terça-feira, 11 de novembro de 2014

Responsabilidades do Sócio Rotariano

O clube é a pedra angular de nossa organização. Os Rotary Clubs eficazes  possuem quatro características principais: mantém ou aumentam seu quadro social, participam de projetos de prestação de serviços que beneficiam a comunidade local e de outros países, apoiam a Fundação Rotária (contribuindo financeiramente e participando de seus programas) e desenvolvem líderes capazes de servir ao Rotary além dos limites do clube.

O que os rotarianos recebem do Rotary depende em larga escala daquilo que investem nele. Muitos dos requisitos para a associação visam fazer com que os sócios desfrutem as oportunidades de crescimento oferecidas pela organização.

Frequência – O comparecimento às reuniões semanais do clube permite aos rotarianos vivenciar um caloroso companheirismo e enriquecer seus conhecimentos pessoais e profissionais.

Quando rotarianos estiverem impossibilitados de comparecer a uma reunião, eles podem recuperar a frequência em qualquer Rotary Club do mundo. Em alguns casos, a recuperação da frequência poderá ser feita através da participação em um projeto de prestação de serviços, numa reunião de Rotaract ou Interact, numa reunião do Conselho Diretor do clube ou mesmo virtualmente, através dos Rotary E-Clubs.

Prestação de Serviços – Ao participar dos projetos de prestação de serviços do Clube, os sócios aprendem sobre o envolvimento da organização em projetos locais e internacionais e oferecem seu tempo e talento na execução de trabalhos voluntários.

Recrutamento e retenção dos sócios – Para fortalecer os clubes, todo rotariano deve procurar trazer novas pessoas para o Rotary. Novos sócios podem trazer amigos ou colegas às reuniões ou convidá-los a participar de projetos de prestação de serviços.

A composição ideal do quadro social de todo Rotary Club deve refletir a diversidade profissional, etária e étnica da comunidade onde ele está presente, de forma a enriquecer todos os aspectos da prestação de serviços e companheirismo do clube.

Extraído da Revista Brasil Rotário, nº 1010, agosto/2006, pág. 35