sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

É Natal Outra Vez!

Dia 16 de dezembro de 2010, o Rotary Club de Crato, sob a presidência de João Batista da Silva e secretaria por Carlos Rafael Dias, em parceria com a Casa da Amizade, esta sob a presidência de Maria do Socorro Brito da Silva, em plenária festiva reuniu a família rotária e os convidados Mairton Antônio Garcia Neves (gerente da Caixa Econômica Federal/Crato) Esposa: Vandete Alves Lima. Filhos: Vinicius Mairtinho e Andrezza.(Convidados de João Correia). Liduina – Secretária de Ação Social do Crato, representando a primeira dama do Município, Mônica Araripe (convidada do clube). Marcos Antônio Silveira a esposa Samea Ulisses Paiva, a sua filha Júlia Paiva Silveira, Edirson Júnior e Deusinha Ulisses Alencar (convidados do rotariano Audir de Araújo Paiva). Dr. André, filho do companheiro Fernandes. Wellingston Filho (filho do companheiro Wellingston Lins de Alencar). Zilnelle (Presidente do Rotary Club Crato - Centro e seu marido, o companheiro Edson). Alonso Fulgêncio e sua esposa, Neuma e seus filhos Davi e Alonso Filho, (convidados do Presidente João Batista). A finalidade da reunião foi a comemoraçõa dos dois mil e dez anos do nascimento de Jesus Cristo.


O verdadeiro significado do Natal vem se perdendo. O principal foco tem sido cada vez mais a preocupação com o presente, a ceia, a decoração e os convidados. Mas esquece-se que a festa é para Ele, Jesus Cristo, o aniversariante. Será que Ele está presente nesta festa. Não é preciso convidá-lo, mas é necessário lembrar-se Dele.

A festa de Natal é universal, abrangente e calorosa, que envolve a todos. É a maior festa da cristandade. Não há quem consiga ignorar a data que é lembrada nos simbolismos: neve, Papai Noel trenós, renas, uma estrelinha de Belém na porta de casa, o presépio, ou apenas uma luzinha. O Natal é tempo de nascimento, conversão, tempo de alegria; comemoração para marcar a celebração da vida, que é o autêntico sentido da festa.

As comemorações festivas do ciclo natalino vêm da distante Idade Média, quando a Igreja Católica introduziu o Natal em substituição a uma festa mais antiga que existia no Império Romano. A data para o nascimento de Jesus Cristo conhecida pelos primeiros cristãos foi fixada pelo Papa Júlio 1º, que governou a Igreja nos anos 337-352 d.C. Pouco a pouco o sentido cristão modelou e reinterpretou o Natal na forma e intenção. O ciclo natalino inicia-se na véspera do Natal, 24 de dezembro, e vai até o dia de Reis, 6 de janeiro.

Conta a Bíblia que um anjo anunciou para Maria que ela daria a luz a Jesus, o filho de Deus. Na véspera do nascimento, o casal viajou de Nazaré para Belém, chegando na noite de Natal. Como não encontraram lugar para dormir, eles tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e ovelhas, Jesus nasceu e foi enrolado com panos e deitado em uma manjedoura. Pastores que estavam próximos com seus rebanhos foram avisados por um anjo e visitaram o bebê. Três reis magos: Belchior, Baltazar e Gaspar que viajavam há dias seguindo a estrela guia, igualmente encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: ouro, mirra e incenso. No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o filho de Deus.

Na confraternização natalina do Rotary Club de Crato, o Diácono e rotariano José Oliveira Cavalcante (Cory), com a participação do público presente, fez uma bela mensagem de natal, e terminou com o Canto de Aclamação e Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (2,1-14), a seguir transcrito:

“Naqueles dias, o Imperador Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento em todo o império. Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. José era da família e descendência de Davi. Subiu da cidade de Nazaré na Galiléia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estava em Belém, se completaram os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa.

Naquela região havia pastores, que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho. Um anjo do Senhor apareceu aos pastores; a glória do Senhor os envolveu em uma luz e eles ficaram com muito medo. Mas o anjo disse aos pastores: “Não tenham medo! Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal: vocês encontrarão um recém-nascido, envolto em faixas e deitado na manjedoura. De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão de anjos. Cantava louvores a Deus, dizendo: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”.
Palavra da Salvação.

Maria do Socorro Brito da Silva e o esposo, João Batista da Silva

João Batista presidente do Rotary Club do Crato, entrega uma caixa as crianças Davi e Alonso, vestidas de Papai Noel contendo presentes para ser distribuírem com o público presente a reunião.




Mesa presidencial a partir da esquerda: O rotariano visitante Edson, sua esposa Zilnelle, Carlos Rafael e João Batista. Na tribuna o Diácono e rotariano Cory.

Eva Miris Justo, recebe uma caixa com presentes entregue pela presidente da Casa da Amizade Maria do Socorro Brito da Silva

A partir da esquerda Irani Ulisses Paiva, Samea Ulisses Paiva, Júlia Paiva Silveira, Edirson Júnior e sua mãe Deusinha Ulisses Alencar, respectivamente, esposa, filha, neta, genro, neto e filha do rotariano Audir de Araújo Paiva

Alonso Fulgêncio e sua esposa Neuma, convidados do presidente João Batista.

Aglezio de Brito Diretor de Protocolo do Rotary

Rotarianos e convidados. Em primeiro plano a partir da esquerda: Marieta Felix, Rose Lacerda, Maria do Socorro e Ariadne

A partir da esquerda: Edson e sua esposa Zilnelle, Carlos Rafael, João Batista e Liduina


Rotarianos e convidados vendo-se em priemiro plano Maria Leomar e Célio


Mesa da presidencia, em primeiro plano Liduina Secretária de Ação Social do Município do Crato


Diácono Cory e sua esposa, Eva entregam a a Secretária Liduina o certificado de Honra ao Mérito outorgado pelo clube


Eva Mires e Liduina

Alonso recebe do Diácono Cory o certificado de Honra ao Mérito autorgado pelo clube

Datas da semana - 13 a 19/12

DATAS COMEMORATIVAS
Dia 13 - Dia do Cego, Dia do Marinheiro, Dia do Ótico, Dia de Santa Luzia, Dia do Engenheiro Avaliador e Dia do Perito de Engenharia
Dia 14 - Dia Nacional do Ministério Público
Dia 16 - Dia do Reservista
Dia 18 - Dia do Museólogo

DATAS INTERNACIONAIS
Dia 16 – Dia Nacional do Cazaquistão, país fundamentalmente asiático, embora também inclua uma região relativamente pequena que, geograficamente, pertencente à Europa. Esta característica faz do Cazaquistão uma nação transcontinental. O Cazaquistão tem sido habitado desde a Idade da Pedra: o clima e o terreno da região foram apropriados por povos nômades que praticavam o pastoreio. Historiadores acreditam que os humanos domesticaram o cavalo pela primeira vez nas vastas estepes da região. O Cazaquistão declarou sua soberania como república da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas em outubro de 1990.

DATAS SOCIAIS
Dia 14 – Aniversário de Luiana Amorim Brandão, filha do companheiro Luiz Wellington.
Dia 17 – Primeiro aniversário de admissão do companheiro Fernando Lacerda. Seu padrinho no clube é Francisco Fernandes Ferreira.
Dia 17 – Aniversário de casamento do companheiro José Vanderley Landim com Dulcilene Lacerda Landim, ocorrido em 1967.
Dia 18 – Aniversário de admissão do companheiro Aglézio de Brito, ocorrida em 1979.
Dia 18 - Aniversário de casamento do companheiro Audir Paiva com Irani Ulisses Paiva, ocorrido em 1970.