O desenho básico do emblema, uma roda, data de 1905, ano em que foi organizado o primeiro Rotary Club na cidade de Chicago, Os sócios reuniram-se para discutir o desenho de um emblema que pudesse simbolizar o carácter de sua recém-formada entidade. Foi escolhido como emblema a roda de carruagem, elaborada por Montague M. Bear, um tipógrafo-gravador que poucas semanas antes havia se tornado sócio do Clube. A escolha foi justificada porque a roda era bem conhecida; era básica e era a civilização da roda. Além disso, a roda gira, dando ideia de movimento. Naquela época, as reuniões faziam-se “em rodízio” nos locais de trabalho dos sócios.
Em 1910, quando os 16 Rotary Clubes existentes se reuniram na cidade de Chicago e formaram a “Associação Nacional de Rotary Clubs”, havia tantos desenhos de emblemas quanto clubes.
Antes da Convenção de 1912, de Duluth, no Estado de Minnesota, a sede nacional convidou todos os clubes a apresentarem o desenho de um emblema a ser usado por todos os Rotary Clubs, devendo ter a roda como elemento básico. Naquele ano, na cidade de Duluth, foi escolhida e adaptada como emblema oficial uma roda de engrenagem, com as cores azul real e dourado. Mas o desenho não durou mais de oito anos. Alguns engenheiros reclamaram que a roda era mecanicamente defeituosa e não podia realizar nenhum trabalho.
Foi então nomeada uma comissão de dois Rotários para fazer a devida correção, sendo eles Oscar B. Jorge, de Duluth e Charles Henry Mackintosh, de Chicago. O desenho desses dois Rotários, anunciado e adaptado em 1920, foi usado desde então até aos dias de hoje, com uma exceção. Eles haviam-se esquecido de induzir um rasgo de chaveta na roda, e sem chaveta, a engrenagem seria inútil, incapaz de transmitir força ao eixo ou ser por ele impulsionada. Emblema atual, após a introdução do rasco de chaveta.
Fonte: Botetim do Rotary Club de Mafra - Portugal.
Em 1910, quando os 16 Rotary Clubes existentes se reuniram na cidade de Chicago e formaram a “Associação Nacional de Rotary Clubs”, havia tantos desenhos de emblemas quanto clubes.
Antes da Convenção de 1912, de Duluth, no Estado de Minnesota, a sede nacional convidou todos os clubes a apresentarem o desenho de um emblema a ser usado por todos os Rotary Clubs, devendo ter a roda como elemento básico. Naquele ano, na cidade de Duluth, foi escolhida e adaptada como emblema oficial uma roda de engrenagem, com as cores azul real e dourado. Mas o desenho não durou mais de oito anos. Alguns engenheiros reclamaram que a roda era mecanicamente defeituosa e não podia realizar nenhum trabalho.
Foi então nomeada uma comissão de dois Rotários para fazer a devida correção, sendo eles Oscar B. Jorge, de Duluth e Charles Henry Mackintosh, de Chicago. O desenho desses dois Rotários, anunciado e adaptado em 1920, foi usado desde então até aos dias de hoje, com uma exceção. Eles haviam-se esquecido de induzir um rasgo de chaveta na roda, e sem chaveta, a engrenagem seria inútil, incapaz de transmitir força ao eixo ou ser por ele impulsionada. Emblema atual, após a introdução do rasco de chaveta.
Fonte: Botetim do Rotary Club de Mafra - Portugal.