domingo, 29 de maio de 2011

Casa de mãe Joana

Com o título “Casa de mãe Joana” a coluna de Armando Rafael no blog do Crato - http://blogdocrato.blogspot.com/ desta última semana de maio, questionou as mudanças de nomes de Ruas de Crato pelo Poder Legislativo nos termos da matéria cujo texto abaixo transcrevo.
Eu, como cratense naturalizado, comentei e parabenizei a iniciativa do colunista por trazer a pública essa costumeira prática de mudarem os nomes das ruas e logradouros da cidade, muitas vezes repetindo o nome do homenageado em mais de um local. Essas mudanças dificultam os serviços de entrega de correspondências e causam uma grande confusão a outros seviços. Por isso, também publico neste blog a matéria de Armando Rafael e o comentário que fiz sobre ela. Audir de Araújo Paiva.


Blog do Crato
Coluna de Armando Rafael
Dia 29 de maio de 2011
Casa de Mãe Joana
Pouca gente sabe, mas os vereadores de Crato mudaram o nome da Rua Presidente Kennedy para Rua Desembargador Edmilson Cruz. Mais uma vez os operosos edis cratenses deram com os burros n’água... Primeiro: já existiam duas ruas em Crato com o nome de “Desembargador Edmilson Cruz”. Uma no Parque Recreio (Cep 63118-110) e outra na Vilalta (Cep 63119-185). Segundo: nem a Coelce, nem os moradores, nem a Prefeitura obedeceram à mudança feita pelos vereadores. A antiga Rua Presidente Kennedy continua – para desmoralização da Câmara Municipal – com esta denominação nos boletos de água, luz e telefone, imposto predial, etc. Dr. Edmilson Cruz conseguiu, no entanto, empatar com Orestes Costas e Santa Luzia. Esta última também é patrona de 3 (três) ruas em Crato: no Muriti (Cep 63132-190), nas Cacimbas (63116-210) e na Batateira (Cep 63115-240). E a Câmara de Vereadores não está nem aí...

Meu comentário

O professor Armando Rafael está de parabéns por trazer ao público essa prática do Poder legislativo do Crato que vez ou outra muda o nome de logradouros como quem troca de roupa. O esclarecimento do presidente da Câmara de Vereadores do Crato, não foi convincente. Pois a justificativa que essa prática é antiga, quando afirma: “no município existem artérias com várias denominações, infelizmente uma prática bem antiga.” Isso é querer justiçar um erro com outro.

Para mudar o nome de uma Rua ou logradouro, é plausível: primeiro ouvir os seus moradores se concordam ou não com a nova denominação, depois o Poder Legislativo através de suas comissões tem a obrigação de diligenciar se na sede do município não há outra Rua ou logradouro com o nome a ser submetido à votação. Finalmente o Prefeito antes de sancionar o Projeto de Lei, também tem o dever de determinar a sua a assessoraria para fazer as necessárias diligencias a fim de certificar-se que não vai haver repetição de nome, pois se isso ocorrer deverá vetá-lo. Assim o fazendo os dois poderes estarão prestando um bom serviço para a organização urbana do município. Audir de Araújo Paiva - advogado em Crato.
Transcrito de http://blogdocrato.blogspot.com/

Socorro Brito da Silva faz aniversário hoje

Maria Socorro Brito da Silva (foto ao lado do esposo João Batista) faz aniversário hoje, dia 29 de maio. Socorro atual presidente da Casa da Amizade, entidade agregada ao Rotary Club de Crato, onde a maioria dos membros do seu quadro social é composta com as esposas dos rotarianos. O principal objetivo da Casa da Amizade é o de auxiliar o clube no trabalho social com as suas ações beneficentes para a comunidade. Socorro e João Batista, este atualmente preside o Rotary Club de Crato, têm realizado com competência grandes ações em prol do Rotary e da comunidade. Parabéns para a aniversariante!

Nossas estradas, que pesadêlo! O DER existe? - Por Heládio Teles Duarte

Foto: Heládio Teles Duarte