sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Dra. Auxiliadora Ferreira Brito fez excelente palestra no Rotary sobre o tema: "Obesidade na Criança e no Adolescente"

A renomada médica Dra. Maria Auxiliadora Ferreira Brito, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Campos de Barbalha) e esposa do rotariano Rubens Ferreira Almino de Lima, foi a palestrante na plenária do Rotary Club de Crato realizada no dia 26 de novembro de 2009. Ela discorreu sobre a “Obesidade na Criança e no adolescente”. Com competência, conhecimento e domínio do tema, prendeu a atenção do público presente e fez uma excelente explanação sobre esse problema que preocupa os médicos e os governos do mundo.

A Dra. Auxiliadora em sua palestra falou que a obesidade caracteriza-se pelo excesso de gordura no corpo, representa um dos grandes problemas de saúde pública no mundo inteiro. Quase 1/3 da população mundial está acima do peso. A obesidade é medida usando uma escala chamada índice de massa corpórea ou IMC, que é calculada usando seu peso e altura.

A obesidade não é apenas um problema de falta de força de vontade do obeso, por isso precisa ter acompanhamento médico. Pois, o seu tratamento implica na redução da mortalidade de pessoas que teriam suas vidas interrompidas precocemente. Infelizmente não existe uma mágica que promova a perda de peso sem a colaboração e a motivação da pessoa.

As consequencias da obesidade precisam ser conhecidas para uma melhor conscientização a fim de evitá-las. Atualmente a diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas relacionadas com a obesidade que prevalecem entre os adultos estão mais comuns entre os jovens. A percentagem de crianças e adolescentes com excesso de peso ou obesos é preocupante. Os hábitos alimentares e o sedentarismo são considerados como causa do aumento da obesidade na juventude.

O excesso de peso durante a infância e adolescência é prenúncio de excesso de peso na idade adulta. As crianças com excesso de peso, entre os 10 e os 14 anos, que tenham pelo menos um dos pais obeso ou com excesso de peso, são referenciados como tendo grandes probabilidades de serem adultos obesos.

Muitos efeitos adversos na saúde estão relacionados com o excesso de peso verificado entre as crianças e adolescência, estão relacionados com o aumento da morbidez e da mortalidade mais tarde.

Ela terminou sua palestra advertindo que as famílias precisam mudar os hábitos alimentares. Evitar, refrigerantes, açúcar, gorduras saturadas e carboidratos, substituindo por frutas e verduras, para induzir os filhos a seguirem o bom exemplo de uma boa alimentação. E acrescentou que as crianças precisam de espaço para brincarem e praticarem esportes, para crescerem saudáveis.



Dr. Rubens Ferreira Almino de Lima e sua esposa, Dra. Auxiliadora Ferreira Brito, Dra. Regina Vilar (presidente do Rotary) e o Dr. Wellingston Lins de Alencar (Governador Assistente do D-4490)





Dra. Auxiliadora recebe da Dra. Sandra Macedo Pinto o Diploma do Mérito Rotário outorgado pelo Rotary Club de Crato