sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

O Pau da Bandeira em Barbalha e os Danos à Natureza


Em Plenária no Rotary Club de Crato, realizada no dia 25 de janeiro de 2018, o Poeta Cordelista Edésio Batista, declamou entre outros, o seu mais recente trabalho em literatura de Cordel, intitulado “O Pau da Bandeira em Barbalha e os Danos à Natureza”.Em resumo, critica em belos versos a derrubada de árvores, muitas das quais, espécies ameaçadas de extinção em nossa região, com simples objetivo de tradição religiosa, cuja arvore derrubada é apenas para servir de mastro à Bandeira da Paroquia Matriz de Barbalha por ocasião dos festejos do Padroeiro Santo Antônio. Em seus versos o poeta sugere que essa tradição deveria ser substituída por mastro em metal, atitude que contribuiria para a conservação das nossas matas e preservação do nosso Soldadinho do Araripe. Na ocasião o rotariano Audir de Araújo Paiva, que também é um defensor da ecologia, especialmente da nossa Floresta do Araripe, pediu a palavra e disse: “ ...que o poeta havia sido muito generoso, em sugerir apenas um mastro em metal, talvez fosse muito leve para os adeptos dessa tradição, talvez eles acreditem que transportando a árvore muito pesada ou o mastro em metal, cujo peso e sacrifício para sua condução sobre seus ombros, serve-lhes como penitência, para remirem-se dos seus pecados. Melhor seria que essa tradição fosse substituída por um poste em concreto com um peso de umas cinco toneladas, assim ficariam satisfeitos com a penitência e a tradição de tamanho sacrifício e, deixava as árvores em paz em nossas matas.”

A seguir fotos do poeta, do certificado de honra ao mérito outorgado pelo clube rotário e da capa do belíssimo e oportuno livreto de Cordel. Parabéns Edésio Batista! Fotos com a integra da poesia O Pau da Bandeira em Barbalha e os Danos à Natureza” e outras do registro da solenidade.























Dr. Agézio de Brito Fez Esclarecedora Palestra sobre a Constituição Federal

Em plenária realizada às 20h do dia 19 de janeiro de 2018, na sede do Rotary Club de Crato o rotariano e Advogado Aglézio de Brito fez palestra bastante esclarecedora sobre a Constituição Federal, ontem o companheiro Aglézio de Brito registrou seu retorno às atividades do nosso querido e pujante Clube de Rotary do Crato.
Inicialmente ele falou da emoção de sentir-se "pronto" para reintegrar o elenco de tão renomado clube, e ressaltou a importância de fazermos parte integrante de um clube de amigos leais, onde o companheirismo que desenvolvemos nos enobrece a alma, que nos faz crescer não somente como  humanos, mas sobretudo do ponto de vista espiritual. Ressaltou que nenhuma Agremiação mantém laços tão fortes de amizade e solidariedade quanto o nosso clube de Rotary -e isso  muito nos emocionou.

Falando dos Princípios Fundamentais da Constituição, mostrou que o povo, na teoria, é muito valorizado, mesmo porque "ELA"  diz que "Todo o poder emana do povo e por ele e exercido"; no entanto o povo é sofrido, calado e resignado com a realidade sócio-político e econômica do país.
Fez um esboço histórico da Constituição nascente na civilização grega e, coerentemente comparou a nossa com uma colcha de retalhos em virtude de haver sofrido tantas emendas que, em geral não beneficiam o povo brasileiro, mas sim, os próprios governantes Bem vindos de volta, companheiros Aglézio e filhos. Que Deus lhe ilumine sempre, garantindo essa competência, humildade e equilíbrio emocional. Sua presença muito nos anima e enriquece com paz.

Obrigada por sua solicitude.
Zilnelle Barreto

Rotariana e ex-presidente do Rotary Club de Crato










Dia 24 de janeiro é o aniversário de Raquel Ribeiro

Dia 24 de janeiro é o aniversário de Raquel Ribeiro. Ela é sócia da Casa da Amizade de Crato e esposa do rotariano Tiago Ribeiro. Nossos Parabéns a aniversariante.