sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Família Rotária Festeja Nascimento de Jesus!

Quinta feira, dia 20 de dezembro de 2012, o Rotary Club de Crato, sob a presidência de Antônio José Albuquerque em parceria com a Casa da Amizade, sob a presidência de Marta Régia, em plenária festiva reuniu a família rotária e seus convidados, para comemorarem  nascimento de Jesus Cristo.

Na ocasião o Dr. José Valentim Dantas, Secretário de Educação do Município, foi homenageado com uma placa de “Honra ao Mérito” pelos relevantes serviços prestados a comunidade, especialmente a Escola Rotary do Bairro Lameiro, instituição de Ensino Fundamental, mantida pelo Rotary Club de Crato em parceria com o município. 


Registro fotográfico: Rotarinao Audir Paiva. Acesse o link abaixo e visualize mais fotos do evento




Plenária do Rotary Club de Crato para comemorar o Natal 


Presépio simbolizando o nascimento de Jesus



A festa de Natal é universal, abrangente e calorosa, que envolve a todos. É a maior festa da cristandade. Não há quem consiga ignorar a data que é lembrada nos simbolismos: neve, Papai Noel trenós, renas,  estrelinhas, o presépio, ou luzes coloridas. O Natal é tempo de nascimento, conversão, tempo de alegria; comemoração para marcar a celebração da vida, que é o autêntico sentido da festa.

Para relembrar esse acontecimento que dividiu as eras em a.C. e d.C. a seguir um resumo do que diz os historiadores sobre esse fato.

O verdadeiro significado do Natal vem se perdendo. O principal foco tem sido cada vez mais a preocupação com o presente, a ceia, a decoração e os convidados. Mas esquece-se que a festa é para Ele, Jesus Cristo, o aniversariante. Será que Ele está presente nesta festa. Não é preciso convidá-lo, mas é necessário lembrar-se Dele.

As comemorações festivas do ciclo natalino vêm da distante Idade Média, quando a Igreja Católica introduziu o Natal em substituição a uma festa mais antiga que existia no Império Romano. A data para o nascimento de Jesus Cristo conhecida pelos primeiros cristãos foi fixada pelo Papa Júlio 1º, que governou a Igreja nos anos 337-352 d.C. Pouco a pouco o sentido cristão modelou e reinterpretou o Natal na forma e intenção. O ciclo natalino inicia-se na véspera do Natal, 24 de dezembro, e vai até o dia de Reis, 6 de janeiro.

Conta a Bíblia que um anjo anunciou para Maria que ela daria a luz a Jesus, o filho de Deus. Na véspera do nascimento, o casal viajou de Nazaré para Belém, chegando na noite de Natal. Como não encontraram lugar para dormir, eles tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e ovelhas, Jesus nasceu e foi enrolado com panos e deitado em uma manjedoura. Pastores que estavam próximos com seus rebanhos foram avisados por um anjo e visitaram o bebê. Três reis magos: Belchior, Baltazar e Gaspar que viajavam há dias seguindo a estrela guia, igualmente encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: ouro, mirra e incenso. No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o filho de Deus.

“Naqueles dias, o Imperador Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento em todo o império. Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. José era da família e descendência de Davi. Subiu da cidade de Nazaré na Galiléia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estava em Belém, se completaram os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa.

Naquela região havia pastores, que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho. Um anjo do Senhor apareceu aos pastores; a glória do Senhor os envolveu em uma luz e eles ficaram com muito medo. Mas o anjo disse aos pastores: “Não tenham medo! Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal: vocês encontrarão um recém-nascido, envolto em faixas e deitado na manjedoura. De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão de anjos. Cantava louvores a Deus, dizendo: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados” (Lucas 2,1-14), Palavra da Salvação.



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Tudofel: Uma infância feliz

Tudofel: Uma infância feliz: Graças ao meu bom Deus, até o momento, posso me considerar um sujeito de sorte. Todas as fases da minha já longa existência (afinal 4...

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Parabéns para Aglézio de Brito

Parabéns para Aglézio de Brito (foto), ele faz aniversário hoje, 12 de dezembro. Aglézio é sócio e ex-presidente do Rotary Club de Crato.

Vida Rotária - Ingressou no quadro social do clube em 18 de Dezembro de 1979, na classificação de Advocacia Civil, foi seu proponente o advogado e rotariano Dr. Manoel Mandu Holanda.


Foi Presidente da Fundação José Horácio Pequeno (1982/83), instituição criada pelo Rotary do Crato). 

Presidiu o Rotary Club do Crato no período de 1990/1991. Nas administrações que lhe sucederam, sempre ocupou e continua ocupando cargos no Conselho Diretor do clube.
Recentemente recebeu o título de Sócio Honorário outorgado pelo Rotary Club Crato – Centro.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Rotary homenageou Dr. Aglézio de Brito por seus 40 anos de Advocacia

A partir da Esquerda: Jornalista Huberto Cabral, Dr. Aglézio de Brito, Dr. Antônio José Albuquerque (Presidente do Rotary),  Hairton Carvalho (Secretário do clube),  Zillnele Barreto (Governadora Assistente) e na tribuna Dr. Audir de Araújo Paiva.

Dia 6 de dezembro, o Rotary Club de Crato, em reunião plenária homenageou o seu associado e advogado Dr. Aglézio de Brito por seus quarenta anos no exercício da advocacia.

O seu colega rotariano e advogado Dr. Audir de Araújo Paiva fez a saudação ao homenageado em nome da instituição rotária. Ao final Dr. Aglézio de Brito recebeu das mãos do seu filho Carlos Felipe uma placa de Honra ao Mérito outorgada pelo Rotary Club de Crato, assim fez o registro de tão importante data.

A seguir uma síntese da saudação que o Dr. Audir de Araújo Paiva fez ao colega e Dr. Aglézio de Brito: 

O Conselho Diretor do clube incumbiu-me a difícil missão de fazer a saudação ao homenageado dessa noite, haja vista que falar para um grande jurista, orador, jornalista e escritor como é o nosso companheiro Aglézio não é nada fácil. Entretanto, aprendi que o soldado quando convocado não deve fugir da missão para que foi chamado.

Por isso com muito prazer estou aqui com a finalidade de externar a alegria e solidariedade da família rotaria nas homenagens que Rotary faz ao Dr. Aglézio de Brito por seus quarenta anos de Advocacia.

Eu tenho a honra fazer parte do seu seleto círculo de amigos, pois ele é  meu companheiro rotariano; é meu irmão maçom e meu amigo desde o tempo em que fomos estudantes contemporâneos no segundo grau. Portanto a nossa amizade ultrapassa os quarenta anos.


Por trás da humildade do Dr. Aglézio, temos um notável e um grande defensor desta cidade princesa, sua cidade natal.


O Rotary tem a felicidade de ter no seu quadro de associado pessoa digna de apreço e louvor como Dr. Aglézio.  O Clube foi bastante sensível ao lembrar e registrar nessa plenária a passagem dos quarenta anos de profissão do nosso companheiro Aglézio.


Essa plenária é digna de ser gravada, não pelos meios eletrônicos convencionais, mas essa homenagem é digna de ser gravada em placa de metal, para ao final dessa solenidade o clube presenteá-lo com mais um troféu o qual será somado aos seus outros tantos que Dr. Aglézio já recebeu por seu mérito no decorrer desses quarenta anos de advocacia.


São poucos os profissionais que têm o prazer de comemorar quarenta anos de profissão com ética, honradez, sucesso e construindo o seu legado com bons exemplos.

Se fosse citar todas as virtudes desse nosso companheiro, uma noite seria pouco para discorrer sobre sua vida. Por isso anotei apenas um resumo do seu currículo o qual passarei a citar.


Aglézio de Brito - Filiação: Gumercindo de Brito e Maria de Alcântara

Nascimento: 12-12-1943. Naturalidade: Crato-CE. Casado com a professora Maria Aparecida Torres de Brito. Filhos: Samuel Torres de Brito, George Weiner  (Wainer) Torres de Brito; e Carlos Felipe Torres de Brito, casado com Orlene Moura Souza Brito.

Netos: Possui uma neta: Amanda Sobreira de Brito e um neto, Aglézio de Brito Neto.


Cursou o primário no Grupo Escolar Teodorico Teles/Crato (escola pública do município de Crato).

O Secundário: 1º ciclo: Escola Técnica de Comércio do Crato. 2º Ciclo: (Curso Clássicio) Colégio Estadual Wilson Gonçalves e  Colégio Diocesano do Crato (Curso Científico)


Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, em no dia 8 de novembro de 1972 - Turma de 1972.  Registro de inscrição na OAB-CE nº 2199.


Possui o Título de Especialista em Direito Civil pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde defendeu a monografia intitulada Estudos Sobre A Posse.


Detentor do Troféu Clóvis Beviláqua, outorgado pelo Conselho Seccional da Ordem Dos Advogados Do Brasil, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à OAB  e ao aperfeiçoamento das Instituições Jurídicas.


Detentor da Medalha do Mérito Jurídico, Dr. Raimundo de Oliveira Borges, outorgada pela OAB-Subseção do Crato.


Membro do Instituto Cultural do Cariri na cadeira do jurista Clóvis Beviláqua, sobre quem está escrevendo, atualmente, uma biografia.


Atividades, cargos e funções: Advogado militante desde o ano de 1973. Presidente da OAB-Subseção do Cariri no ano de 1987, Presidente da OAB-Subseção do Crato no ano de 1997.  Professor de Língua e Literatura Inglesa na Faculdade de Filosofia do Crato (1073/1976);

Professor de Língua Inglesa do Instituto Brasil Estados Unidos (ano de 1960).

Professor de Instituições de Direito Privado na Faculdade de Ciências Econômicas do Crato (1973/1976).  Professor de Sociologia do Direito e de Direito Comercial na Faculdade de Direito do Crato (1976). Presidente da União dos Estudantes do Crato (1965); Presidente do Serrano Atlético Cratense (1986/1987); Presidente do Crato Tênis Clube (1990/1992); Venerável Mestre da Loja Maçônica Renascença do Cariri (1990/1992); Membro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA) e do Instituto Brasileiro de Direito Municipal (IBDM); Procurador Geral do Município do Crato (1998/2000); Procurador Geral do Município de Antonina do Norte (2000/2008)


Atualmente é Coordenador da Fundação da Escola Superior de Advocacia (FESAC) No Interior do Estado do Ceará.


Atividades Jornalísticas: Nos anos de 1988 a 1989 manteve uma coluna semanal no Jornal A AÇÃO, órgão da Diocese do Crato.

Foi articulista do jornal “O Nordeste” em Fortaleza - CE (1967). Fundou o Clube de Imprensa do Crato.

Línguas estrangeiras: Fala e escreve em inglês e francês. Atualmente está estudando alemão  e hebraico.


Vida Rotária - Ingressou no quadro social do clube em 18 de Dezembro de 1979, na classificação de Advocacia Civil, foi seu proponente o advogado e rotariano Dr. Manoel Mandu Holanda. Dr. Aglézio foi Secretário do clube no período da gestão em que eu presidi o Rotary Club de Crato (1981-1982).


Foi Presidente da Fundação José Horácio Pequeno (1982/83), instituição criada pelo Rotary do Crato). Presidente da Avenida de Serviços Internacionais.


Presidiu o Rotary Club do Crato no período de 1990/1991. Nas administrações que lhe sucederam, sempre ocupou e continua ocupando cargos no Conselho Diretor do clube.

Recentemente recebeu o título de Sócio Honorário outorgado pelo Rotary Club Crato – Centro.


É um grande conhecedor da legislação do Rotary International.  A sua administração no clube, foi marcada com grande empenho na defesa dos Objetivos da Instituição Rotária, companheirismo e meio ambiente.


Dr. Aglézio de Brito como é conhecido, é Advogado brilhante com grande domínio da oratória e goza de sucesso na vida forense é um apaixonado pela Fotografia, Radioamadorismo e pela Natureza.


Livros: Tem prontos dois livros para publicação: “Estudos Sobre a Posse” e “Os Caminhos Da Audiência”, este último destinado aos jovens advogados. Está escrevendo outro livro com o título: Crítica do Furto – Uma Teoria sobre a Descriminalização do Furto;  e O Povo Constitucional.


Aglézio de Brito é referência bibliográfica citado pelo grande processualista brasileiro Theotônio Negrão em várias edições da obra Código de Processo Civil e Legislação Processual em Vigor, da Editora Saraiva.
Dr. Aglézio em meu nome e em nome da família rotária aceite os nossos sinceros parabéns por seus quarenta anos no exercício da advocacia.

Dr. Aglézio os nossos sinceros parabéns!



A partir da esquerda: Dr. Audir de Araújo Paiva, Dr. Felipe Brito  entrega uma placa de Honra ao Mérito ao pai Dr. Aglezio de Brito; e por último Dr. Antônio José Albuquerque (Presidente do Rotary Club de Crato). Foto: Mairton Neves.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Atenção! O prazo para entrega de doação de presentes para o natal promovido pelo Posto Avenida termina dia 10 de dezembro


Rotary homenageará Dr. Aglézio de Brito por seus 40 anos de Advocacia

Dr. Aglézio de Brito
Hoje, dia 6 de dezembro, em sua reunião plenária o Rotary Club de Crato homenageará o seu associado e advogado Dr. Aglézio de Brito por seus 40 anos no exercício da advocacia.

Dr. Aglézio foi admitido no quadro social do clube em 18 de Dezembro de 1.979, na classificação de Advocacia Civil, foi seu proponente o advogado Dr. Manoel Mandu Holanda. Dr. Aglézio  foi Secretário do clube no período da gestão de Audir de Araújo Paiva (1981-1982). Presidente da Fundação José Horácio Pequeno (1982/83). Presidente da Avenida de Serviços Internacionais. Presidente do Rotary Club do Crato no período de 1990/1991. Presidente da Avenida de Serviços Internos no período de 1992-1993. Vice Presidente no período de 1993-1994, 1994-1995, Diretor de Protocolo do clube por vários períodos.

Dr. Aglézio de Brito como é conhecido, é Advogado brilhante com grande domínio da oratória e sucesso na vida forense é um apaixonado pela Fotografia, Radioamadorismo e pela Natureza.

É um grande conhecedor do Rotary International. A sua administração no clube, foi marcada com grande empenho na defesa dos Objetivos da Instituição Rotária.

O conselho Diretor do clube escolheu o seu colega rotariano e advogado Dr. Audir de Araújo Paiva  para falar em nome da instituição rotária. 

Tudofel: O poeta do concreto e sua 'belacap'

Tudofel: O poeta do concreto e sua 'belacap': Ontem por volta das nove da noite, fechei o livro que estudava e fiquei por uns segundos observando Djalminha Conduru trabalhando com...

Tudofel: BRock

Tudofel: BRock: Na minha cidade, há trinta e poucos anos, as opções de lazer e diversão eram até satisfatórias. O diacho é que a gente quer muito ...

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Tudofel: Tempos de rock

Tudofel: Tempos de rock: Estamos nesse negócio de música desde o dia 21 de abril de 1500 . Ainda na barbárie da nossa tenra infância já nos deliciávamos ouvin...

Rotary homenageará Dr. Aglézio de Brito por seus 40 anos de Advocacia

Dr. Aglézio de Brito
Em sua reunião plenária da próxima quinta feira, dia 6 de dezembro, o Rotary Club de Crato homenageará o seu associado e advogado Dr. Aglézio de Brito por seus 40 anos no exercício da advocacia.

Dr. Aglézio foi admitido no quadro social do clube em 18 de Dezembro de 1.979, na classificação de Advocacia Civil, foi seu proponente o advogado Dr. Manoel Mandu Holanda. Dr. Aglézio  foi Secretário do clube no período da gestão de Audir de Araújo Paiva (1981-1982). Presidente da Fundação José Horácio Pequeno (1982/83). Presidente da Avenida de Serviços Internacionais. Presidente do Rotary Club do Crato no período de 1990/1991. Presidente da Avenida de Serviços Internos no período de 1992-1993. Vice Presidente no período de 1993-1994, 1994-1995, Diretor de Protocolo do clube por vários períodos.

Dr. Aglézio de Brito como é conhecido, é Advogado brilhante com grande domínio da oratória e sucesso na vida forense é um apaixonado pela Fotografia, Radioamadorismo e pela Natureza.

É um grande conhecedor do Rotary International. A sua administração no clube, foi marcada com grande empenho na defesa dos Objetivos da Instituição Rotária.

O conselho Diretor do clube escolheu para falar em nome da instituição rotária, o seu colega rotariano e advogado Dr. Audir de Araújo Paiva.  

Tudofel: Milagres acontecem: Ray Charles em Fortaleza e eu ...

Tudofel: Milagres acontecem: Ray Charles em Fortaleza e eu ...: Quando li a notícia que Ray Charles se apresentaria em Fortaleza, belisquei-me pra ver se não estava sonhando. Olhei ainda no calendá...

domingo, 2 de dezembro de 2012

Parabéns para os aniversariantes

Parabéns para Ana Emília de Albuquerque Pierre Justo (foto), ela faz aniversário 1º de dezembro. Ana Emília é ex-presidente da Casa da Amizade de Crato e esposa do rotariano Adão Henrique Ribeiro Justo, sócio e ex-presidente do Rotary Club de Crato.





Parabéns para Zilnele Barreto

Parabéns para Parabéns para Zilnele Barreto (foto ao lado do esposo Edson Barreto), ela faz aniversário dia, 2 de dezembro. O casal Zilnele e Edson são os mais novos sócios a ingressar em nosso clube.








Parabéns para Antônio José Albuquerque


Parabéns para Antônio José Figueiredo Albuquerque (foto ao lado da espos), ele faz aniversário dia, 4 de dezembro. Antônio José é sócio e presidente do Rotary Club de Crato para o período 2012 a 2013.

Tudofel: Colégio Diocesano do Crato (epílogo)

Tudofel: Colégio Diocesano do Crato (epílogo): Nesses últimos dias andei publicando aqui neste blog e no Facebook umas postagens sobre o Colégio Diocesano do Crato, relembrando...

Tudofel: Colégio Diocesano do Crato (epílogo)

Tudofel: Colégio Diocesano do Crato (epílogo): Nesses últimos dias andei publicando aqui neste blog e no Facebook umas postagens sobre o Colégio Diocesano do Crato, relembrando...

sábado, 1 de dezembro de 2012

Rotary Homenageia Luiz Gonzaga



Sede do Rotary Club de Crato

Para celebrar o centenário de nascimento (13/12/1912) do cantor e compositor nordestino Luiz Gonzaga, também conhecido por "Rei do Baião", o Rotary Club de Crato promoveu um forró em sua sede no dia 30 de novembro de 2012. A festa teve o título de Fororotary, o clube foi decorado com uma “Exposição Itinerante na terra de Luiz Gonzaga” coordenada por Rafael Lima.

Participação de Rafael e Vicente (forro de raiz)

A renda liquida do evento foi destinada a conclusão da ampliação da Escola Rotary, instituição de ensino mantida pelo Rotary Club de Crato em parceria com o município de Crato.

“Luiz Gonzaga é um ícone nordestino”. Através de suas músicas, ele deu visibilidade nacional e internacional à região Nordeste. 

O Projeto de ampliação das instalações física da escola teve início por Fernando Leite de Lacerda que administrou o clube no período 2011/2012 e está tendo continuidade pelo presidente Antônio José Albuquerque o qual presidirá o clube até junho de 2013.

A Escola Rotary do Lameiro foi criada pelo Rotary Club de Crato com base em um de seu s princípios: o “ideal de servir” e com o objetivo do Ensino de Primeiro Grau, tendo como foco a comunidade do Lameiro. A escola foi inaugurada em 23 de dezembro de 1954.

Funciona em três turnos com a média de 400 alunos, onde as crianças têm a oportunidade de construir as bases do saber para a caminhada da vida e as profissões das mais diversas.

Abaixo imagens do projeto de ampliação da Escola Rotary.






















Projeto Arquiteta: Fernanda Rachel Lacerda
(filha de Fernando Leite de Lacerda ex-presidente do Rotary Club de Crato)



Clique no link abaixo para visualizar as fotos do evento.

Tudofel: Colégio Diocesano: a saga continua

Tudofel: Colégio Diocesano: a saga continua: Normalmente, quando atingia o curso científico, que hoje corresponde ao ensino médio, o cratense ia estudar na capital, em Fortalez...

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Tudofel: Colégio Diocesano, 8 "A"

Tudofel: Colégio Diocesano, 8 "A":   Em 1978 passei para a 8ª série "A", apesar do rigor metodológico e matemático do professor William. Fiquei na mesma turma de Vice...

Parabéns para Dra. Sheila Ulisses Paiva

Hoje, 30 de novembro é o aniversário da Dra. Sheila Ulisses Paiva (médica mastologista) foto ao lado do esposo, rotariano Itiberê Sales Fontenele. Ela é filha do casal rotariano Audir de Araújo e Irani Ulisses Paiva. Um detalhe ela é gêmea com Shirley Ulisses Paiva que também é médica anestesiologista. Parabéns Felicidades!

Tudofel: Colégio Diocesano do Crato

Tudofel: Colégio Diocesano do Crato: O Colégio Diocesano era uma referência em educação básica do interior nordestino. Meio secular, tinha recentemente comemorado o marc...

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Tudofel: Our sweet George

Tudofel: Our sweet George: Há exatos 11 anos era uma sexta-feira. Tinha acordado com uma baita ressaca e fiquei em casa, gravando umas fitas cassetes com uns d...

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Tudofel: Soy loco por ti, Bananeiras!

Tudofel: Soy loco por ti, Bananeiras!: A minha cidade do coração é Craterdam. Só que Cratedam não é uma cidade real. Ela é ideal. Das cidades reais, o Crato, minha cidade...

Parabéns para Lisiene Albuquerque

Parabéns para Lisiene Siebra de Deus Albuquerque (foto ao lado do esposo), ela faz aniversário dia 28 de novembro. Lisiene é médica dermatolista e ex-presidente da Casa da Amizade de Crato e esposa do rotariano Antônio José Figueiredo Albuquerque, sócio e atual presidente do Rotary Club de Crato.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

ATENÇÃO!
Reunião do Conselho Diretor adiada pra quinta feira dia 29

A Reunião do Conselho Diretor do Rotary Club de Crato foi adiada pra a próxima quinta feira dia 29; e será realizada na sede do Rotary

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Sexta Dia 30 de Novembro o Rotary Club de Crato Homenageará Luiz Gonzaga


Dia 30 de novembro de 2012, o Rotary Club de Crato, homenageará o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga “Rei do Baião” com um forró em sua sede, localizada a Rua Rotary, Bairro Novo Horizonte - Crato - Ceará. Participação de Rafael e Vicente (forro de raiz), Evento beneficente para Escola Rotary. você é nosso convidado.

Tudofel: A passagem do médico-revolucionário Hass Sobrinho ...

Tudofel: A passagem do médico-revolucionário Hass Sobrinho ...: Em novembro de 2008, juntamente com meu irmão Armando e meu cunhado Zé Bento, fiz uma viagem ao sudoeste do Maranhão e  à Araguaína, no T...

domingo, 25 de novembro de 2012

Parabéns para Mundinha Braga


Parabéns para Mundinha Braga (foto), ela faz aniversário hoje, dia 25. Mundinha é sócia e ex-presidente da Casa da Amizade de Crato.

sábado, 24 de novembro de 2012

Tudofel: Menina real

Tudofel: Menina real: O dia estava mais quente ainda. Teresina, afinal. 1994. Maternidade Evangelina Rosa. Portanto duas rosas a receberam na luz deste...

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Novos sócios ingressam
no Rotary Club de Crato

A partir da esquerda: Gladstone Lins de Alencar, Francisco Edson Barreto, Zilnele Vieira Damasceno Barreto, João Batista da Silva; e Antônio José Albuquerque - Presidente do Clube

Francisco Edson Barreto e Zilnele Vieira Damasceno Barreto  são os  mais novos associados a ingressarem no Rotary Club de Crato. Edson ingressou no clube com a classificação Advocacia Previdenciária; e sua esposa  Zilnele na Classificação Governo Previdência Social. O casal já pertenceu ao quadro de associados do Rotary Club Crato – Centro. Foram padrinhos (proponentes): Do Edson: Gladstone Lins de Alencar e de Zilnele: João Batista da Silva.

 A solenidade de posse ocorreu na plenária do Rotary Club de Crato realizada às 20 horas do dia 22 de novembro 2012, na qual compareceram seus amigos familiares e a família rotária.

Na mesma solenidade O historiador, Jornalista e sócio honorário do Rotary Club de Crato, Huberto Cabral ocupou a Ordem do Dia e fez uma belíssima palestra sobre a História Política do município de Crato, destacando os rotarianos do clube de Crato que ocuparam cargos políticos no município e no Brasil.

Huberto Cabral No final presenteou o clube com um quadro contendo o Jornal do Rotary Club de Crato publicado neste ano em o que clube comemora o seu Jubileu de Diamante (75 anos de fundação). A plenária foi presidida por Antônio José Albuquerque e secretaria de Maria Leomar Borges. Registro fotográfico feito pelo rotariano Audir Paiva.



A partir da esquerda: Francisco Edson Barreto e seu padrinho Gladstone Lins de Alencar




A partir da esquerda: Zilnele  Barreto e seu padrinho João Batista da Silva



Jornalista Huberto Cabral





Antônio José Albuquerque e o Jornalista Huberto Cabral


Dedicatória do Jornalista Huberto Cabral, escrita no verso do quadro comemorativo do Jubileu de Diamante do Rotary Club de Crato


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Tudofel: As 'pérolas' da Rolling Stone

Tudofel: As 'pérolas' da Rolling Stone: Somente agora tive acesso à revista Rolling Stone de outubro, edição especial de seis anos de aniversário da versão em português. Cap...

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Tudofel: Janinha ou Joplin?

Tudofel: Janinha ou Joplin?: Geraldo Urano, poeta maior, escreveu um verso, em um poema em prosa intitulado Craterdã (foi a primeira vez que ele citou esse ne...

Tudofel: A Turma do Parque

Tudofel: A Turma do Parque: 1983, como diz um chavão, foi um ano de graça. Foi quando lançamos o jornal Folha de Piqui e retomamos o Salão de Outubro. Foi quan...

domingo, 18 de novembro de 2012

Dia 19 de novembro, João Correia Saraiva faz Aniversário

João Correia Saraiva (foto) - 49º Presidente do Rotary Club do Crato governou o clube no período de 1º de Julho de 1982 a 30 de Junho de 1983, nasceu em Barbalha - Ceará no dia 19 de novembro. Casado com a Ártemis Helena Luna Saraiva, ambos médicos oftalmologistas e proprietários de moderna Clínica de Olhos em Crato. João Correa ingressou no Rotary Club do Crato no dia 02.12.1976. Foi seu Proponente (padrinho) o Dr. Jefferson de Albuquerque e Souza.
Parabéns!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Tudofel: "A verdadeira história da visita de Don Tronxo ao ...

Tudofel: "A verdadeira história da visita de Don Tronxo ao ...: Don Tronxo está no Cariri. Ele fará duas apresentações por aqui. Amanhã, dia 16, em Barbalha, e no sábado, dia 17, no Crato. Sua pr...

terça-feira, 13 de novembro de 2012

DIA 30/11 - LA FAVORITA - DIA 01/12 - TERRAÇUS BAR E PETISCARIA






  • Pela primeira vez o Cariri recebe a BAND ON THE RUN, grupo formado em 2009 com objetivo de tocar e divulgar a obra musical do cantor e compositor inglês, o ex-Beatle Sir Paul McCartney. A banda é formada por Bidu Noronha (Voz e Violão), Edmundo Junior (Vocal e Contrabaixo), Silvio Starr (Voz e Bateria), Djalma Feitosa (Teclados) e Marcelo Feitosa (Vocal e Guitarra). Serão dois shows com exclusividade no Cariri. Dia 30 de novembro, sexta-feira, o evento vai acontecer na LA FAVORITA, atendendo a um público se
    leto e que gosta da boa música apresentada na casa.


    No dia 1º de dezembro a festa será no TERRAÇUS - Bar e Petiscaria, local já consagrado pela moçada como o mais "IN" do Cariri para festas onde o bom gosto musical e a alegria toma conta do espaço. A abertura dos dois eventos vai ficar por conta da nossa maravilhosa NIGHTLIFE, que está com CD novo recém lançado e que vai desfilar além das suas composições, o melhor do pop-rock dos anos 70 a 90, como já é do seu feitio.

    Vamos ver esse momento único no Cariri. Chame gente! Compareça na festa que vai fazer o Cariri sentir a presença do maravilhoso Paul McCartney na nossa região.


    A sensacional promoção tem à frente o conceituado empresário artístico Kaika Luiz. Convém, ainda, destacar que Bidu Noronha, integrante da Band on the Run, é filho do rotariano Gamaliel Noronha, governador 2004-2005 do Rotary International, grande amigo desta região, tendo sido ele que sediou no Cariri, em 2005, a Conferência do Distrito 4490 (Ceará, Piauí e Maranhão), o mais importante evento rotário distrital. Gamaliel Noronha já confirmou presença, ao lado de sua Regina Vilar, querida filho do Crato, às apresentações da Band on the Run.    

Tudofel: A ciência efêmera do pernambucano Chico

Tudofel: A ciência efêmera do pernambucano Chico: No primeiro parágrafo do livro Do Frevo ao Manguebeat , o jornalista José Telles, no tom certo, escreveu: Chico Science, muito ligado...

domingo, 11 de novembro de 2012

Novos sócios ingressam
no Rotary Club de Crato

Danilo Leite e Maria do Rosário Damasceno Barros são os  mais novos associados a ingressar no Rotary Club de Crato. Danilo é filho do rotariano Francisco Fernandes e Fátima Leite; Maria do Rosário é esposa do rotariano Francisco Célio Barros.  A solenidade de posse ocorreu na plenária do clube realizada no final do mês outubro de 2012, na qual compareceram seus amigos familiares e a família rotária. Na mesma solenidade a sua esposa, de Danilo ingressou no quadro social da Casa da Amizade.


Registro fotográfico feito pelo rotariano Mairton Neves.

A partir da esquerda: Fco Fernandes, Danilo Leite (novo sócio) e o filho Fernandes Neto, Antônio José Albuquerque (presidente do clube), Leomar Borges (secretária do clube) e a nova sócia Maria do Rosário de Fátima Damasceno.


Leomar Borges (secretária do clube) e a nova sócia Maria do Rosário de Fátima Damasceno.



A partir da esquerda: Fco Fernandes, Danilo Leite (novo sócio) e o filho Fernandes Neto, Antônio José Albuquerque (presidente do clube),



A partir da esquerda: Fco Fernandes, Danilo Leite (novo sócio) e o filho Fco. Fernandes Neto, Antônio José Albuquerque (presidente do clube), Leomar Borges (secretária do clube) e a nova sócia Maria do Rosário de Fátima Damasceno.



A partir da esquerda: Fco Fernandes, Danilo Leite (novo sócio), Antônio José Albuquerque (presidente do clube), Leomar Borges (secretária do clube), nova sócia Maria do Rosário de Fátima Damasceno, posicionado em frente aos demais, Wellingston Lins de Alencar.




A partir da esquerda: Fco Fernandes, Danilo Leite (novo sócio), Antônio José Albuquerque (presidente do clube), Leomar Borges (secretária do clube), nova sócia Maria do Rosário de Fátima Damasceno




A partir da esquerda: Fco Fernandes, Danilo Leite (novo sócio), Antônio José Albuquerque (presidente do clube), Leomar Borges (secretária do clube), nova sócia Maria do Rosário de Fátima Damasceno




A partir da esquerda: Fco Fernandes, Danilo Leite (novo sócio), Antônio José Albuquerque (presidente do clube), Leomar Borges (secretária do clube), nova sócia Maria do Rosário de Fátima Damasceno



 Nova sócia Maria do Rosário de Fátima Damasceno e  Leomar Borges (secretária do clube),



Francisco Fernandes Ferreira põe o distintivo do Rotary na lapela do novo rotariano, seu filho Danilo




A partir da esquerda: Fco Fernandes, Danilo Leite (novo sócio), Antônio José Albuquerque (presidente do clube),  nova sócia Maria do Rosário de Fátima Damasceno e Leomar Borges (secretária do clube),


.

sábado, 10 de novembro de 2012

Caixa promoveu aula de Educação Financeira na Escola Rotary

A Caixa Econômica Federal, agência Crato – Ceará, por seu gerente, o rotariano Mairton Antônio Garcia Neves promoveu importante aula de Educação Financeira na Escola Rotary de Crato. No final os estudantes apresentaram trabalhos sobre o tema da aula. Os autores dos melhores trabalhados receberam brindes oferecidos pela Caixa Econômica.

Para visualizar mais fotos do evento, clique no link abaixo:



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Parabéns para Fátima Leite

Parabéns para Fátima Leite (foto ao lado do esposo), ela faz aniversário hoje, dia 8. Fátima é ex-presidente da Casa da Amizade de Crato e esposa do rotariano Francisco Fernandes (Bartô), sócio e ex-presidente do Rotary Club de Crato, presidiu o clube no período julho/1999 a junho/2000.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Tudofel: Seu Jefferson e o Sítio Fundão

Tudofel: Seu Jefferson e o Sítio Fundão: Quebradas era como a gente se referia a alguns locais que costumávamos frequentar em bando . A denominação por si é sugestiva, indic...

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Tudofel: Arqueologia do vinil

Tudofel: Arqueologia do vinil: Sou do tempo do disco do vinil ou do LP, como assim se abreviava o termo Long Playing da mesma forma se abrevia hoje Compact Disc par...

Tudofel: Escutando a maioria silenciosa

Tudofel: Escutando a maioria silenciosa: Tinha acabado de comprar a biografia de Keith Richards – Vida – e ainda estava nas primeiras páginas quando entrei despretensiosament...

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

sábado, 3 de novembro de 2012

Parabéns para os aniversariantes

Parabéns para o nosso companheiro rotariano Francisco Lopes Parente, que faz aniversário dia 4 de novembro. Parente é sócio e ex-presidente do Rotary Club do Crato. (na foto).



Dulcilene Lacerda Landim (foto) que também faz aniversário dia, 4 de novembro. Ela é ex- presidente da Casa da Amizade de Crato e esposa do rotariano José Vanderley Landim, ex-presidente do Rotary Club de Crato

sábado, 27 de outubro de 2012

Convite Missa Sétimo Dia


Adilson Araújo Paiva
Luto















A família Araújo Paiva convida a todos os parentes e amigos para comparecerem a Missa de Sétimo Dia do falecimento de Adilson Araújo Paiva, a ser celebrada às 19 horas e 30 minutos, do dia 29 de outubro, próxima segunda-feira, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, Bairro Pimenta, Crato, Ceará. 

Faleceu em Crato o médico Dr. Elígio de Figueiredo Abath


No dia 25 de outubro de 2012, faleceu o médico cratense  Dr. Eligio Figueiredo Abath. Externamos a nossa solidariedade a toda a família enlutada, Dr. Elígio era casado com Dona Neirian Abaht,  entre outros filhos que deixou era pai do médico ortopedista  Dr. Abath.  



terça-feira, 23 de outubro de 2012

Nota de Falelimento



Comunicamos o falecimento de ADILSON ARAÚJO PAIVA - o falecido é irmão do rotariano Audir de Araújo Paiva. óbito ocorreu na tarde de hoje, dia 23 de outubro de 2012.

O corpo será velado a partir das 19 horas no centro de  velório do Anjo da Guarda em frente ao Cemitério Nossa Senhora da Piedade em Crato.

O sepultamento ocorrerá às 9 horas da manhã do dia 24 de outubro de 2012, no Cemitério Nossa Senhora da Piedade em Crato.



domingo, 21 de outubro de 2012

Tudofel: O lançamento da OCA (a repercussão)

Tudofel: O lançamento da OCA (a repercussão): Após a intervenção teatral que abriu a programação do lançamento da OCA, o clima ficou um pouco estranho. Velhinhas carolas deixando ...

Hoje, é o aniversário de Ariadne. Parabéns!

Parabéns para nossa estimada Maria Ariadne Farias Albuquerque, que faz aniversario hoje, 21 de outubro. Ela foi a primeira mulher a presidir o Rotary Club do Crato, assim, quebrou uma tradição de mais de setenta anos de existência do clube. Ariadne presidiu o clube no período 2004-2005.
Que as graças infinitas do Senhor o abençoem, guiando-lhe firme nas suas sublimes missões profissionais, humanitárias e rotárias.

Tudofel: O lançamento da OCA (o sacrilégio)

Tudofel: O lançamento da OCA (o sacrilégio): No domingo, 3 de maio de 1986, acordamos cedo. O ponto de apoio, a guisa de camarim, era a casa de Fatimona, uma socióloga recém-chegada ...

sábado, 20 de outubro de 2012

Tudofel: O lançamento da OCA (as maquinações)

Tudofel: O lançamento da OCA (as maquinações): O dia 3 de maio de 1986 marcou o lançamento oficial das Officinas de Cultura e Artes & produtos derivados – OCA. A data, que caiu em um...

Tudofel: Uma OCA para uma tribo

Tudofel: Uma OCA para uma tribo: No início de 1986, conseguimos reunir um grupo de pessoas que tinha em comum uma proximidade com a arte ou com movimentos artísticos....

Tudofel: O tempo partido

Tudofel: O tempo partido: Temos a mania de despedaçar nossos objetos de análise para melhor estudá-los. Por isso, geralmente, os escritores facilitam essa tare...

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Concílio Vaticano II - 50 anos

Por Audir de Araújo Paiva
A plenária do Rotary Club de Crato, realizada ontem, dia 18 de outubro, teve em sua ordem do dia a palestra do rotariano e Diácono da Diocese de Crato, José Oliveira Cavalcante (Cory) foto. Sob o tema o ano da fé e o cinquentenário do Concílio Vaticano II.

As comemorações pelos 50 anos do Concílio Vaticano II foram abertas no dia 22 de abril, na Assembleia Geral da CNBB, em missa presidida pelo arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que é presidente da comissão criada pela CNBB para preparar a celebração no Brasil. A Eucaristia também marcou a conclusão do retiro feito pelos bispos, com a pregação do bispo emérito de Mogi das Cruzes (SP) Dom Paulo Mascarenhas Roxo, com o tema “A Palavra de Deus na vida do bispo”.

Com a presença de um grande número de rotarianos, suas famílias e convidados. O palestrante com o domínio do tema prendeu a atenção dos que estavam presentes e discorreu sobre o ano da fé e o cinquentenário do Concílio Vaticano II. Abaixo um resumo do tema da palestra proferida pelo rotariano e Diácono Cory.

Ao longo dos dois mil anos de história da Igreja, ocorreram 21 concílios. Ao contrário do que aconteceu com o mais recentes deles, o Concílio Vaticano II, que priorizou a relação da Igreja com o mundo. As outras assembleias dedicaram-se a estabelecer dogmas e defender-se de pensamentos contrários aos seus.

Concílio de Nicéia I, no ano 325 - realizado papado de São Silvestre I (314-335), estabeleceu um dogma de fé mais decisivos do cristianismo, o de que Jesus é Deus, e não criatura de Deus.

Concílio de Éfeso No ano 431 - comandado pelo papa São Celestino I (422-432), definiu o dogma de que Maria é a verdadeira Mãe de Deus – e não apenas de Jesus Cristo.

Concílio de Trento – no ano 1545-1563, iniciado pelo papa Paulo III e encerrado por Pio IV (1559-1565), o evento se configurou como uma reação da Igreja ao avanço do protestantismo, movimento cristão liderado pelo teólogo alemão Martinho Lutero, cujo estopim foi a critica à falta de ética e moral eclesial. O Concílio iniciou o movimento da Contrarreforma, reafirmando a importância dos sacramentos, da missa e do celibato.

Concílio Vaticano II – No dia 11 de outubro do ano 1962, convocado pelo Papa João XXII, local o próprio Vaticano, país sede da Igreja Católica, teve início o mais impactante acontecimento na história da Igreja Católica desde os primórdios da Idade Moderna. A conferencia terminou em 8 de dezembro do ano 1965, já sob o papado de Paulo VI (l963-1978). Com a participação de 2540 bispos de 86 países. A assembleia obteve aprovação de 95% dos votos.

Da pauta das discussões constavam temas como os rituais da missa, os deveres de cada padre, a liberdade religiosa e a relação da Igreja com os fiéis e os costumes da época. Os bispos aprovaram dezesseis documentos relacionados aos mais diversos aspectos da Igreja. A assembleia terminou com uma missa e um discurso, em que o pontífice usou mais de uma vez um termo até então raramente empregado nas falas papais: aggiornamento. A palavra, que, em italiano, significa atualização, ou ainda em outras palavras do papa “varrer a poeira do Trono de Pedro” definiu a linha seguida pelo Concílio Vaticano II.

A partir daquele momento, os bispos tinham pela frente a tarefa de discutir o rumo da Igreja para as próximas décadas. "O Concílio tocou em temas delicados, que mudaram a compreensão da Igreja sobre sua presença no mundo moderno. Foram repensadas, por exemplo, as relações com as outras igrejas cristãs, o judaísmo e crenças não-cristãs".

Muitas novidades apareceram nas questões teológicas e na hierarquia da Igreja. O papa, por exemplo, aceitou dividir parte de seu poder com outros cardeais. E as missas passaram a ser rezadas na língua de cada país - antes eram celebradas sempre em latim e o celebrante de frente para o altar e com as costas para os fiéis.

Na questão dos costumes, porém, o encontro foi pouco liberal. A Igreja continuou condenando o sexo antes do casamento e defendendo o celibato (proibição de padres se casar) para os padres. No quadro abaixo, você confere o que mudou - e o que ficou na mesma - depois dessa reforma na Igreja Católica.
O que Mudou
Assunto – Missa
Antes do Concílio - Rezada em latim, com o padre voltado para o altar, de costas para os fiéis. Apenas membros do clero comandavam a celebração.
Depois do Concílio - Rezada no idioma de cada país, com o padre de frente para o público. Mulheres e homens leigos (que não são do clero) podem ajudar na celebração.

Assunto - Sexo
Antes do Concílio - Doutrina rígida, contrária ao sexo antes do casamento e ao aborto, mesmo em caso de estupro.
Depois do Concílio - Manteve a mesma posição.

Assunto - Relacionamento com outras Religiões
Antes do Concílio - Desconfiança em relação aos ensinamentos de religiões não-cristãs (islamismo, judaísmo, etc.).
Depois do Concílio - Aceita a ideia de que, por meio de outras religiões, também é possível conhecer Deus e a salvação.

Assunto - Culto aos Santos
Antes do Concílio - Proliferação de "santos" criados pela crença popular e não canonizados pela Igreja.
Depois do Concílio - "Santos" não-canonizados são abolidos. Cristo volta a ser o centro das atenções na missa.

Assunto - Comportamento do Sacerdote
Antes do Concílio - Uso obrigatório da batina e de outros símbolos da Igreja. Casamento e relações sexuais são proibidos.

Depois do Concílio - Cai o uso obrigatório da batina: agora, os padres podem usar trajes sociais, o proposito é fazer com que o padre se assemelhe ao fiel. Mas a medida abriu espaço para o exagero. Atualmente, há padres que usam roupas de grife, ansiosos por visibilidade nos meios de comunicação.  Porém, o Concílio manteve a proibição ao casamento e ao sexo.

Assunto - Questões Políticas
Antes do Concílio - Condenação do capitalismo e esforço para evitar a "contaminação" do catolicismo por ideias comunistas.

Depois do Concílio - Continua a condenação ao capitalismo e ao comunismo, mas aumenta um pouco a liberdade dos teólogos para interpretar a Bíblia. A partir do ano 1970, ganhou força a Teoria da Libertação, que tentou enxertar o marxismo em ensinamentos cristão, sob o falso argumento da opção pelos pobres, o que foi rechaçado pelos papas João Paulo II e Bento XVI.
A centralização nos pontificados de João Paulo II e Bento VI não impediu a evasão de fiéis. Segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na última década mostra que 64,6% dos brasileiros são católicos. Mas nos anos 2000 eram 73%. Há cinquenta anos, 92%. Alguns apontam como solução a criação de um novo concílio pra rediscutir os limites da aproximação da Igreja com os fiéis. Outros querem a verdadeira implantação das propostas do Concílio Vaticano II. 
Na ocasião o Diácono Cory  distribuiu aos presente um fôlder da CNBB. O qual a seguir transcrevemos:


50 anos do Concílio Vaticano II


O Concílio Ecumênico Vaticano II, celebrado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, de 11 de outubro de 1962 a 8 de dezembro de 1965, em quatro Sessões, é o 21º Concílio Ecumênico da Igreja Católica.

Um Concílio é a assembleia solene dos Bispos católicos apostólicos romanos do mundo inteiro, convocada pelo Papa, para tratar de assuntos referentes à fé, à moral e a questões gerais da vida eclesial. Um Concílio é, pois, um acontecimento eclesial da mais alta importância e significado.

Os Bispos formam, com o Papa, o Colégio dos Bispos, que prolonga na história o Colégio Apostólico, formado pelos 12 apóstolos, presididos por São Pedro. Assim, o Colégio dos Bispos, presidido pelo Papa, exerce sua autoridade sobre toda a Igreja.

O modelo e a inspiração fundamental dos Concílios é a reunião dos Apóstolos em Jerusalém, cujo relato se encontra nos Atos dos Apóstolos. A decisão a respeito das normas válidas para os cristãos convertidos do paganismo, é assim apresentada: “decidimos, o Espírito Santo e nós...” (At 15,28). O Concílio é um ato da Igreja, através do qual o Espírito Santo se manifesta; e os ensinamentos do Concílio.

Propostas para as Comemorações dos cinquenta anos do Concílio Ecumênico Vaticano II

O Grupo de Trabalho para as Comemorações do cinquentenário do Concílio Vaticano II, constituído pela Presidência da CNBB, tem a missão de motivar para as comemorações, propor atividades, colaborar na divulgação das ações e organizar eventos especiais.

Sempre com a finalidade de colaborar para que as orientações e decisões do Concílio continuem.
Sugestões, propostas e divulgação de atividades referentes a esta temática podem ser encaminhadas para a secretaria do Grupo de Trabalho: doutrinadafe@cnbb.org.br.

1 -  A decisão do Beato João XXIII
João XXIII foi eleito papa no dia 28 de outubro de 1958. Três meses depois, no dia 25 de janeiro de 1959, surpreendeu o mundo com o anúncio, aos Cardeais reunidos na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, de sua intenção de celebrar um Concílio Ecumênico, “um Sínodo da Igreja de Roma”.

2 -  A preparação
No dia 5 de junho foram criadas 10 Comissões Preparatórias: teológica, para os bispos e o governo das dioceses, para a disciplina do clero, para os sacramentos, para a liturgia, para os seminários, para os religiosos, para as Igrejas Orientais, para os missionários, para o apostolado dos leigos. No memso dia, foram constituídos dois Secretariados: “para os meios de divulgação do pensamento” (imprensa, rádio, televisão e cinema) e “para a unidade dos cristãos”. E foi criada uma Comissão Central para coordenar os trabalhos.
No Natal de 1961, o Concílio foi oficialmente convocado por meio da Bula Pontifícia Humanae Salutis; a data de seu início foi marcada para o dia 11 de setembro de 1962.

3 -  Os trabalhos do Concílio
Os trabalhos do Concílio desenvolveram- se em 4 sessões, ao longo de 4 anos. Na cerimônia de abertura participaram 2540 Padres Conciliares -  assim eram chamados os Bispos participantes do Concílio. O discurso do Papa João XXIII, naquela ocasião, intitulado Gaudet Mater Ecclesia, foi o ponto culminante da primeira sessão, permanecendo como referência até o final dos trabalhos conciliares.

3.1 -  Primeira Sessão: 11 de outubro a 08 de dezembro de 1962
Foram eleitas as Comissões de Trabalho e discutidos os diversos esquemas propostos; nenhum deles foi aprovado. O único documento dessa Sessão é uma Mensagem do Concílio à Igreja. No dia 03 de junho de 1963, durante o intervalo entre a primeira e a segunda Sessão, faleceu o Papa João XXIII; no dia 21 de junho, Paulo VI foi eleito papa.

3.2 -  Segunda Sessão: 29 de setembro a 04 de dezembro de 1963
Foram aprovadas, nesse período, a Constituição Sacrosanctum Concilium, sobre a Sagrada Liturgia (04/12/1963), e o Decreto Inter Mirifica,  sobre os Meios de Comunicação Social (4/12/1963). No final dessa Sessão, os Bispos do Brasil enviaram uma “Saudação aos fiéis e concidadãos brasileiros”.

3.3 -  Terceira Sessão: 14 de setembro a 21 de novembro de 1964
Nessa Sessão foram aprovados: a Constituição Dogmática Lumen Gentium, sobre a Igreja (16/11/1964); os Decretos Unitatis Redintegratio, sobre o Ecumenismo (21/11/1964), e Orientalium Ecclesiarum, sobre as Igrejas Orientais (21/11/1964). Os Bispos do Brasil enviaram novamente uma “Mensagem sobre o Concílio”.

3.4 -  Quarta Sessão: 14 de setembro a 08 de dezembro de 1965
Nessa Sessão, foram aprovadas: a Constituição Dogmática Dei Verbum, sobre a Palavra de Deus (18/11/1965), e a Constituição Pastoral Gaudium et Spes, sobre a Igreja no Mundo Contemporâneo (7/12/1965). Aporvaram-se os Decretos: Ad Gentes, sobre a atividade missionária da Igreja (7/12/1965);  Presbyterorum Ordinis, sobre a vida e o ministério dos Presbíteros (7/12/1965);

Apostolicam Actuositatem, sobre o apostolado dos leigos (18/11/1965); Optatam Totius, sobre a formação sacerdotal (28/10/1965); Perfectae Caritatis, sobre a renovação da vida religiosa (28/10/1965); Christus Dominus, sobre o ofício pastoral dos bispos (28/10/1965). Foram também aprovadas as Declarações: Gravissimum Educationis, sobre a educação católica (28/10/1965); Nostra Aetate, sobre as religiões não- cristãs (28/10/1965); Dignitatis Humanae, sobre a liberdade religiosa (7/12/1965).

Os Bispos do Brasil escreveram a “Mensagem do Episcopado Brasileiro no Encerramento do Concílio Ecumênico Vaticano II” Fiéis às vossas inspirações e fortalecidos por vossos sete dons, perseveremos na busca da unidade entre todos os discípulos de Cristo. Vossa graça fecunde nosso anúncio e testemunho missionário e manifeste ao mundo a verdade do Evangelho. No espírito de diálogo e serviço, que de vós procede, saibamos promover a justiça, o amor e a paz entre todos.
Guiados por vossa luz, caminhemos confiantes para o reino da vida sem fim, e contemplemos a vós, unido ao Filho e ao Pai. Amém.

PARA AS COMEMORAÇÕES DO CINQUENTENÁRIO DO CONCÍLIO VATICANO II
Os quatro anos de comemoração dos cinquenta anos do Concílio Ecumênico Vaticano II é ocasião propícia para promover iniciativas em vista de renovado conhecimento e apreço, e para perceber, hoje, “o que o Espírito diz às Igrejas” (cf. Ap 2,7). Assim:
• Situar as comemorações no contexto atual, a fim de discernir o que o Concílio significa hoje para a Igreja.

• Agradecer a Deus pelo Concílio; fazer uma revisão da vida eclesial, à luz das grandes intuições e diretrizes dos documentos do Concílio, para dar impulso à nova evangelização.

• Voltar às grandes motivações presentes nos documentos preparatórios, escritos pelo Beato João XXIII, e àquelas  presentes nos discursos conciliares de Paulo VI,  durante o desenvolvimento do Concílio.

• Conhecer e acolher melhor a eclesiologia do Vaticano II em vista da renovação da Igreja, de seu revigoramento missionário, da comunhão eclesial, do impulso ecumênico e do diálogo com o mundo atual.

• Retomar os textos do Concílio, com uma hermenêutica adequada, para interpretar, à luz de suas inspirações, as questões novas, surgidas depois dele.

• Avaliar a recepção do Concílio nas Assembleias do Sínodo dos Bispos, no Código de Direito Canônico, no Catecismo da Igreja Católica e nas Conferências Gerais do Episcopado da América Latina e do Caribe; mas também na vida eclesial, em geral, e na ação pastoral das Igrejas Particulares.

• Tratar os temas relativos aos 50 anos do Concílio nos programas e projetos pastorais já existentes, como: campanhas, meses, semanas e dias temáticos.

• Harmonizar essas iniciativas com: as propostas do Ano da Fé, a Jornada Mundial da Juventude e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aproveitando, especialmente, eventos já previstos, enfocando-os a partir da perspectiva do Concílio Vaticano II.

ORAÇÃO PELAS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DO CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II
Divino Espírito Criador, que encheis de vida a face da terra e conduzis a Igreja, vós inspirastes a realização do Concílio Vaticano II. No cinquentenário desse grande dom feito à vossa Igreja, concedei a nós o mesmo ardor e entusiasmo, que inspirou a realização do Concílio. Renovai-nos na fé! Alimentados pela Palavra de Deus e fortalecidos pela celebração dos
Santos Mistérios, vivamos em profunda comunhão eclesial e caminhemos na alegria e na esperança.

Atenção:
Em breve, no site da CNBB, haverá uma seção dedicada às comemorações do cinquentenário do Concílio Vaticano II, que disponibilizará materiais para o conhecimento mais detalhado do Concílio e de seus documentos.
www.cnbb.org.br