sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Dra. Auxiliadora Ferreira Brito fez excelente palestra no Rotary sobre o tema: "Obesidade na Criança e no Adolescente"

A renomada médica Dra. Maria Auxiliadora Ferreira Brito, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Campos de Barbalha) e esposa do rotariano Rubens Ferreira Almino de Lima, foi a palestrante na plenária do Rotary Club de Crato realizada no dia 26 de novembro de 2009. Ela discorreu sobre a “Obesidade na Criança e no adolescente”. Com competência, conhecimento e domínio do tema, prendeu a atenção do público presente e fez uma excelente explanação sobre esse problema que preocupa os médicos e os governos do mundo.

A Dra. Auxiliadora em sua palestra falou que a obesidade caracteriza-se pelo excesso de gordura no corpo, representa um dos grandes problemas de saúde pública no mundo inteiro. Quase 1/3 da população mundial está acima do peso. A obesidade é medida usando uma escala chamada índice de massa corpórea ou IMC, que é calculada usando seu peso e altura.

A obesidade não é apenas um problema de falta de força de vontade do obeso, por isso precisa ter acompanhamento médico. Pois, o seu tratamento implica na redução da mortalidade de pessoas que teriam suas vidas interrompidas precocemente. Infelizmente não existe uma mágica que promova a perda de peso sem a colaboração e a motivação da pessoa.

As consequencias da obesidade precisam ser conhecidas para uma melhor conscientização a fim de evitá-las. Atualmente a diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas relacionadas com a obesidade que prevalecem entre os adultos estão mais comuns entre os jovens. A percentagem de crianças e adolescentes com excesso de peso ou obesos é preocupante. Os hábitos alimentares e o sedentarismo são considerados como causa do aumento da obesidade na juventude.

O excesso de peso durante a infância e adolescência é prenúncio de excesso de peso na idade adulta. As crianças com excesso de peso, entre os 10 e os 14 anos, que tenham pelo menos um dos pais obeso ou com excesso de peso, são referenciados como tendo grandes probabilidades de serem adultos obesos.

Muitos efeitos adversos na saúde estão relacionados com o excesso de peso verificado entre as crianças e adolescência, estão relacionados com o aumento da morbidez e da mortalidade mais tarde.

Ela terminou sua palestra advertindo que as famílias precisam mudar os hábitos alimentares. Evitar, refrigerantes, açúcar, gorduras saturadas e carboidratos, substituindo por frutas e verduras, para induzir os filhos a seguirem o bom exemplo de uma boa alimentação. E acrescentou que as crianças precisam de espaço para brincarem e praticarem esportes, para crescerem saudáveis.



Dr. Rubens Ferreira Almino de Lima e sua esposa, Dra. Auxiliadora Ferreira Brito, Dra. Regina Vilar (presidente do Rotary) e o Dr. Wellingston Lins de Alencar (Governador Assistente do D-4490)





Dra. Auxiliadora recebe da Dra. Sandra Macedo Pinto o Diploma do Mérito Rotário outorgado pelo Rotary Club de Crato

domingo, 22 de novembro de 2009

Vamos pegar o rato? – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Relembro com saudade do companheiro Jósio de Alencar Araripe, um grande amigo, que a vontade maior, que vence a todos nós, roubou do nosso convívio.
O companheiro Jósio era um forte crítico das idéias desprovidas de inteligência e, principalmente do regime político que vigorou em nosso país por longos vinte e um anos.
Quando ainda nos reuníamos no Crato Tênis Clube, a notícia que mais teve repercussão no noticiário da época foi a declaração de Nelson Chaves, um conhecido nutricionista pernambucano, que receitava uma dieta de ratos para acabar com a fome do nordestino.
Na plenária da semana em que essa notícia era o prato do dia, Jósio se inscreveu no “Período de Comunicações” para comentar a infeliz declaração do cientista pernambucano, que era ligado a uma agência governamental de combate à fome. Iniciou sua fala comentando que a Checoslováquia tinha muitas represas próprias para criação de peixes. Era uma excelente maneira de matar a fome do povo daquele país. Que o nordeste precisa de açudes e o Ceará com os açudes do Orós e do Castanhão, naquela época, ainda um projeto distante, poderia se transformar num grande criatório de peixes. E assim o companheiro Jósio encerrou sua comunicação: “O nosso sertanejo não tem o hábito de comer peixe. Mas seria muito mais fácil habituá-lo a comer peixes do que ratos. Mas como esse governo tem muita propaganda, pode ser que investindo em uma maciça campanha publicitária, convença nosso povo a comer ratos. Agora, difícil mesmo vai ser pegar o rato...”

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Secretário de Educação de Crato Esteve Presente na Plenária do Rotary Club

O Secretário de Educação do município de Crato, Dr. José Valentim Dantas, esteve presente na reunião plenária do Rotary Club de Crato, realizada dia 19 de novembro. A reunião foi presidida pela Dra. Regina Lúcia Vilar Filgueiras. Na ocasião o visitante viu a apresentação do Grupo de Flautas da Escola Rotary, instituição mantida em parceria Rotary/ Município. O Ilustre Secretário, usou a palavra para dizer da satisfação de presenciar o trabalho educacional da escola e ratificar o apoio da Secretária de Educação aquela unidade educacional. O projeto está sendo desenvolvido pela coordenado professora Maria Ivonete Paulino dos Santos, com a orientação do professor de musica senhor Antonio Almeida (Tom). E conta com o apoio da diretora da escola Dra. Leonia Ribeiro Barbosa, da Casa da Amizade por sua presidente, Rose Herculano Carvalho e Fundação José Horácio Pequeno. O Dr. Valentim prometeu viabilizar o transporte para o grupo se apresentar na próxima Conferencia Distrital do Rotary que será realizada em Teresina, Piauí.




Professor Antonio Almeida (Tom) e a cordenadora Maria Ivonete Paulino dos Santos

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Grupo de flautas da Escola Rotary se apresentará hoje no Rotary Club de Crato

Um grupo de flautas formado por alunos da Escola Rotary se apresentará hoje, 19/11, na plenária do Rotary Club do Crato - RCC, quando será comemorado o Dia da Música, cujo transcurso ocorrerá no próximo dia 22 de novembro.
Cerca de vinte crianças da Educação Infantil e do Ensino Médio da Escola Rotary integram o referido grupo, formado no âmbito de um projeto musical recentemente reativado a partir da idéia da coordenadora da Casa de Amizade do Crato, Rose Herculano, de prestar homenagem ao ex-presidente e fundador do RCC, Jefferson de Albuquerque por ocasião do transcurso do seu centenário, que ocorrerá em breve. O pensamento inicial era formar um coral de crianças da Escola para se apresentar no evento, mas a idéia tomou uma dimensão maior quando a professora Maria Ivanete Paulino dos Santos propôs a reativação de um projeto de iniciação musical que existia na Escola. Rose Herculano encampou a idéia e, para tanto, foi contratado o professor de música Antonio Almeida, o Tom, que já presta serviço semelhante em outras escolas da rede pública municipal de educação. Tom, que é do quadro efetivo da Secretaria de Educação do Crato, ministra duas aulas semanais na Escola Rotary, promovendo a prática de instrumento, no caso da flauta, e recebe um salário custeado pela Casa da Amizade do Crato.


A professora Ivanete dos Santos, que coordena o projeto, destaca a importância do ensino de música enquanto um importante instrumento de formação de cidadãos conscientes e atuantes, além da Escola cumprir da melhor forma possível uma diretriz do Ministério da Educação que obriga a inclusão da educação musical e artística no currículo da Educação Básica. O projeto conta com o apoio integral da diretora Leônia Ribeiro Barbosa, do quadro de professores e funcionários da Escola e da Fundação José Horácio Pequeno (instituição criada sob os auspícios do Rotary Club de Crato e administrada por Rotarianos).


Na apresentação de logo mais, o grupo de flautas executará um diversificado repertório, tendo como base músicas populares infantis, como as tradicionais cantigas de roda.


Grupo de Flautas da Escola Rotary é Destaque na Carta do Governador


Para ampliar a imagem abaixo, clique no opção Full na barra de ferramentas que se encontra na parte inferior da imagem. Depois da imagem ampliada, para voltar pressione a tecla Esc. Fonte: Carta do Governador do D4490 nº 3 de setembro de 2009

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Aos 102 anos de idade, Dr. Raimundo de Oliveira Borges elogia o livro O Berço dos Araújo Paiva e Parabeniza o seu Autor


Clique na imagem do texto que se encontra mais abaixo para ampliar a reprodução do original da carta datilografada datada de novembro de 2009, enviada ao autor do livro O Berço dos Araújo Paiva pelo renomado advogado e escritor; e grande rotariano, Dr. Raimundo de Oliveira Borges, na qual ele elogia o conteúdo do livro e parabeniza o escritor Audir de Araújo Paiva, pelo ótimo trabalho que realizou. Dr. Borges, como é conhecido, é o advogado mais velho do Cariri, tem dez livros publicados e completou 102 anos de idade no dia 2 de julho, com a lucidez de um jovem.

Dr. Borges nasceu em 1907, na Vila de São Pedro, onde hoje é a cidade de Caririaçu. Filho de Clemente Ferreira Borges e Maria José de Oliveira Borges. Fez o curso primário nas escolas públicas da terra natal, de 1916 a 1921. O secundário no Colégio Diocesano do Crato, no Liceu do Ceará, em Fortaleza e no Ginásio da Bahia, Salvador, em 1927.

Em Março de 1928 ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, fazendo nesta o 1º ano. Em 1930 cursou a Faculdade de Medicina de Recife, terminando nesta o 2º ano. Abandonou por problema de saúde o curso médico e em 1933 matriculou-se na Faculdade de Direito do Ceará, Fortaleza, concluindo aí o curso jurídico, em 1937, sendo o orador da turma.
.
Exerceu as funções do Promotor de Justiça nas Comarcas de Tauá, Missão Velha e Crato. Nesta, posteriormente, foi advogado de ofício. Foi vereador da Câmara Municipal do Crato e depois Secretário da Municipal. Foi Suplente de Deputado pelo Partido Social Progressista.
.
Cidadão Honorário do Crato, título outorgado pela Câmara Municipal. Presidente o Rotary Club do Crato, por duas vezes. Ex-Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências Econômicas e de Direito do Crato. Membro do Instituto Cultural do Cariri - ICC, do Instituto Genealógico do Cariri, sócio correspondente do Instituto Cultural do Vale Caririense de Juazeiro do Norte, membro Honorário da Academia de Letras de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, além de outras instituições.


A seguir a íntegra do texto da carta que o renomado escritor Dr. Raimundo de Oliveira Borges enviou ao colega Audir de Araújo Paiva


" HISTÓRIA SINTÉTICA DO CRATO - Acabo de ler, com atenção e proveito, o livro – O BERÇO DOS ARAÚJO PAIVA – de Autoria do Dr. Audir de Araújo Paiva.

Descreve ele, alem da genealogia da sua ilustre família, uma sintética e admirável história do Crato, em apenas um Capítulo, o de nº XIV, da página 115 e 138.

Audir é piauiense da gema e chegou ao Crato ainda moço, onde só com o seu próprio talento, conseguiu diplomar-se em Direito e exercer destacadas funções até chegar a Juiz Classista Federal do Trabalho.

Começa, como dito, pelo Capítulo XIV e com o título – CRATO PRINCESA DO CARIRI. E prossegue, de etapa em etapa, descrevendo o desenvolvimento desta cidade histórica, desta cidade de Frei Carlos Maria de Ferrara.

Estampa a Coluna da Hora, a estátua de Cristo Rei, na antiga Praça da Estação da Rede de Viação Cearense; o Brasão da cidade, o Hino do Crato, de autoria do poeta Martins d’Alvarez, o Seminário São José, o prédio da Reitoria da Universidade Regional do Cariri, na Rua Cel. Antônio Luiz, o Teatro Raquel de Queiroz, o Museu Histórico, o Novo Trem do Cariri, de Crato a Juazeiro, o prédio da antiga Rede de Viação Cearense (RVC) e, finalmente, uma vista aérea da cidade que vai se alargando pelo sopé da encantadora Serra do Araripe.

O Crato tem este condão: Atrai, fascina e mantém no seu seio aconchegante e amigo todas as pessoas que aqui chegam às vezes como simples visitantes e ficam para o resto da vida. E são Alexandre Arraes de Alencar, Antônio de Alencar Araripe, Pedro Felício Cavalcanti, Humberto Macário de Brito, Ariovaldo Carvalho, Padre Antônio Gomes de Araújo, Monsenhor Francisco Holanda Montenegro, Francisco Cícero Pierre, Antônio Alves de Moraes Júnior, Teunas Soares, George Lucetti, Audir de Araújo Paiva e outros vultos de igual renome.

Não foi, pois, sem razão, que a Edilidade gravou na coluna de Cristo Rei: “Sede bem vindo, aqui há lugar para todas as pessoas de boa vontade.”

Parabéns, Dr. Audir, a você que é um rotariano cem por cento, que tem dado ao Crato tudo de si antes de pensar em si, consoante a característica do grande grêmio internacional; você é incontestavelmente, uma daquelas pessoas de boa vontade que o Crato conserva no íntimo do seu coração e da sua afetividade. Parabéns. Novembro de 2009. Raimundo de Oliveira Borges.” (Texto transcrito do original gentilmente cedido por Audir de Araújo Paiva)

MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURA - 2009

A Dra. Carla Vanessa Fernandes Prata, gerente da unidade do Sesc de Crato, a convite do Rotary Club de Crato ocupou a Ordem do Dia da reunião plenária do clube, realizada no dia 5 de novembro e falou sobre a Mostra Sesc Cariri de Cultura, que será realizada nos dias 13 a 20 do mês de novembro de 2009. Com sua beleza, simpatia, carisma, inteligência e domínio do tema, ela prendeu a atenção do público presente e fez uma bela explanação sobre esse grande evento cultural promovido pelo Sesc. Ao final a convite do presidente em exercício do Rotary, senhor João Batista da Silva, coube a esposa deste, senhora Maria do Socorro Brito da Silva, entregar à palestrante o “Diploma de Honra ao Mérito Rotário”, outorgado pelo clube.

SÍNTESE DA HISTÓRIA DA MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURA

Em 1999, foi criada, no Crato, a Mostra Sesc Cariri de Teatro, a partir do Projeto de Desenvolvimento e Consolidação do Teatro no Cariri, desenvolvido pelo Departamento Regional do Sesc no estado do Ceará em parceria com o Departamento Nacional do Sesc.

Desde a sua primeira edição, a Mostra foi estruturada com uma perspectiva de, em longo prazo, tornar-se uma referência nacional no âmbito das artes cênicas, ao mesmo tempo em que abriria frentes amplas para a coexistência de diversas linguagens artísticas e múltiplas manifestações culturais na região do Cariri.

Nesses anos o projeto cresceu em todas as direções. Ampliou a sua extensão para as cidades vizinhas, passando a ter Crato e Juazeiro do Norte como pólos principais, além de programações itinerantes em 15 municípios; aumentou ano a ano a quantidade de apresentações e de espaços onde elas acontecem; abandonou o caráter competitivo, tornando-se mais democrática; deixou de restringir-se às artes cênicas, para englobar as mais diversas formas de manifestações e linguagens artísticas.

Em virtude dessa ampliação, teve seu nome modificado para Mostra Sesc Cariri de Cultura. Sua estrutura foi dividida em cinco núcleos: Artes Cênicas, Música, Artes Plásticas, Literatura e Audiovisual, incorporando, além de manifestações artísticas, os hábitos, costumes e crenças do Cariri e de cada região do Brasil, elementos que formam a pluralidade e, ao mesmo tempo, determinam a singularidade do nosso País.

Fonte dos dados históricos: Site da Mostra SESC Cariri Cultural





Dra. Carla Prata, Dra. Maria Maria do Socorro Batista, João Batista da Silva (Presidente do Rotary em exercício) e o José Hairton Carvalho (Secretário do Rotary)






Dra. Maria do Socorro Brito entregar a palestrante Dra. Carla Prata o “Diploma de Honra ao Mérito Rotário”, outorgado pelo clube.