quinta-feira, 1 de maio de 2014

Thomaz Osterne de Alencar
Uma História, Muitas Lições


2014 ano do centenário nascimento de Thomaz Osterne de Alencar - História e Legado de uma das personalidades mais importantes do Cariri.

Thomaz Osterne de Alencar
17-10-1914 / 13-10.1979
Dos líderes proeminentemente da comunidade caririense na segunda metade do século XX, o empresário Thomaz Osterne de Alencar merece destaque na qualidade com que cumpriu papéis de logísticas, idealizador de projetos revolucionários para a Região e incansável precursor das iniciativas e providências que abraçaria no decorrer de sua existência.

Nascido a 17 de outubro de 1914, no município de Pio IX, Piauí, logo adolescente veio com a família fixar residência em Crato, onde efetivou seus estudos junto à Escola Técnica de Comércio, estabelecimento que formaria grandes vultos da história cearense.
Dedicado às atividades mercantis, com o tempo, Thomaz Osterne demonstraria firme competência também à frente de órgãos comunitários, vindo exercer funções importantes na Diretoria da Associação Comercial do Crato, onde, desde 1963, esteve na Presidência da entidade, até seu falecimento, ocorrido a 13 de outubro de 1979.

Presença constantes pela defesa dos ideais caririenses, nunca mediu esforços quando postulou melhorias e encetou lutas em favor do nosso progresso. Exemplos de tais vitórias significam a idealização e a construção do Açude do Inxu, oficialmente denominado Thomaz Osterne de Alencar, dos maiores do Ceará; abertura de avenidas, estradas, e promoção de asfaltamentos; duplicação da rodovia Crato – Juazeiro do Norte; o asfalto das estradas de Assaré e Campos Sales; abertura da  agência do Banco do Nordeste do Brasil em Crato; a edificação do primeiro conjunto das Casas Populares; ampliação da eletrificação rural aos municípios regionais; acréscimo de limite do crédito bancário; se considerando ainda a campanha em defesa do comércio diante dos entes fiscais arrecadadores.

Espírito vanguardista, permaneceu sempre atento a oportunidade desenvolvimento, havendo participado com brilho das ações do Lins Club, em Crato, instituição que presidiu durante três mandatos, durante os quais realizou três convenções distritais. Por dois anos, cumpriu o mandato de Presidente da Cooperativa Agrícola do Cariri.

Viajou pelo Brasil em missões coletivas empresariais, marcando participações em diversos simpósios e congressos. Outro destaque da personalidade de Thomaz Osterne de Alencar seria o empenho extremado com que constituiu a família, casado que foi com Dona Maria Daysa de Alencar, mãe dos seus filhos Pedro Ernesto, Maria Elisa, Bárbara, Vicente Carlos, Maria Cecília e Maria Daisy. O reconhecimento da população de Crato aos serviços prestados pelo ilustre piauiense nas terras do Cariri proporcionou que o Legislativo Municipal denominasse na sede o nome Thomaz Osterne de Alencar a avenida perimetral, uma das vias principais da cidade.

Por isso e mais razões, nada tão justo do que esta manifestação de apreço, em nome do Instituto Cultural do Cariri, ao valoroso ser humano que ora perfaria cem anos de história rica e benfazeja, obtendo lugar cativo na alma de nossa gente.

Obra pesquisada na elaboração desta matéria: Roteiro biográfico das ruas do Crato, de autoria do Jornalista J. Lindemberg de Aquino, 2ª. Edição, UFC/Casa de José de Alencar, Fortaleza, Ceará, 1999.

Fonte: Reprodução da publicação na Revista "Uma História, Muitas Lições" que circulou por ocasião das comemorações do centenário de nascimento (in memoriam) de Thomaz Osterne de Alencar.