sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Rotary Empossa novos Rotarianos

Rotary Club do Crato, reuniu-se em plenária presidida por Valcicleia Nunes Ferreira Feitosa (Cléa), Secretariada por Felipe Torres Brito, com presença dos seus associados, familiares, convidados e familiares, empossou dois novos associados. Aerson Moreira Barreto, classificação Magistério Ensino Superior; Maria Wellmar Araújo Macau, classificação Magistério Ensino Superior.














Rotary Homenageia o Artesão Espedito Seleiro

 


Legenda: A qualquer hora do dia é possível encontrar Espedito Seleiro em sua loja, na cidade de Nova Olinda. Foto: FOTO: THIAGO GADELHA


Quem vê o mestre trabalhando no balcão da oficina que o levou da Marquês de Sapucaí à Embaixada do Brasil em Londres sabe que o serviço começa cedo. Muitas vezes, ele ainda nem tem saído da cama quando chega a ideia de um modelo de acessório, bolsa, calçado ou outra invenção. A isso chama de dom, e nunca deixou nada escapar. Na noite do dia 25 de novembro do ano 2021, o Rotary Club do Crato, reuniu-se em plenária presidida por Valcicleia Nunes Ferreira Feitosa (Cléa), Secretariada por Felipe Torres Brito, com presença dos seus associados, familiares, convidados e familiares do homenageado, fez justa homenagem ao cidadão Espedito Velozo de Carvalho , mais conhecido por Espedito Seleiro, um dos maiores artesão do Ceará. Filho de vaqueiro, “seu” Espedito nasceu em Arneiroz, no Ceará, numa sexta-feira, Maria Pastora Veloso e Senhor Raimundo. A criança veio ao mundo pela cidade de Arneiroz, Ceará,  no dia 29 de outubro de 1939, há  82  anos. Ainda na infância, descobriu no pai, Raimundo, e no avô, Gonçalo, referências de vaqueiros e seleiros. Não por acaso, começou a desenhar ali uma vida inteira para trançar em couro, aprendeu bem novo, aos oitos anos, com seu pai, o ofício de seleiro, confeccionando selas e outros equipamentos para vaqueiros, tropeiros.  Decidiu, assim, ensinar o ofício aos seus irmãos, depois seus filhos e mais recentemente aos netos. A família mudou-se para Nova Olinda em 1949, talvez por ser mais próximo da cidade do Crato, Ceará, na época Crato, liderava ao Sul do Ceará, com seus representantes políticos no senário nacional, também por ser centro educacional, médico com bons hospitais e economia forte. Ao final da Plenária o Homenageado receu o Certificado de Honra ao Mérito, outorgado pelo Rotary Club do Crato.