terça-feira, 22 de março de 2016

ÉTICA
Uma Caminhada Sem Linha de Chegada

Em texto sobre ética na revista Brasil Rotário de fevereiro de 2011, Gerson Gonçalves, diretor 93-95 do RI, descreve um experimento realizado em 1969 nos Estados Unidos e conclui que não podemos nos desviar um milímetro da ética. Vejam o texto adaptado.

As Janelas Quebradas e o Rotary.

Distorções no comportamento dos rotarianos podem trazer muitos prejuízos à nossa organização.
Gerson Gonçalves, Revista Brasil Rotário, fev./2011. Texto adaptado.

O Rotary tem princípios, ou valores, que são absolutos, imutáveis. Será que estamos correndo o risco da relativização?

Em 1969, um professor de Stanford realizou um experimento. Abandonou dois carros novos idênticos, um no Bronx, bairro pobre e de muitos conflitos de NY, e outro, em Palo Alto, rica e tranquila cidade da Califórnia. Em uma semana o carro deixado no Bronx estava canibalizado, enquanto que o de Palo Alto não havia sido mexido. Mas a experiência não terminou aí.

Os pesquisadores então quebraram o vidro do carro de Palo Alto. O que se viu, então, foi o mesmo que aconteceu com o carro do Bronx. Em pouco tempo ele perdeu as rodas, motor, espelho, rádio, etc.
Essa é a Teoria das Janelas Quebradas. O carro ficou intacto até que alguém quebrou um item do todo para que desencadeasse a total depredação do carro. Essa experiência nos alerta para um risco que corremos no Rotary.

As necessidades de ampliação do quadro associativo têm levado muitos clubes ao afrouxamento das regras de admissão de novos sócios.
A difusão de padrões éticos só terá valia se for feita por alguém que seja ético. A ética está em agir corretamente mesmo quando não há ninguém nos observando.

Um ex-presidente de Rotary International disse: “Vocês ouvirão com frequência que os males da sociedade estão presentes em toda organização e o Rotary não é exceção à regra, ou que não cabe ao Rotary dar lições de moral, ou ainda que a ética é um bom assunto para discussão mas é impraticável. Digam a eles que a ética não está desatualizada, e que a integridade e honestidade não foram redefinidas”.


A Teoria das Janelas Quebradas nos ensina que, apesar da riqueza do local e das pessoas, não se pode permitir um arranhão, quanto mais um vidro quebrado, pois isso será o início de um mal maior.