domingo, 5 de novembro de 2017

FALECEU HOJE, EM CRATO, O ROTARIANO MONSENHOR GONÇALO FARIAS FILHO

Por *Audir de Araújo Paiva
Monsenhor Gonçalo Farias
MONSENHOR GONÇALO FARIAS FILHO – nosso 43º - Presidente no período de 1976 a 1977. Filho de Gonçalo Farias dos Santos e Julia Costa Farias. Nasceu em Icó, Ceará, em 8 de junho de 1927. Reside, com familiares, no Bairro do Pimenta, Crato, Ceará. Sua classificação em nosso clube: Radio-Difusão. foi professor em diversos estabelecimentos de ensino do Crato, entre os quais o Seminário São José, o Colégio Diocesano e o Colégio Santa Teresa de Jesus.
Foi diretor da Radio Educadora do Cariri, por muitos anos onde desenvolveu um trabalho dinâmico, com várias reformas. Sua especialização religiosa: Teologia e Filosofia. Foi vigário da Paróquia de São Miguel, em Crato. Ingressou no Rotary Club de Crato em 03 de julho de 1975, registrado em Rotary International sob número 32943. Foi seu padrinho (proponente), o Professor Fausto Arselino Guimarães.
Monsenhor Gonçalo era comunicativo, afável, sempre de permanente bom humor, era dos companheiros muito querido no clube. Notável orador era apreciado pela inteligência cintilante, sólidos conhecimentos e oratória empolgante. Em reconhecimento os relevantes serviços prestados ao Rotary e a comunidade; foi Presidente da Fundação José Horácio Pequeno. Por motivo da sua idade, pediu afastamento do quadro de ativo de associados, era sócio honorário do clube. Mas foi um grande incentivador para sua sobrinha Maria Ariadne Farias de Albuquerque, ingressar no Rotary Club de Crato. O mestre Monsenhor, preparou tão bem a sobrinha para ser rotariana que ela foi a primeira mulher a presidir o Rotary Club de Crato e ocupou o posto de Governadora Assistente dos clubes da Região Sul do Ceará.
Era um notável administrador, inclusive assumiu postos de delegados pela Diocese do Crato. Seus sermões são notáveis, sempre escutados com atenção por todos. Foi também, diretor do Clube Recreativo Granjeio e do Jornal Ação, o qual era editado pela gráfica pertencente à Diocese de Crato. Amparava a família e a pobreza com amor desvelado e dedicação ímpar. Figura querida e indispensável na comunidade era, ainda, um profundo conhecedor da filosofia do Rotary, tinha uma grande folha de serviços prestados à comunidade.
Fonte: Rotary Club de Crato
*Dr. Audir de Araújo Paiva é Advogado, Economista e Escritor, membro do Instituto Cultural do Cariri, sócio representativo do Rotary Club de Crato com a classificação Advocacia Trabalhista. Ingressou no quadro de associado do clube no dia 17 de agosto do ano 1972. Presidiu o clube no período 1981 a 1982.

Parabéns a Zoetânia por seu aniversário>

Hoje,dia 5 de novembro, registramos o aniversário da Senhora Zoetania Sobral Melo (foto ao lado esposo). Ela é sócia da Casa da Amizade de Crato e esposa do rotariano Hênio do Nascimento Melo Junior. Nossos Parabéns a Aniversariante!