terça-feira, 31 de agosto de 2010

"Cariricaturas em verso e prosa".

Por Audir de Araújo Paiva

Emerson Monteiro Lacerda - Editora BSG - 1º edição 2010. A obra é escrita por 33 autores, entre estes os rotarianos Carlos Esmeraldo e Carlos Rafael Dias, ex-presidentes do Rotary Club do Crato. Tive a honra de receber do Carlos Rafael um exemplar autografado. A obra enriquece a cultura e com certeza será uma grande fonte de pesquisas. Eu li, gostei e recomendo.
O Escritor Emerson Monteiro, no texto de sua autoria, abaixo transcrito, inserido na capa do livro, traduz com muita clareza o conteúdo da obra.
Assim, escreveu Emerson Monteiro: “A evolução tecnológica integra os meios de comunicação e gera prodígios de ampliação das consciências, no tempo e no espaço. Nos dias atuais, mediante a penetração massiva da comunicação através da rede internacional de computadores, a possibilidade de reunir tantos meios em novos fenômenos propicia reencontro de pessoas e culturas, numa perspectiva de resultados múltiplos antes jamais avaliados.
Este livro nasceu, sobretudo, de um desses reencontros. Pessoas vinculadas ao universo de uma cidade, Crato, situada na região do Cariri, no Sul do Ceará, resolvem outra vez interagir, agora através de um blog denominado Cariricaturas.
Crato se caracteriza por sedimentar história rica de expressões intelectuais, artísticas, desde sua origem revolucionária, nos idos de 3 de maio de 1817, quando proclamava a república no Brasil, a destacado papel na colonização cearense e nas lutas da Independência, auxiliando a pacificar o Piauí e o Maranhão.
São, pois, 33 autores, poetas, contistas, ensaístas, cronistas, gravuristas, valores do lugar espalhados pelo Brasil, porém de pés firmados nas origens caririenses, ou ligados aos seus padrões pela identificação e vivências, somados em livro único, forte de sentimentos e beleza, a concretizar décadas místicas de gerações da cidade que pareciam perdidas nas voragens do Infinito.
Emerson Monteiro – Editor”

Endereço para acessar do blog Cariricaturas http://cariricaturas.blogspot.com/

Calendário de reuniões ordinárias do RC Crato para o mês de setembro de 2010

O Conselho Diretor do Rotary Club do Crato, reunido no último dia 26 de agosto, elaborou e aprovou o seguinte calendário de reuniões ordinárias para o mês de setembro de 2010:

Dia 02/09 - Reunião cancelada de acordo com o Artigo V, Seção 1, Alínea B dos Estatutos do clube.
Dia 09/09 - Organização, Problemas e Soluções do Trânsito Cratense, com Luiz Joatan de Sousa (Diretor do Demutran-Crato).
Dia 16/09 - Programa de Reestruturação de Ativos do BNB, com Raimundo Moreira  de Almeida Neto (Gerente de Reestruturação de Ativos do Banco do Nordeste no Ceará).
Dia 23/09 - Dia da Compreensão Mundial , com o companheiro Gladstone Lins de Alencar (Ex-Presidente do RC Crato).
Dia 30/09 - Reunião Festiva.