sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

14ª Ação Social da Cajuína São Geraldo

A Cajuína São Geraldoconvida a  todos para a 14aAção Social que acontecerá no dia 18 de março de 2012, das 8 às 12 horas, no  pátio da empresa, localizado narodovia Juazeiro-Crato, próximo ao Triângulo Crajubar.

No evento serão oferecidos os seguintes serviços:atendimento médico e odontológico, encaminhamento para procedimentosambulatorial, apresentações artísticas, prática de esporte, corte de cabelos, manicure,distribuição de brindes e outros serviços.

Contatos pelos fones  2101.7654 ou 9214- 8816. Falar com Chagas Alencar. 

Plenária do RC Crato teve palestra do médico Marcos Cunha

Texto: Carlos Rafael Dias
Fotos: Audir Paiva

A plenária ordinária do Rotary Club do Crato, ocorrida ontem, 19, teve como destaque a palestra proferida pelo médico neurologista cratense Marcos Bezerra Cunha (foto). O tema abordado foi doenças cerebrovasculares, que são mais comumente chamadas de acidentes vasculares cerebrais (AVC’s) ou acidentes vasculares encefálicos (AVE’s). Entre os leigos o termo preferido é “derrame cerebral”. No entanto, Dr. Marcos Cunha alertou que esses termos são incorretos, visto que não se trata de algo inusitado e nem sempre se manifesta de forma hemorrágica. Há também a forma isquêmica, que se dá pelo entupimento de artérias. Portanto, segundo o especialista, o termo mais adequado é atentado vascular cerebral.

A reunião, presidida por Fernando Lacerda e secretariada por Thiago Aragão Esmeraldo, foi aberta pelo diretor de protocolo Aglésio de Brito. João Correia Saraiva fez a apresentação do palestrante, destacando a sua grande popularidade como profissional e cidadão, além de discorrer um breve currículo. Marcos Cunha tem mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Paraná e é professor efetivo da Universidade Federal do Ceará, ministrando a disciplina de neurologia na Faculdade de Medicina de Barbalha.

Em 2010, ele foi agraciado com o XI Prêmio Brasil de Medicina, que tem por objetivo consagrar publicamente médicos que se destacam com a mais elevada competência, excelência e qualidade na prestação de serviços, com ações pautadas pelos princípios éticos que a categoria define como fundamental parâmetro de atuação. A solenidade de premiação ocorreu na cidade de São Paulo.
Na palestra, o neurologista Marcos Cunha, revelou que os atentados vasculares cerebrais representam o problema neurológico mais comum nas salas de emergência ao redor do mundo, sendo a terceira causa de mortalidade (perdendo apenas para infarto do miocárdio e câncer). Dados do Ministério da Saúde doBrasil indicam que as doenças cerebrovasculares são a primeira causa de morte no nosso país. Além disso, os AVC’s são a principal causa de incapacidade neurológica temporária ou permanente em adultos após os 50 anos.
A plenária contou com as honrosas presenças da reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), professora Antonia Otonite de Oliveira Cortez e da pró-reitora de Desenvolvimento Universitário da URCA, professora Antonia Cileide de Araujo.
Ao final, o palestrante foi agraciado com o certificado departicipação em eventos rotários.



A partir da esquerda: A pró-reitora de Desenvolvimento Universitário da URCA, professora Antonia Cileide de Araujo, A Magnifica Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), professora Antonia Otonite de Oliveira Cortez , o presidente do Rotary Fernando Leite de Lacerda; e Thiago Aragão Esmeraldo (secretário do Rotary) e Dr. Marcos Bezerra Cunha.



A partir da esquerda Fernando leite de Lacerda, Thiago Aragão Esmeraldo e Dr. Marcos Cunha.


A partir da esquerda: A pró-reitora de Desenvolvimento Universitário da URCA, professora Antonia Cileide de Araujo, A Magnifica Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), professora Antonia Otonite de Oliveira Cortez , Fernando Leite de Lacerda ( presidente do Rotary ) e Thiago Aragão Esmeraldo (secretário do Rotary) e Dr. Marcos Bezerra Cunha.






A Magnifica Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), professora Antonia Otonite de Oliveira Cortez entregou ao palestrante o Certificado de Honra ao Mérito outorgado pelo Rotary Club de Crato

Fotos: Audir de Araújo Paiva rotariano que fotografa por hobby.