quinta-feira, 5 de maio de 2016

Euclides Francelino de Lima
Ex-Presidente do nosso clube
Faleceu hoje, em Recife - PE



O Rotariano EUCLIDES FRANCELINO DE LIMA, faleceu hoje, dia 5 de maio de 2016, na Capital Pernambucana, onde residia. Nascido no dia 11 de julho de 1916 na cidade de Missão Velha Estado do Ceará. Filho de Daniel Francelino de Lima e Maria Laurentina de Lima. Empresário, era sócio gerente da empresa A Cratense Armarinhos Instrumentos Musicais Ltda. Foi admitido no quadro social do Rotary Club do Crato no dia 02.09.1958 na classificação - Lojas de Variedades - Sócio – Representativo. Era, dispensado de frequência. Registrado em Rotary Internacional sob o nº 811052.  Foi seu Padrinho-Balduino Bezerra de Sousa. Casado em primeiras núpcias com Raimunda Barros de Lima (falecida em 27/05/2000). Do matrimonio teve os seguintes filhos: Maria Euda de Lima Soares, José Hamilton de Lima Barros, Edisio de Lima Barros e Aleuda de Lima Barros. Que lhe deram os seguintes NETOS: Luciana de Lima Soares, Marilia de Lima Soares, Ana Carolina, Cinara Gomes de Lima, Claudia Gomes de Lima Adriana Gomes de Lima, Daniele Gomes de Lima, Sandra Clelia do N. Lima, Glaucius Cassiano do N. Lima, Maria Cristina do N. Lima, Marcelo de Lima Primo e Helen de Lima Primo. E os BISNETOS Luiza -Lucas -João Gabriel Fernanda – Isadora.
 Cursos e Diplomas: -
1-Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio do Crato - 2-Curso de Inglês pelo The Language Selecton School – 3 - Curso de Controle da Mente pelo Instituto Cultural de Desenvolvimento – 4 - Diploma Serviços prestados a Associação Comercial do Crato por mais de 20 anos – 5 - Diploma do Reitor do Desenvolvimento Universitário, como debatedor no Seminário de Atualização Tributária Integração Fisco Contribuinte. – 6 - Diploma do Rotary Internacional pela sua participação em 28 Conferencias Distritais, uma Conferência Nacional, uma Convenção Internacional, vários Seminários de treinamento, a vários seminários da Fundação Rotária e outros. – 7-Diploma da Amizade da Coordenadoria das Casas da Amizade. - 8- Diploma de sócio benemérito da União Artística Beneficente do Crato. – 9 - Certificado de Treinamento Programado a Distância. – 10 - Certificado de participação de 3 encontros Nacional da Amizade em Gramado Curitiba e Brasília. – 11 - Titulo de Cidadão Cratense Câmara Municipal do Crato. – 12 - Título de Companheiro Paul Harris.
                                                          
VIDA ROTÁRIA - de 1958 a 1962 - a) ocupou várias funções no Conselho Diretor. b) Em Serviços Profissionais serviu nas seguintes associações de classe: - Associação Comercial do Crato, Sociedade Cratense de Auxilio Aos Necessitados, Associação dos Empregados no Comercio do Crato. De 1962 a 1964 - a) Inspirado nas Conferencias e Assembleias Distritais, fundou em sua própria residência a Associação das Esposas de Rotarianos do Crato no dia 25.07.1963 e o Interact Club do Crato em 10.06 de 1964 tendo este funcionado por um período de 10 anos. b) Em Serviços a Comunidade, fundou em sua residência por iniciativa das Cabral a Sociedade de Cultura Artista do Crato. Implantou o Serviço Contábil no Crato Tênis Clube. De 1964 a 1970 - a) representou o Rotary Club do Crato na Conferência Nacional realizada no Rio de Janeiro em 1966, por ocasião do 4º centenário da cidade. Apresentou sugestão para que os clubes divulgassem as vantagens do artigo 34/18 da Sudene na aplicação de ações nas indústrias do Nordeste. De 1970 a 1975 - a) presidiu o Rotary Club do Crato no ano 1971 a 1972 e conforme relatório entregou o clube com 50 sócios. b) Participou da criação da Fundação José Horácio Pequeno; c) Quando Presidente do Clube em segundo mandato no período de 1987 1988, pediu autorização aos associados do clube para doar para a Fundação José Horacio Pequeno os bens deixados para Rotary Club do Crato por Dona Rosa Amélia; d) Procedeu reforma na escola Rotary; e) Em parceria com a Diretoria da SCAN e o Conselho Diretor do Rotary Club do Crato procedeu à primeira reforma dos estatutos da SCAN dando prioridade para desenvolvimento desta aos rotarianos.

De Maio de 1975 a maio de 1985 a) Em virtude da abertura de uma filial da sua empresa em Recife Pernambuco transferiu a sua residência para aquela Capital e ingressou no Rotary Club do Recife-Largo da Paz em 10 de Maio de 1975, permanecendo até o dia 10 de Maio de 1985. Teve como Padrinho o Senhor Mario de Oliveira Antonino; b) durante o período de 10 anos, sempre participou do Conselho Diretor e da comissão de boletim do Largo da Paz, deixando ali uma folha de serviços digna de nota; c) Foi primeiro Secretário do clube, tendo oportunidade de secretariar reuniões importantes, alem de 12 interclubes com os clubes da área metropolitana do Recife; d) Fez parte de vários grupos de trabalho, das represes, da reestruturação do Rotary Club de Timbaúba -PE, grupos de ajuda ás vítimas das enchentes, aos excepcionais da Casa de Carolina, ao Lar do Neném etc. e) Como Membro da Comissão Distrital Pró-Juventude proferiu palestras no Interact Club de Casa Amarela, no Rotaract Monteiro Lobato e em Conferencia de João Pessoa e Natal.´ Companheiro Paul Harris com duas safiras - Assinante da Revista Brasil Rotário.

De 1985 a 1990:- a) Reingressou no Rotary Club do Crato em 10 de Maio de 1985; b) Reassumiu a coordenação da SCAN por vontade e decisão do Conselho Diretor do Rotary Club do Crato; c)  Em 21 de Março de 1983 coordenou a primeira Interclubes realizada em Barbalha ocasião em que lançou um desafio para que se fizesse ao menos uma reunião por ano na região do Cariri; d) Foi eleito Presidente do Rotary Club do Crato pela segunda vez para o período de 1987 a 1988, cujo relato de sua atuação pode-se ver no arquivo do clube; e); Enviou um projeto aos Serviços a Comunidade Mundial em beneficio da Escola Padre Davi Moreira, para a aquisição de instrumentos musicais, tendo conseguido do Rotary Club de Chicago Norte a quantia de 4.000 dólares. Década de 1990 a2.000. Em 27 de Maio de 2.000 registra-se com pesar o falecimento de sua esposa Raimunda Barros de Lima.

Em 2000/2001 integrou a Avenida de Serviços Internos. Durante sua vida rotária participou da fundação dos seguintes Rotary Club: - Rotary Club de Juazeiro do Norte, Iguatu, Araripina, Barbalha, Mauriti, Várzea Alegre Lavras da Mangabeira, Timbaúba-PE e Crato Centro.  Em 23 a 26 de julho de 1996 participou da Convenção do Rotary International na cidade de Calgary no Canadá como Delegado votante dos dois Rotary Club do Crato e do Rotary Club de Barbalha. É padrinho de 34 afilhados, sendo 4 no Rotary Club do Crato e 30 no Rotary Club do Crato -Centro. Foi representante de área do Distrito 4490 dos seguintes Governadores: - José Ribeiro Quadros, Sebastião Bethoven, João Porfírio Cordão, José Augusto Bezerra e Francisco das Chagas.