sexta-feira, 13 de maio de 2016

Rotary Club de Crato comemorou
O Dia das Mães

Em comemoração ao Dia das Mães a Casa da Amizade do Crato, ofereceu um farto café na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Também, na Noite de quinta feira dia 12 de maio, em plenária festiva presidida por Mairton Neves e Secretaria de Carol Albuquerque, o Rotary Club de Crato, homenageou as mães da família rotária, em Plenária Festiva, realizada em sua sede própria. Na ocasião foram distribuídas flores ao som da Banda Musical dos alunos da APAE.

Mesa da Presidência a partir da esquerda: Rotarino Visitante Pilton Felix Pereira,
 nosso presidente Mairton Neves e nossa secretaria Carol Albuquerque

José Hairton de Carvalho
O rotariano José Hairton de Carvalho em homenagem as mães, leu o belíssimo texto a seguir transcrito
“ Homenagem ao Dia das Mães. Por José Hairton de Carvalho, Rotary Clube do Crato - 12 de maio de 2016.
Outra vez estamos juntos neste Rotary, com o objetivo de homenagear o Dia das Mães. Um objetivo que, embora nobre jamais será capaz de retratar o agradecimento que devemos fazer às nossas mães. Falar de Mãe é acima de tudo falar de amor, de cumplicidade, de coração, de amizade, de confiança, de perdão, pois que, somente do coração de uma mãe emanam todos estes sentimentos.

Deus na sua bondade e sabedoria deu a todos os seres vivos da terra, esta graça de ser filho, de ter uma mãe, este ser que embora muitas vezes esquecido, desprezado, abandonado, maltratado, desrespeitado, desde que concebe seu filho, o ama acima de todas as coisas.
Com o filho ainda no seu ventre a mãe já é capaz de com ele conversar e passar emoções que só a grandeza do seu coração materno é capaz de sentir e de se fazer entender. E este amor, esta dedicação está ainda começando, porque todas as dores, riscos de saúde, incômodos, todos os sofrimentos, nada é capaz de fazer com que a verdadeira mãe se queixe ou reclame de estar à espera de um filho. E desde o nascimento, ela que após tê-lo no ventre, é quem primeiro experimenta a sensação de aconchegá-lo em seu colo e por um santo desígnio entre lágrimas e emoções dar seu peito e amamentá-lo com o mais completo alimento que nós recebemos em vida que é o leite materno. Alimento que cura, que acalma, que acalenta e dá vida, fruto do mais puro amor, o amor de mãe.
E pela vida afora continua a marcar a história da nossa vida como orientadora, conselheira, professora, mãe e muitas vezes pai ao mesmo tempo, capacidade que só cabe no íntimo do coração materno.
E se é a mãe a primeira a cuidar do filho, além de toda a vida ela não esgota todo o seu afeto maternal, por que está até o fim da nossa vida ao nosso lado, com o mesmo sentimento de cuidado e proteção.
Quantas noites em claro, na maioria das vezes com um terço na mão, se debruçaram ante a imagem dos santos, rezando entre lágrimas pedindo a proteção de Deus pelos seus filhos.
Quando estes estão doentes, jamais os deixam sós, quer em casa, quer nos hospitais, profunda conhecedora de que seu amor é o mais completo remédio para um coração sofrido e atormentado.

E quando estes são especiais, se transformam e se tornam mães também especiais, para que com esta capacidade possam ser mais presentes na vida dos filhos amados.
Quando estes vítimas das injustiças e das perseguições, perdidos pelo mundo das drogas, dos vícios e do crime, quer em delegacias ou prisões, sempre ali do lado, presente na vida e no sofrimento.

Na verdade, nestes casos, é sabido que um filho nestas situações tem o apoio inicial de um irmão, do pai, de um parente, de um amigo, apoio este que aos poucos vai diminuindo até que este experimente a sensação de estar sozinho.
Mas mãe, não. Ela permanece presente, sempre, em todas as ocasiões possíveis, compartilhando as dores, dividindo os sofrimentos, levando amor e dedicação, desconhecendo os próprios limites e perdoando os erros que o filho possa ter cometido.
É fácil perceber isso, quando qualquer um de nós vê, mesmo que através dos meios de comunicação, nas idas a presídios nos dias de visita, a maioria absoluta de mulheres mães aguardando abrirem-se os portões para um encontro emocionado com seus filhos.
Disto só mãe é capaz. Amor deste tamanho só cabe num coração de mãe.

Num dia como este em que festejamos com alegria a data que é dedicada a este modelo maior de amor, não devemos esquecer-nos do valor desta criatura humana, que criada por Deus tem dentro de si uma alma divina. Repetindo a palavra do nosso Papa Francisco: “O amor de mãe é a forma mais próxima do amor de Deus”.
Queridos companheiros e companheiras. Ainda que quiséssemos, nem tempo, nem palavras, nem versos, nem canções, nem discursos, conseguiria traduzir na sua inteiridade o valor, o tamanho, a magnitude do amor de mãe. 
Queridas amigas, queridas mulheres, queridas Mães. Em nome de todos os companheiros do Rotary Clube do Crato, a mais sincera e emocionada saudação, neste dia em que como família rotária, comemoramos simbolicamente o dia das Mães. Todas vocês são dignas das maiores homenagens.
Nem as distâncias físicas, nem as distâncias emocionais porventura existentes entre vocês e seus filhos, motivadas por desentendimentos pessoais ou mágoas geradas nas coisas mal resolvidas, nada disso, nunca, jamais apaguem a chama do terno amor que todas vocês carregam dentro de si, como uma dádiva permanente do amor abnegado por todos aqueles que vocês viram nascer, crescer e tornarem-se adultos, sem nunca deixar de tê-los como as suas crianças amadas.

Também, usaram a tribuna para homenagearem as mães, as senhoras: Artêmis Helena Luna Saraiva, Regina Cláudia Bezerra Alencar e Vandete Alves de Lima.
Registramos a honrosa visita do rotariano Pilton Felix Pereira ao nosso clube o qual veio acompanhado da sua simpática filha Ana Estela. Pilton pertence ao quadro de associados do Rotary Club Lins – São Paulo - Distrito 4480. O visitante e o presidente Mairton trocaram flâmulas dos respectivos clubes.

Zilnelle Vieira Damasceno Barreto
Zilnelle Vieira Damasceno Barreto, rotariana e presidente eleita para o período 2017 a 2018, comentou a nossa plenária dizendo o seguinte “Hoje, a "Festa das Mães" do nosso Clube de Rotary, foi fantástica: Simples como todas as coisas verdadeiras e emocionante como tudo o que diz respeito às mães. Os alunos da APAE nos deram verdadeira lição de superação e inclusão social. A ideia trazê-los foi excelente, sobretudo pela valorização pessoal dos alunos, e por eles nos mostrarem o quanto são capazes de nos deixar encantados e divertidos. Parabéns à Casa da Amizade e ao Casal Presidente do nosso Clube que nos presentearam com esse belíssimo momento tão significativo para a Família Rotária! ”