quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Um Sábado em Jardim Ceará

Por Manoel Lacerda
Odontólogo - ex-Rotariano.

Amanheceu um belo dia de sábado, nublado, clima ameno e convidativo para um passeio. Imediatamente me veio a lembrança a cidade de Jardim. Então saímos com destino a essa bela cidade da chapada do Araripe.

Fizemos o percurso começando pela nossa querida Barbalha dos verdes canaviais, passando em suas ruas com um monumental casario histórico em sua bucólica maneira de ser. Atravessando o complexo hospitalar, chegamos ao sopé da serra, com um descortinar de verde maravilhoso, e assim passamos pela entrada do balneário do caldas e de repente nos vimos em plena chapada rumo ao nosso destino.

Ao chegarmos à entrada do município de Jardim, um espetáculo nos encantou. A bela vista do vale entre as montanhas que nos fez lembrar o Vale de Arão ente Espanha e França, mais precisamente nos Pirineus. Lá como cá a emoção foi a mesma com o vale atapetado dos mais diversos matizes e tonalidades de verde.

Na cidade com uma temperatura em torno dos 19ºC, vimos pessoas com agasalhos em plena 10h da manhã. Visitamos a feira com os produtos típicos da Região, bornais, tapetes de couro de gado, chicotes, selas e arreios, os bolos e sequilhos de goma feitos de maneira artesanal, nos fornos de alvenaria cheios de brasas. Saboreei e comprei os famosos picolés de Jardim, feitos por senhor Francisco, seguindo uma tradição de pai para filho, cuja receita é um segredo de família.

Degustei o picolé, sentado no chão da cozinha de sua casa junto com meus netos e escutando suas histórias. Contou que numa ida a passeio a Fortaleza, mais precisamente na Praia do Futuro, de repente ouviu uma criança pedir a sua mãe para comprar um picolé, a qual prontamente o atendeu e também comprou um para experimentar, e Francisco ouviu quando ela disse: “Que diferença do melhor picolé do mundo”! O que lhe despertou a sua atenção, e logo se aproximou, perguntado de onde era o melhor picolé do mundo e a mesma respondeu é o de seu Mendes na cidade de Jardim foi quando Francisco disse: “Seu Mendes é meu pai e eu moro em Jardim”.
Para completar o dia, fomos apreciar e comprar plantas ornamentais com dona Julieta. Uma imensa variedade de flores, crisântemos, azaleias, rosas de impressionar, e um magnífico orquidário sem falar na acolhida e hospitalidade da proprietária. Foi um dia inesquecível, que ficará gravado na mente e nas objetivas dos nossos olhos, lembrando sempre, quão rico e belo é o nosso Cariri.

Colaboração Rubens Ferreira Almino de Lima - Sócio e ex-presidente do Rotary Club de Crato – D 4490
=============================================

Os dados abaixo foram acrescentados pelo editor deste blog. Fonte: A enciclopédia livre Wikipédia.

O Municpio de Jardim - Localiza-se a uma latitude 07º34'57" Sul e a uma longitude 39º17'53" Oeste, estando a uma altitude de 652m (680 ou 620 ocupando o 10º lugar entre as demais cidades cearenses). A cidade está localizada no Sul do Ceará, na microrregião do Cariri, distante cerca de 542,4 (536)Km da capital Fortaleza. Sua área é de 500,9 ( 457,034 ) Km2. Seus limites são: ao Norte com o município de Barbalha - CE, ao Sul com o Estado de Pernambuco, ao Leste com Porteiras - Ceará, Jati - Ceará e Penaforte - Cceará e ao Oeste também com o Estado de Pernambuco, cidade de Serrita e Moreilândia. Possui relevo formado por um planalto, representado pela Chapada do Araripe e por algumas serras entre as quais destacam-se Serra do Cruzeiro, Boca da Mata, Boa Vista e Serra do Portal. O ponto que mais chama atenção é o talhado do cruzeiro com 1100m de altitude. Sua vegetação é marcada pela presença da Floresta Nacional do Araripe, que cobre grande parte do município. O clima é caracterizado por temperaturas amenas que variam de 19 a 28°C. A temperatura especialmente nos meses de junho-julho pode descer a 15°C, exigindo que a população vista agasalhos apropriados.