terça-feira, 14 de outubro de 2014

Projeto Gentileza na Escola



As companheiras da Casa da Amizade do Crato estão iniciando um trabalho junto a Escola Rotary do Crato, visando um melhor relacionamento entre pais, alunos, professores e funcionários da escola.
Este trabalho é parte da realização do projeto GENTILEZA NA ESCOLA e quer contribuir para o combate a violência na escola e por extensão no meio social onde estas pessoas vivem.

O tema solidariedade (gentileza) é muito próximo da ideia de generosidade, forma de doar-se ou ajudar desinteressadamente a alguém.  A pessoa gentil contribui para que haja um ambiente mais harmonioso, generoso, altruísta, onde reine a solidariedade e o interesse pelo outro.  É a gentileza que coloca o ser humano diante da sua ação benéfica para com o seu semelhante.

A violência reinante entre as pessoas vem crescendo a cada dia, tanto nas ruas como dentro de nossas próprias casas e já chega às escolas, onde é comum a prática de agressões com gestos, palavrões e brigas entre alunos, professores e funcionários, motivo que levou a Casa da Amizade a começar um trabalho de conscientização e formação que vá de encontro a essa prática condenável.

Já nos ensinava o “profeta” carioca que “gentileza gera gentileza”. E é acreditando nisso que a Casa da Amizade inicia este trabalho junto aos alunos da Escola Rotary, constando de visitas e contatos permanentes com os alunos, estimulando a partir do seu exemplo e atitudes a prática de ações de gentileza dentro da escola para desenvolver este aprendizado.

O que se quer é aprender e praticar a gentileza no cotidiano de modo natural. Ser gentil é voltar-se para si mesmo e entender que cada indivíduo é naturalmente necessitado da convivência e do carinho do outro. A prática de atos gentis não carece de nenhum esforço maior sendo o bastante tratar bem as pessoas, dar um bom dia, um sorriso, pedir desculpas, agradecer por um favor, entendendo que a gentileza deve fazer parte do bem-estar coletivo.

O projeto tem como proposta mostrar que a prática de atitudes de gentileza no dia a dia da escola, nas relações entre alunos, professores, pais e funcionários, podem gerar entendimento, solidariedade e respeito entre as pessoas em todas e quaisquer circunstâncias.

Para desenvolver esse aprendizado e colocar em prática atitudes verbais e físicas de gentileza, é fundamental reviver o cotidiano, refazendo as ações e convivendo com o outro com criatividade e ludicidade, tendo consciência de que a mudança do mundo deve começar dentro de nós mesmos. Com o pressuposto de que a natureza é gentil, este projeto servirá para ajudar a manifestar aquilo que há dentro de cada um como uma potência de maior amorosidade e cuidado mínimo consigo e com o outro. 


Parabéns à aniversariante Ana Tereza


Ana Tereza Belém
Registramos o aniversário da Rotariana Ana Tereza Medeiros Teles Belém, ocorrido dia 12 de outubro. Ana Tereza ingressou em nosso clube no dia 28 de agosto de 2014. Foi seu proponente (Padrinho), Hênio do Nascimento Melo Júnior. Parabéns à aniversariante!

Parabéns para o rotariano Edson Barreto que faz aniversário hoje

Rotariano Edson Barreto - Ingressou em nosso clube em 22 de novembro do ano 2012, na classificação: Advocacia Previdenciária. Foi seu proponente (Padrinho) o Rotariano Gladstone Lins de Alencar.