualidades de liderança, de profissionais, de executivos, de professores, de homens de negócios, de líderes que são nas comunidades.
A liderança é uma qualidade inata que todos trazem dentro de si. É preciso apenas desenvolve-la, praticá-la. O Rotary é o lugar onde se tem as melhores condições de se praticar a liderança. Rotarianos têm oportunidades de desenvolver a liderança em seus clubes, assumindo as funções de presidente de clube, de presidente de comissões, de líderes nas diversas funções. O rotariano pode desenvolver as suas qualidades de orador, usando a tribuna do clube. Ele tem o boletim do clube à sua disposição para desenvolver as qualidades de escritor, para colocar suas mensagens, suas opiniões. Todo rotariano é líder, porque tem condições excelentes para desenvolver essa liderança.
Para tanto, basta que ele proceda como líder, fale como líder, aja como líder. Lide com os problemas da mesma maneira que um líder tome as atitudes que um líder tomaria em qualquer situação. Viva como vive um líder, pense como pensa um líder. Enfrente a vida tal qual um líder a enfrentaria.

6. TRANSPARÊNCIA

O Rotary é uma reunião de pessoas transparentes.
Outra característica transformadora do rotariano é a transparência, seja como presidente de clube, seja na condução de um projeto. Ninguém é dono do clube, nem de projeto. Tudo em Rotary é transparente. O Rotary não é fechado, ele é antes de tudo, aberto, ele quer mostrar para a sociedade o que faz.
O presidente do Centenário de RI, Glenn Estes, disse que o Rotary não tem nada a esconder. Não tem códigos, nem senhas, nem sinais secretos, tudo em Rotary é aberto e transparente, para ser compartilhado com a humanidade.
O Rotary hoje procura se mostrar, mostrar o que faz, inclusive para aqueles que nos observam, que não são rotarianos. Coloca suas ações no rádio, na televisão, na mídia. O mais importante não é o rotariano pagar à mídia. O mais importante é o rotariano mostrar o que faz. Levar para o seu trabalho, para a sua família, para os seus círculos de amizade a informação de que o Rotary está eliminando a paralisia infantil da face da Terra.
Se uma pessoa lhe perguntar: quem é você, com esse distintivo na lapela? Você prontamente vai responder com orgulho: sou rotariano, eu estou mudando o mundo.

7. PARTICIPAÇÃO

O Rotary é uma reunião de pessoas participativas.
O rotariano participa de todos os eventos rotários, dentro e fora do seu clube. Ele está sempre disponível para o trabalho.
A participação é consequência da motivação. O rotariano é um ser participativo e para tanto, ele está permanentemente motivado. Ele conhece, não apenas os detalhes de sua função, mas também as dos companheiros. Ele está sempre motivando para que todos participem com interesse das atividades e dos programas do Rotary. Que não apenas participem, mas que sugiram programas, tragam ideias novas, tragam propostas diferentes, até para mudar a rotina das plenárias rotarias, O rotariano busca sempre meios de que os companheiros, na sua totalidade se envolvam nas atividades do clube.

8. TRABALHO EM EQUIPE

O Rotary é uma reunião de pessoas que trabalham em equipe.
O Rotary é diferente de qualquer outra agremiação de pessoas, porque aqui elas trabalham em equipe, sob a liderança maior do presidente do clube. No trabalho de equipe, o presidente delega e cada um executa a sua função, com dedicação e seriedade. O presidente instrui, supre os meios, avalia e premia, são etapas da delegação. O presidente é o motor que impulsiona os trabalhos das equipes. Essa é a oitava e talvez a mais importante característica transformadora do rotariano.

Alberto Bittencourt
Rotary Club do Recife-Boa Viagem; D-4500
Governador do Centenário 2004/05
Classificação: engenharia civil
Palestra realizada no RC João Pessoa – Sul, em 22 de julho de 2008

Fim