sábado, 23 de julho de 2011

Rotary Club de Crato envia condolências à família de Agerson Tabosa

Crato, Ceará, julho de 2011.

À família de Agerson Tabosa Pinto
Fortaleza - Ceará

Prezada Senhora Maria,

Com profundo pesar expressamos nossos sentimentos à família e aos amigos, pelo falecimento do Companheiro Agerson Tabosa Pinto, uma personalidade que deixou exemplos que vão além do tempo entre a família rotária e ainda conquistou forte admiração na sociedade. Um homem íntegro e um excelente Rotariano que deixou muitas saudades.

Cordialmente,
Fernando Leite de Lacerda
Presidente do Rotary Club de Crato


Agerson Tabosa Pinto nasceu em 03 de setembro de 1934 na cidade de Itapagé, Ceará. Frequentou o seminário mas, após ter descoberto não dispor de vocação para o sacerdócio, fez os cursos de direito e letras neolatinas na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Seguiu o magistério, ingressando muito jovem como assistente na Cadeira de Direito Romano da Faculdade de Direito da UFC. Nessa disciplina, não só ascendeu aos postos subsequentes da carreira acadêmica como alcançou amplo reconhecimento entre os especialistas, tendo inovado grandemente, entre nós, o conhecimento das instituições políticas da Roma Antiga.

Atuou também na cadeira de sociologia, ministrando a disciplina no curso básico da Universidade. Para completar sua formação, concluiu o mestrado em ciência política no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e o doutorado em Direito do Estado, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Aposentando-se na UFC, aceitou convite para continuar lecionando na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Exerceu cargos públicos, tornando-se também presidente do Instituto Tancredo Neves no Ceará, órgão de pesquisa e formação política. Escritor deixou vários livros publicados. Foi Ex-governador do Rotary Cllub International – Distrito 4490 e sócio do Rotary Club Fortaleza - Alagadiço. Agerson Tabosa Pinto - faleceu no dia 16 de julho de 2011.