sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Família Rotária Festeja Nascimento de Jesus!

Quinta feira, dia 20 de dezembro de 2012, o Rotary Club de Crato, sob a presidência de Antônio José Albuquerque em parceria com a Casa da Amizade, sob a presidência de Marta Régia, em plenária festiva reuniu a família rotária e seus convidados, para comemorarem  nascimento de Jesus Cristo.

Na ocasião o Dr. José Valentim Dantas, Secretário de Educação do Município, foi homenageado com uma placa de “Honra ao Mérito” pelos relevantes serviços prestados a comunidade, especialmente a Escola Rotary do Bairro Lameiro, instituição de Ensino Fundamental, mantida pelo Rotary Club de Crato em parceria com o município. 


Registro fotográfico: Rotarinao Audir Paiva. Acesse o link abaixo e visualize mais fotos do evento




Plenária do Rotary Club de Crato para comemorar o Natal 


Presépio simbolizando o nascimento de Jesus



A festa de Natal é universal, abrangente e calorosa, que envolve a todos. É a maior festa da cristandade. Não há quem consiga ignorar a data que é lembrada nos simbolismos: neve, Papai Noel trenós, renas,  estrelinhas, o presépio, ou luzes coloridas. O Natal é tempo de nascimento, conversão, tempo de alegria; comemoração para marcar a celebração da vida, que é o autêntico sentido da festa.

Para relembrar esse acontecimento que dividiu as eras em a.C. e d.C. a seguir um resumo do que diz os historiadores sobre esse fato.

O verdadeiro significado do Natal vem se perdendo. O principal foco tem sido cada vez mais a preocupação com o presente, a ceia, a decoração e os convidados. Mas esquece-se que a festa é para Ele, Jesus Cristo, o aniversariante. Será que Ele está presente nesta festa. Não é preciso convidá-lo, mas é necessário lembrar-se Dele.

As comemorações festivas do ciclo natalino vêm da distante Idade Média, quando a Igreja Católica introduziu o Natal em substituição a uma festa mais antiga que existia no Império Romano. A data para o nascimento de Jesus Cristo conhecida pelos primeiros cristãos foi fixada pelo Papa Júlio 1º, que governou a Igreja nos anos 337-352 d.C. Pouco a pouco o sentido cristão modelou e reinterpretou o Natal na forma e intenção. O ciclo natalino inicia-se na véspera do Natal, 24 de dezembro, e vai até o dia de Reis, 6 de janeiro.

Conta a Bíblia que um anjo anunciou para Maria que ela daria a luz a Jesus, o filho de Deus. Na véspera do nascimento, o casal viajou de Nazaré para Belém, chegando na noite de Natal. Como não encontraram lugar para dormir, eles tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e ovelhas, Jesus nasceu e foi enrolado com panos e deitado em uma manjedoura. Pastores que estavam próximos com seus rebanhos foram avisados por um anjo e visitaram o bebê. Três reis magos: Belchior, Baltazar e Gaspar que viajavam há dias seguindo a estrela guia, igualmente encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: ouro, mirra e incenso. No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o filho de Deus.

“Naqueles dias, o Imperador Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento em todo o império. Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. José era da família e descendência de Davi. Subiu da cidade de Nazaré na Galiléia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estava em Belém, se completaram os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa.

Naquela região havia pastores, que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho. Um anjo do Senhor apareceu aos pastores; a glória do Senhor os envolveu em uma luz e eles ficaram com muito medo. Mas o anjo disse aos pastores: “Não tenham medo! Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal: vocês encontrarão um recém-nascido, envolto em faixas e deitado na manjedoura. De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão de anjos. Cantava louvores a Deus, dizendo: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados” (Lucas 2,1-14), Palavra da Salvação.



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Tudofel: Uma infância feliz

Tudofel: Uma infância feliz: Graças ao meu bom Deus, até o momento, posso me considerar um sujeito de sorte. Todas as fases da minha já longa existência (afinal 4...

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Parabéns para Aglézio de Brito

Parabéns para Aglézio de Brito (foto), ele faz aniversário hoje, 12 de dezembro. Aglézio é sócio e ex-presidente do Rotary Club de Crato.

Vida Rotária - Ingressou no quadro social do clube em 18 de Dezembro de 1979, na classificação de Advocacia Civil, foi seu proponente o advogado e rotariano Dr. Manoel Mandu Holanda.


Foi Presidente da Fundação José Horácio Pequeno (1982/83), instituição criada pelo Rotary do Crato). 

Presidiu o Rotary Club do Crato no período de 1990/1991. Nas administrações que lhe sucederam, sempre ocupou e continua ocupando cargos no Conselho Diretor do clube.
Recentemente recebeu o título de Sócio Honorário outorgado pelo Rotary Club Crato – Centro.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Rotary homenageou Dr. Aglézio de Brito por seus 40 anos de Advocacia

A partir da Esquerda: Jornalista Huberto Cabral, Dr. Aglézio de Brito, Dr. Antônio José Albuquerque (Presidente do Rotary),  Hairton Carvalho (Secretário do clube),  Zillnele Barreto (Governadora Assistente) e na tribuna Dr. Audir de Araújo Paiva.

Dia 6 de dezembro, o Rotary Club de Crato, em reunião plenária homenageou o seu associado e advogado Dr. Aglézio de Brito por seus quarenta anos no exercício da advocacia.

O seu colega rotariano e advogado Dr. Audir de Araújo Paiva fez a saudação ao homenageado em nome da instituição rotária. Ao final Dr. Aglézio de Brito recebeu das mãos do seu filho Carlos Felipe uma placa de Honra ao Mérito outorgada pelo Rotary Club de Crato, assim fez o registro de tão importante data.

A seguir uma síntese da saudação que o Dr. Audir de Araújo Paiva fez ao colega e Dr. Aglézio de Brito: 

O Conselho Diretor do clube incumbiu-me a difícil missão de fazer a saudação ao homenageado dessa noite, haja vista que falar para um grande jurista, orador, jornalista e escritor como é o nosso companheiro Aglézio não é nada fácil. Entretanto, aprendi que o soldado quando convocado não deve fugir da missão para que foi chamado.

Por isso com muito prazer estou aqui com a finalidade de externar a alegria e solidariedade da família rotaria nas homenagens que Rotary faz ao Dr. Aglézio de Brito por seus quarenta anos de Advocacia.

Eu tenho a honra fazer parte do seu seleto círculo de amigos, pois ele é  meu companheiro rotariano; é meu irmão maçom e meu amigo desde o tempo em que fomos estudantes contemporâneos no segundo grau. Portanto a nossa amizade ultrapassa os quarenta anos.


Por trás da humildade do Dr. Aglézio, temos um notável e um grande defensor desta cidade princesa, sua cidade natal.


O Rotary tem a felicidade de ter no seu quadro de associado pessoa digna de apreço e louvor como Dr. Aglézio.  O Clube foi bastante sensível ao lembrar e registrar nessa plenária a passagem dos quarenta anos de profissão do nosso companheiro Aglézio.


Essa plenária é digna de ser gravada, não pelos meios eletrônicos convencionais, mas essa homenagem é digna de ser gravada em placa de metal, para ao final dessa solenidade o clube presenteá-lo com mais um troféu o qual será somado aos seus outros tantos que Dr. Aglézio já recebeu por seu mérito no decorrer desses quarenta anos de advocacia.


São poucos os profissionais que têm o prazer de comemorar quarenta anos de profissão com ética, honradez, sucesso e construindo o seu legado com bons exemplos.

Se fosse citar todas as virtudes desse nosso companheiro, uma noite seria pouco para discorrer sobre sua vida. Por isso anotei apenas um resumo do seu currículo o qual passarei a citar.


Aglézio de Brito - Filiação: Gumercindo de Brito e Maria de Alcântara

Nascimento: 12-12-1943. Naturalidade: Crato-CE. Casado com a professora Maria Aparecida Torres de Brito. Filhos: Samuel Torres de Brito, George Weiner  (Wainer) Torres de Brito; e Carlos Felipe Torres de Brito, casado com Orlene Moura Souza Brito.

Netos: Possui uma neta: Amanda Sobreira de Brito e um neto, Aglézio de Brito Neto.


Cursou o primário no Grupo Escolar Teodorico Teles/Crato (escola pública do município de Crato).

O Secundário: 1º ciclo: Escola Técnica de Comércio do Crato. 2º Ciclo: (Curso Clássicio) Colégio Estadual Wilson Gonçalves e  Colégio Diocesano do Crato (Curso Científico)


Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, em no dia 8 de novembro de 1972 - Turma de 1972.  Registro de inscrição na OAB-CE nº 2199.


Possui o Título de Especialista em Direito Civil pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde defendeu a monografia intitulada Estudos Sobre A Posse.


Detentor do Troféu Clóvis Beviláqua, outorgado pelo Conselho Seccional da Ordem Dos Advogados Do Brasil, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à OAB  e ao aperfeiçoamento das Instituições Jurídicas.


Detentor da Medalha do Mérito Jurídico, Dr. Raimundo de Oliveira Borges, outorgada pela OAB-Subseção do Crato.


Membro do Instituto Cultural do Cariri na cadeira do jurista Clóvis Beviláqua, sobre quem está escrevendo, atualmente, uma biografia.


Atividades, cargos e funções: Advogado militante desde o ano de 1973. Presidente da OAB-Subseção do Cariri no ano de 1987, Presidente da OAB-Subseção do Crato no ano de 1997.  Professor de Língua e Literatura Inglesa na Faculdade de Filosofia do Crato (1073/1976);

Professor de Língua Inglesa do Instituto Brasil Estados Unidos (ano de 1960).

Professor de Instituições de Direito Privado na Faculdade de Ciências Econômicas do Crato (1973/1976).  Professor de Sociologia do Direito e de Direito Comercial na Faculdade de Direito do Crato (1976). Presidente da União dos Estudantes do Crato (1965); Presidente do Serrano Atlético Cratense (1986/1987); Presidente do Crato Tênis Clube (1990/1992); Venerável Mestre da Loja Maçônica Renascença do Cariri (1990/1992); Membro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA) e do Instituto Brasileiro de Direito Municipal (IBDM); Procurador Geral do Município do Crato (1998/2000); Procurador Geral do Município de Antonina do Norte (2000/2008)


Atualmente é Coordenador da Fundação da Escola Superior de Advocacia (FESAC) No Interior do Estado do Ceará.


Atividades Jornalísticas: Nos anos de 1988 a 1989 manteve uma coluna semanal no Jornal A AÇÃO, órgão da Diocese do Crato.

Foi articulista do jornal “O Nordeste” em Fortaleza - CE (1967). Fundou o Clube de Imprensa do Crato.

Línguas estrangeiras: Fala e escreve em inglês e francês. Atualmente está estudando alemão  e hebraico.


Vida Rotária - Ingressou no quadro social do clube em 18 de Dezembro de 1979, na classificação de Advocacia Civil, foi seu proponente o advogado e rotariano Dr. Manoel Mandu Holanda. Dr. Aglézio foi Secretário do clube no período da gestão em que eu presidi o Rotary Club de Crato (1981-1982).


Foi Presidente da Fundação José Horácio Pequeno (1982/83), instituição criada pelo Rotary do Crato). Presidente da Avenida de Serviços Internacionais.


Presidiu o Rotary Club do Crato no período de 1990/1991. Nas administrações que lhe sucederam, sempre ocupou e continua ocupando cargos no Conselho Diretor do clube.

Recentemente recebeu o título de Sócio Honorário outorgado pelo Rotary Club Crato – Centro.


É um grande conhecedor da legislação do Rotary International.  A sua administração no clube, foi marcada com grande empenho na defesa dos Objetivos da Instituição Rotária, companheirismo e meio ambiente.


Dr. Aglézio de Brito como é conhecido, é Advogado brilhante com grande domínio da oratória e goza de sucesso na vida forense é um apaixonado pela Fotografia, Radioamadorismo e pela Natureza.


Livros: Tem prontos dois livros para publicação: “Estudos Sobre a Posse” e “Os Caminhos Da Audiência”, este último destinado aos jovens advogados. Está escrevendo outro livro com o título: Crítica do Furto – Uma Teoria sobre a Descriminalização do Furto;  e O Povo Constitucional.


Aglézio de Brito é referência bibliográfica citado pelo grande processualista brasileiro Theotônio Negrão em várias edições da obra Código de Processo Civil e Legislação Processual em Vigor, da Editora Saraiva.
Dr. Aglézio em meu nome e em nome da família rotária aceite os nossos sinceros parabéns por seus quarenta anos no exercício da advocacia.

Dr. Aglézio os nossos sinceros parabéns!



A partir da esquerda: Dr. Audir de Araújo Paiva, Dr. Felipe Brito  entrega uma placa de Honra ao Mérito ao pai Dr. Aglezio de Brito; e por último Dr. Antônio José Albuquerque (Presidente do Rotary Club de Crato). Foto: Mairton Neves.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Atenção! O prazo para entrega de doação de presentes para o natal promovido pelo Posto Avenida termina dia 10 de dezembro


Rotary homenageará Dr. Aglézio de Brito por seus 40 anos de Advocacia

Dr. Aglézio de Brito
Hoje, dia 6 de dezembro, em sua reunião plenária o Rotary Club de Crato homenageará o seu associado e advogado Dr. Aglézio de Brito por seus 40 anos no exercício da advocacia.

Dr. Aglézio foi admitido no quadro social do clube em 18 de Dezembro de 1.979, na classificação de Advocacia Civil, foi seu proponente o advogado Dr. Manoel Mandu Holanda. Dr. Aglézio  foi Secretário do clube no período da gestão de Audir de Araújo Paiva (1981-1982). Presidente da Fundação José Horácio Pequeno (1982/83). Presidente da Avenida de Serviços Internacionais. Presidente do Rotary Club do Crato no período de 1990/1991. Presidente da Avenida de Serviços Internos no período de 1992-1993. Vice Presidente no período de 1993-1994, 1994-1995, Diretor de Protocolo do clube por vários períodos.

Dr. Aglézio de Brito como é conhecido, é Advogado brilhante com grande domínio da oratória e sucesso na vida forense é um apaixonado pela Fotografia, Radioamadorismo e pela Natureza.

É um grande conhecedor do Rotary International. A sua administração no clube, foi marcada com grande empenho na defesa dos Objetivos da Instituição Rotária.

O conselho Diretor do clube escolheu o seu colega rotariano e advogado Dr. Audir de Araújo Paiva  para falar em nome da instituição rotária. 

Tudofel: O poeta do concreto e sua 'belacap'

Tudofel: O poeta do concreto e sua 'belacap': Ontem por volta das nove da noite, fechei o livro que estudava e fiquei por uns segundos observando Djalminha Conduru trabalhando com...

Tudofel: BRock

Tudofel: BRock: Na minha cidade, há trinta e poucos anos, as opções de lazer e diversão eram até satisfatórias. O diacho é que a gente quer muito ...

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Tudofel: Tempos de rock

Tudofel: Tempos de rock: Estamos nesse negócio de música desde o dia 21 de abril de 1500 . Ainda na barbárie da nossa tenra infância já nos deliciávamos ouvin...

Rotary homenageará Dr. Aglézio de Brito por seus 40 anos de Advocacia

Dr. Aglézio de Brito
Em sua reunião plenária da próxima quinta feira, dia 6 de dezembro, o Rotary Club de Crato homenageará o seu associado e advogado Dr. Aglézio de Brito por seus 40 anos no exercício da advocacia.

Dr. Aglézio foi admitido no quadro social do clube em 18 de Dezembro de 1.979, na classificação de Advocacia Civil, foi seu proponente o advogado Dr. Manoel Mandu Holanda. Dr. Aglézio  foi Secretário do clube no período da gestão de Audir de Araújo Paiva (1981-1982). Presidente da Fundação José Horácio Pequeno (1982/83). Presidente da Avenida de Serviços Internacionais. Presidente do Rotary Club do Crato no período de 1990/1991. Presidente da Avenida de Serviços Internos no período de 1992-1993. Vice Presidente no período de 1993-1994, 1994-1995, Diretor de Protocolo do clube por vários períodos.

Dr. Aglézio de Brito como é conhecido, é Advogado brilhante com grande domínio da oratória e sucesso na vida forense é um apaixonado pela Fotografia, Radioamadorismo e pela Natureza.

É um grande conhecedor do Rotary International. A sua administração no clube, foi marcada com grande empenho na defesa dos Objetivos da Instituição Rotária.

O conselho Diretor do clube escolheu para falar em nome da instituição rotária, o seu colega rotariano e advogado Dr. Audir de Araújo Paiva.  

Tudofel: Milagres acontecem: Ray Charles em Fortaleza e eu ...

Tudofel: Milagres acontecem: Ray Charles em Fortaleza e eu ...: Quando li a notícia que Ray Charles se apresentaria em Fortaleza, belisquei-me pra ver se não estava sonhando. Olhei ainda no calendá...

domingo, 2 de dezembro de 2012

Parabéns para os aniversariantes

Parabéns para Ana Emília de Albuquerque Pierre Justo (foto), ela faz aniversário 1º de dezembro. Ana Emília é ex-presidente da Casa da Amizade de Crato e esposa do rotariano Adão Henrique Ribeiro Justo, sócio e ex-presidente do Rotary Club de Crato.





Parabéns para Zilnele Barreto

Parabéns para Parabéns para Zilnele Barreto (foto ao lado do esposo Edson Barreto), ela faz aniversário dia, 2 de dezembro. O casal Zilnele e Edson são os mais novos sócios a ingressar em nosso clube.








Parabéns para Antônio José Albuquerque


Parabéns para Antônio José Figueiredo Albuquerque (foto ao lado da espos), ele faz aniversário dia, 4 de dezembro. Antônio José é sócio e presidente do Rotary Club de Crato para o período 2012 a 2013.

Tudofel: Colégio Diocesano do Crato (epílogo)

Tudofel: Colégio Diocesano do Crato (epílogo): Nesses últimos dias andei publicando aqui neste blog e no Facebook umas postagens sobre o Colégio Diocesano do Crato, relembrando...

Tudofel: Colégio Diocesano do Crato (epílogo)

Tudofel: Colégio Diocesano do Crato (epílogo): Nesses últimos dias andei publicando aqui neste blog e no Facebook umas postagens sobre o Colégio Diocesano do Crato, relembrando...

sábado, 1 de dezembro de 2012

Rotary Homenageia Luiz Gonzaga



Sede do Rotary Club de Crato

Para celebrar o centenário de nascimento (13/12/1912) do cantor e compositor nordestino Luiz Gonzaga, também conhecido por "Rei do Baião", o Rotary Club de Crato promoveu um forró em sua sede no dia 30 de novembro de 2012. A festa teve o título de Fororotary, o clube foi decorado com uma “Exposição Itinerante na terra de Luiz Gonzaga” coordenada por Rafael Lima.

Participação de Rafael e Vicente (forro de raiz)

A renda liquida do evento foi destinada a conclusão da ampliação da Escola Rotary, instituição de ensino mantida pelo Rotary Club de Crato em parceria com o município de Crato.

“Luiz Gonzaga é um ícone nordestino”. Através de suas músicas, ele deu visibilidade nacional e internacional à região Nordeste. 

O Projeto de ampliação das instalações física da escola teve início por Fernando Leite de Lacerda que administrou o clube no período 2011/2012 e está tendo continuidade pelo presidente Antônio José Albuquerque o qual presidirá o clube até junho de 2013.

A Escola Rotary do Lameiro foi criada pelo Rotary Club de Crato com base em um de seu s princípios: o “ideal de servir” e com o objetivo do Ensino de Primeiro Grau, tendo como foco a comunidade do Lameiro. A escola foi inaugurada em 23 de dezembro de 1954.

Funciona em três turnos com a média de 400 alunos, onde as crianças têm a oportunidade de construir as bases do saber para a caminhada da vida e as profissões das mais diversas.

Abaixo imagens do projeto de ampliação da Escola Rotary.






















Projeto Arquiteta: Fernanda Rachel Lacerda
(filha de Fernando Leite de Lacerda ex-presidente do Rotary Club de Crato)



Clique no link abaixo para visualizar as fotos do evento.

Tudofel: Colégio Diocesano: a saga continua

Tudofel: Colégio Diocesano: a saga continua: Normalmente, quando atingia o curso científico, que hoje corresponde ao ensino médio, o cratense ia estudar na capital, em Fortalez...