sexta-feira, 21 de março de 2014

Bacias Hidrográficas do Sul do Ceará foi tema de palestra no Rotary Club de Crato

Dr. Yarley Brito Gonçalves (Palestrante)
O Dr. Yarley Brito Gonçalves foi convidado pelo Rotary Club de Crato com a finalidade de fazer palestra sobre o "Tema Bacias Hidrográficas da Região Sul do Ceará". Com o domínio do tema e muita clareza, falou para os rotarianos e convidados. Abaixo a redação transcreve um resumo do tema da brilhante palestra proferida pelo Dr. Yarley.

O Histórico da Formação do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Salgado (CSBH –   Salgado)

Criado pelo Decreto nº 26.603, de 14 de maio de 2002, e instalado em 10 de julho de 2002. É constituído por 50 instituições membros, estando estas representadas nos seguintes segmentos: sociedade civil (30%) – 15 instituições; usuários (30%) – 15 instituições; poder público municipal (20%) – 10 instituições; poder público estadual e federal (20%) – 10 instituições.

Área de atuação a região hidrográfica do Salgado, drenada pelo rio homônimo, ocupa uma área de 12.865 km3. Abrange grande parcela da região sul do Estado, incluindo o Cariri. O rio Salgado tem como principais afluentes o rio Batateiras e o riacho dos Porcos.

A região apresenta uma capacidade de acumulação de águas superficiais de 469,40 hm3 num total de 12 açudes estratégicos. Destacam-se o Atalho II com 108,25 hm3com vazão regularizada de 0,95m3/s; o Lima Campos, com 66,37hm3 e vazão regularizada de 0,491m3/s; o açude Rosário com 66,38 hm3e vazão regularizada de 0,15m3/s; e o riacho dos Carneiros, com 37,18 hm3regularizando, 0,756 m3/s. Além desses, os açudes Quixabinha, Prazeres, Ubaldinho e Cachoeira possuem razoáveis  potenciais de reservação.


São grandes as potencialidades de águas subterrâneas. Os melhores aqüíferos da bacia do Jaguaribe estão localizados nessa região, notadamente no Cariri. Por conta disso, a maior parte de seus municípios é atendida por poços. Atualmente, são 1.758 poços cadastrados com vazão média de 20,88 m3/hi; resultando numa disponibilidade instalada de 36.705,3 m3/h. Os aqüíferos da região são do Cristalino, do Grupo Araripe e de Aluviões.

Municípios Componentes (23)
Abaiara, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Caririaçu, Cedro, Crato, Granjeiro, Icó, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Penaforte, Porteiras, Umari e Várzea Alegre.
Fonte: Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará

Mesa da Presidência - a partir da esquerda: Dr. Yarley Brito Gonçalves (Palestrante), Dr. Thiago Aragão Esmerado (Presidente do Rotary) e Dr Wellington Lins de Alencar (Governador Assistente).


O Rotariano Antônio José Albuquerque entrega ao Dr. Yarley Brito Gonçalves (Palestrante), o Certificado de Honra ao Mérito outorgado pelo Clube.

Parabéns para Vandete que faz aniversário hoje, dia 21 de março


Parabéns para Vandete que aniversaria hoje, dia 21 de março (foto ao lado do esposo), o rotariano Mairton Neves.´Vandete faz parte do quadro é integrante do quadro de associadas da Casa da Amizade de Crato.


Em comemoração a data o Conselho Diretor do Rotary Club de Crato e os demais associados do clube foram convidados para se reunirem logo mais a noite na residência do casal  Mairton e Vandete.
Acesse o link abaixo, quando abrir clique nas fotos veja álbum de fotos deste evento