sexta-feira, 7 de abril de 2017

Dr. Antônio de Alencar Araripe foi tema de palestra em Rotary Club de Crato

Dr. Antonio Alencar Araripe
Dr. Antônio de Alencar Araripe foi tema de palestra em Rotary do Crato. Palestrante Huberto Cabral Jornalista, memorialista e sócio honorário do nosso clube. Em plenária do clube realizada na noite do 6 de abril de 2017, Huberto Cabral, a convite do Rotary Club de Crato, fez brilhante palestra sobre Dr. Antônio de Alencar Araripe, segundo presidente do clube

Dr. ANTONIO DE ALENCAR ARARIPE - 2º Presidente do Rotary Club do Crato - Período 1938 a 1939. ­Nasceu no Município de Pereiro, Ceará, aos 15 de novembro de 1897 e faleceu em Fortaleza em 3 de maio de 1989”.
Sua ascendência é ilustre. De Bárbara de Alencar foi filho Tristão Gonçalves, dele foi filho o deputado Pedro Jairo de Alencar Araripe, de quem foi filho Otaviano Cícero de Alencar Araripe, casado com Rita Cavalcante Araripe, estes, os pais do nosso homenageado.

Iniciou seus estudos em Tauá, tendo ali como professor o então acadêmico Joaquim Pimenta, depois sociólogo de prestigio, e também o Padre Silvano de Sousa, que foi secretário do Bispo cratense dom Joaquim Ferreira de Melo, em Pelotas, Rio Grande do Sul.

Huberto Cabral - Palestrante
Em 1927, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Ceará. Não era do Crato, mas aqui conviveu 50 anos de sua vida, casou-se com Ana da Franca Alencar (Donita) neta do Cel.Nelson da Franca Alencar. A sua esposa faleceu. Em Fortaleza a 22 de abril de 1997. E Edda, deixou os filhos: Jósio, Jales, Eneida, Rivanda. Foi por Prefeito do Crato e por duas vezes. Presidente do Rotary Club do Crato, que ajudou a fundar, em 1937.
Advogado de prestigio e de larga atuação no Cariri cearense, foi Delegado de Recenseamento no Cariri, antes de se formar, em 1927. Mesmo antes de se formar, em 1920 já representava o nosso Estado na Câmara Federal em 1946, foi deputado Federal por 4 mandatos, fez um famoso livro de prestação de conta. s intitulado 12 Anos de Parlamento.
Foi Jornalista, fundou aqui o jornal O Cariri.
Foi Presidente do Banco do Nordeste, governo Jânio Quadros, e foi Procurador Fiscal da Fazenda do Estado.
Sua. preocupação máxima no Congresso foi a açudagem e irrigação. Aí estão, coma resultados do seu trabalho, Os Açudes Orós, Várzea do Boi, Quixaramobim, Thomaz Osterne e. Atalho, no Ceará, e outros no Estado do Piauí. Sobre açudagem publicou o valioso livro Orós a Redenção do Nordeste. Lutou pela irrigação do Vale do Cariri e Vale do Jaguaribe.

Hubeto Cabral, Zilnelle Barreto e Hairton Carvalho

Alem dos livros citados, deu a lume: A rixa de Santanopole, Direito contra a Honra, Caso Célebre de espoliação, Ação Pauliana, da Prova do Direito do Direito no Mandato Criminal e Ação de Usucapião.

Seus discursos ficaram famosos no Parlamento, a ponte de ser chamado O Deputada das Secas. Seu filho Jósio de Alencar Araripe (1922-2004) foi também Presidente do Retary Club do Crato.

ooooooooooooooooooooOOOOOOOOOOOoooooooooooooooooo


Resumo da Plenária do Rotary Club de Crato
realizada no dia 6 de abril de 2017.

Huberto Cabral
Por Zilnelle Barreto: O Rotary Club do Crato em sua plenária de quinta-feira, dia 06/04/2017, fez um minuto de silencio pelo falecimento de Dom Newton Holanda Gurgel que contava com 92 anos de idade. Dom Newton foi o 4º Bispo da Diocese do Crato e
era sócio honorário do nosso clube.
Hairton Carvalho
Em seguida dentro da programação do ano em que o nosso clube completará 80 anos de sua fundação. Huberto Cabral Jornalista, memorialista e sócio honorário do Rotary, fez uma brilhante palestra sobre o Dr. Antônio de Alencar Araripe, um dos fundadores e ex-Presidente do clube.
Hairton Carvalho, competente Secretário - faz a leitura da Ata da mais recente reunião do Conselho Diretor do clube e leu o comunicado por ele redigido que será enviado à família do Dr. Antônio Alencar Araripe, ex-Presidente homenageado.
Audir Araújo Paiva
Nosso querido Audir Paiva, guardião da sede e da Escola Rotary – comunicou que com recursos da FJHP, mandou providenciar vários consertos na sede do clube, com a substituição de toda a tubulação hidráulica, higienização da cisterna e caixa d'água, também, mandou fazer o corte da grama, poda das árvores e capinagem no entorno da sede do clube

Senhor Lauro empresário
 do Transporte de Turismo
Assessorado pelo companheiro Wellingston Lins, o Sr. Lauro, responsável pela viagem dos rotarianos que irão a Conferencia do Distrito 4490, a se realizar em São Luís Maranhão. Fez um resumo como será a viagem com preços parcelamento etc. O clube tem muito a agradecer trabalho de Wellingston a fim de que o clube participe dessa Conferência.