quinta-feira, 12 de agosto de 2010

CRATO - Inaugurado Memorial Dr. Raimundo de Oliveira Borges

Inaugurado ontem, em Crato, o Memorial Dr. Raimundo de Oliveira Borges, uma homenagem aos seus 103 anos, que seriam completados no dia de ontem. O advogado faleceu no último dia 27 de janeiro. Várias autoridades e intelectuais do Crato e da região compareceram ao evento. Na ocasião, houve o hasteamento das bandeiras e descerramento da placa inaugural, pelo Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, o vice-prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho, o presidente do Instituto Cultural do Cariri (ICC), Manoel Patrício de Aquino, além da presença de amigos e familiares. O Memorial com livros, comendas, medalhas e objetos que pertenceram ao Dr. Borges estão expostos na primeira sala da casa em que morou, no Crato, por várias décadas, até o seu falecimento.

Autor de 25 livros, ex-promotor de Justiça nas Comarcas de Tauá, Missão Velha e Crato, Dr. Raimundo Borges foi advogado de ofício, vereador da Câmara Municipal do Crato, prefeito interino e secretário municipal, entre outros cargos administrativos. Raimundo de Oliveira Borges tinha 73 anos de carreira. Também já esteve na posição de diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências Econômicas e de Direito do Crato. Foi membro do Instituto Cultural do Cariri — ICC, do Instituto Genealógico do Cariri, membro Honorário da Academia de Letras de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, além de outras instituições. Nasceu em 1907, na atual Caririaçu. Cursou o primário em escolas públicas, de 1916 a 1921. O secundário no Colégio Diocesano do Crato, no Liceu do Ceará, em Fortaleza, e no Ginásio da Bahia, Salvador.

Em março de 1928, o advogado ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia e, em 1930, transferiu seus estudos para a Faculdade de Medicina de Recife. Abandonou o curso por problema de saúde. Apenas três anos depois, ele tomou uma decisão que levaria para toda a vida. Em 1933, se matriculou na Faculdade de Direito do Ceará, em Fortaleza, onde concluiu o curso jurídico em 1937. Foi orador da turma.

Dentre os livros publicados pelo advogado, estão “Crime de Injúria verbal”, “Interdito Proibitório”, “A Eloqüência e o Direito”; “Monsenhor Doutor Eugênio Veiga”; “A presença de Euclides da Cunha na nossa história”; “O Padre Cícero e a Educação em Juazeiro” e “Memória Histórica da Comarca do Crato”.

Texto: Assessoria de Imprensa da PMC
Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB do Ceará.
Reportagem Fotográfica: Dihelson Mendonça

Fonte: Blog do Crato