sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Folclore foi o tema de palestra em plenária do Rotary Club de Crato



Com a presença de um grande número de rotarianos, suas famílias e convidados, a plenária do Rotary Club de Crato, realizada ontem, dia 8 de agosto, teve em sua ordem do dia a palestra do Professor Antônio Carlos Ferreira Araújo, conhecido por Cacá Araújo (foto). Sob o tema  Cultura Tradicional mais conhecida por Folclore; o palestrante com o domínio do tema prendeu a atenção dos que estavam presentes e discorreu sobre a cultura popular. Abaixo uma síntese do tema da palestra.

Cacá Araújo explicou que folclore não é apenas folguedos e festas. É a história construída pelos anseios, aspirações e esperanças de um povo, é uma linguagem na qual se manifesta a unidade que mobiliza multidões, que busca a sua verdade na identificação da cidadania, preservando seus valores e mantendo vivas suas raízes através das gerações.

Folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.


Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação.
Parte do trabalho cultural é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre.

Outro processo a merecer atenção é o da espetaculização das manifestações folclóricas pela pressão dos meios de comunicação de massa e do turismo. Algumas das manifestações tradicionais guardam a natureza de espetáculos, que têm sido levados à exacerbação, convertendo-se em produto da cultura de massas. Ao final o palestrante recebeu o Certificado de Honra ao Mérito outorgado pelo clube.
Cacá Araújo além de folclorista é teatrólogo com várias peças de sucesso; nos próximos dias 16,17 e 18 de agosto, estréia de mais uma peça com título "A Donzela e Cangaceiro".
O rotariano Audir Paiva que fotografa por hobby, fez o registro.

Mesa da presidência, a partir da esquerda: Cacá Araújo, Thiago Aragão Esmeraldo e Gladstone Lins de Alencar




Cartaz de divulgação da peça A Donzela e o Cangaceiro