domingo, 31 de julho de 2011

Palestra sobre a política externa contemporânea dos EUA


Pelo Prof. Virgílio Arraes
(Catedrático de História da Universidade de Brasília - UNB)

Dia 1 de agosto de 2011 (próxima segunda-feira), as 19 horas
No Salão de Atos da URCA (Campus do Pimenta, Crato)

Promoção: Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA

Breve currículo do palestrante - O professor Virgílio Caixeta Arraes é graduado em história pela UNB, com mestrado e doutorado na mesma universidade. Tem título de doutor, obtido em 2005, com a tese "Relações internacionais da Santa Sé: da fragilidade à busca de autonomia". É especialista em Relações Internacionais contemporâneas e política externa do Brasil. Foi consultor do Exército Brasileiro no estudo prospectivo "Construção de cenários para o ano 2.030” e assessor de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, em 2006 e 2007. É consultor do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Possui 103 trabalhos publicados em revistas especializadas, 155 matérias veiculadas em jornais e periódicos e cinco livros publicados. Foi orientador de várias teses de mestrado e cinco de doutorado na UNB.




sábado, 30 de julho de 2011

Homenagem a Agerson Tabosa

(Use as ferramentas do rodapé desta postagem para ampliar a imagem ou a fonte do texto. Para passar as páginas clique no cursor de rolagem que se encontra no lado direito da postagem)

Reedições de livros caririenses

Por Emerson Monteiro


Neste primeiro semestre de 2011, foram reeditadas pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com as Universidades Federal do Ceará e Regional do Cariri, algumas das obras do escritor cearense J. de Figueiredo Filho (foto), emérito historiador que viveu em Crato e desenvolveu atividades intelectuais de larga repercussão pelo País inteiro, sendo um dos fundadores do Instituto Cultural do Cariri ao qual pertenço.

Avô de dois dos meus amigos, Tiago e Flamínio Araripe, conheci o Prof. Figueiredo Filho quando ele proferira notável discurso por ocasião da vinda a Crato, em 21 de junho de 1964, do Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, no Dia do Município cratense. Ao pleno sol quente das 11h no céu aberto da Praça da Sé, Figueiredo falou a imensa plateia e palanque lotado de autoridades, durante meia hora, repassando os detalhes da epopeia do Cariri. Senhor do assunto e respeitável pesquisador das nossas origens libertárias cumpriu a valer seu ofício. Isto numa fase em que o Brasil afundava nos porões da ditadura que permaneceria no poder mais de duas décadas, com sérios danos às liberdades civis e aos direitos humanos, preço pago das modernizações econômicas que varia o mundo naquele tempo para instalar a globalização dos dias atuais.

Depois, já pelos idos da década de 70, frequentei a sede do ICC, na Rua Miguel Limaverde, instalada na sala principal da residência do historiador, com quem conversava boas horas e de quem adquiri o gosto pelos estudos caririenses bem a seu modo e dedicação.

Agora recebemos sete dos seus livros, reeditados em momento oportuno, para as novas gerações, através das Edições UFC, série Memória, da Coleção Nossa Cultura. Engenhos de Rapadura do Cariri, Folguedos Infantis do Cariri, os quatro volumes de História do Cariri e Cidade do Crato (este com Irineu Pinheiro) ganharam outra publicação como parte de dez títulos que enfocam a história e os costumes do Cariri.

Além desses, também mereceram novas edições Efemérides do Cariri e O Cariri, seu descobrimento, povoamento, costumes, de Irineu Pinheiro, e Juazeiro do Padre Cícero, de Floro Bartolomeu da Costa.

São trabalhos emblemáticos da civilização caririense, motivos autênticos da preservação de nossas tradições e valores, os quais, ao lado de outros ainda adormecidos, demonstram a profundidade que caracteriza a alma desta gente que iniciaria com sucesso a colonização cearense, primeiro aqui estabelecida e só então desenvolvida junto do litoral.

Fonte: Bolg do Crato
http://blogdocrato.blogspot.com/

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Conselho Diretor do RC Crato esteve reunido ontem, 28/07

Aconteceu ontem, 28, na sede do RC Crato, mais uma reunião do Conselho Diretor do clube, quando, dentre outras deliberações, foram planejadas as atividades para o mês de agosto de 2011.

Inicialmente, o presidente Fernando Leite de Lacerda abriu a reunião ordinária do Clube para transformá-la, incontinenti, em reuniçao do Conselho Diretor. Em primeiro plano, Fernando Lacerda conduziu o planejamento das atividades do mês entrante, a saber:

Dia 04/08: Instrução Rotária, a ser proferida pela companheira Leomar Borges;

Dia 11/08 - Reunião festiva em homenagem ao Dia dos Pais;

Dia 18/08 - Ordem do Dia com o secretário de Infra-Estrutura do Crato, José Muniz, sobre o Projeto de Pavimentação do Bairro Parque Grangeiro (a confirmar);

Dia 25/08 - Reunião ordinária a ser transformada em Conselho Diretor, que será realizada na residência do companheiro Francisco Fernandes.

Dando prosseguimento, o companheiro Huberto Cabral informou do transcurso dos 75 anos de instalação da agência do banco do Brasil em Crato, sugerindo que o Rotary Club do Crato realize uma solenidade para homenagear esta data, outogando-lhe, ainda, a Medalha do Mérito Rotário Jefferson Albuquerque. A sugestão foi aprovada por unanimidade e se estabeleceu a data de 8 de setembro próximo para a realização do tributo.

O companheiro Rubens Almino comunicou sua meta, à frente da Comissão da Fundação Rotária, de adquirir o mínimo de três títulos Companheiro Paul Harris, definindo o método para a consecução desse fim.

O companheiro Antonio José discorreu sobre a elaboração de um projeto junto á Fundação Rotária, sugerido pelo companheiro Tiago Esmeraldo, de aquisição de um gabinete dentário ambulante, para atuar em serviços de assistência comunitária.

Finalizando, o companheiro-presidente Fernando Lacerda propôs uma Ação Rotária com os trabalhadores do Lixão do Crato, em parceria com o Projeto Nova Vida, que já atua no local. Neste sentido, o Conselho Diretor deliberou pela formação de uma comissão para proceder visita ao local, visando levantamento das condições para a realização dessa atividade.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

NOTÍCIAS DA URCA

Professor catedrático da UNB realizará palestra na URCA

O Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA promoverá palestra com o professor Virgílio Caixeta Arraes, Catedrático de História da Universidade de Brasília – UNB sobre o tema “A política externa contemporânea dos Estados Unidos da América”. O evento se realizará na próxima segunda-feira, dia 1 de agosto, as 19 horas, no Salão de Atos da URCA, situado no campus do Pimenta, em Crato.

O professor Virgílio Caixeta Arraes é graduado em história pela UNB, com mestrado e doutorado na mesma universidade. Tem título de doutor, obtido em 2005, com a tese "Relações internacionais da Santa Sé: da fragilidade à busca de autonomia". É especialista em Relações Internacionais contemporâneas e política externa do Brasil. Foi consultor do Exército Brasileiro no estudo prospectivo "Construção de cenários para o ano 2.030” e assessor de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, em 2006 e 2007. É consultor do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Possui 103 trabalhos publicados em revistas especializadas, 155 matérias veiculadas em jornais e periódicos e cinco livros publicados. Foi orientador de várias teses de mestrado e cinco de doutorado na UNB.


Ex-reitor da URCA nomeado Coordenador Geral do Museu de Paleontologia, em Santana do Cariri

O ex-Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, foi nomeado pela Reitora da URCA, Otonite Cortez, o novo coordenador Geral do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri. Como diretor geral está o Professor Titus Riedl e, diretor adjunto, Idalécio Freitas.

Plácido Cidade Nuvens comandou, durante a sua gestão como Reitor da URCA, o processo de ampliação, reforma e modernização do Museu de Santana, sendo também o criador do equipamento, período em que foi prefeito da cidade de Santana do Cariri, repassando aos cuidados da Universidade, em seguida.

Hoje, o Museu é uma dos referenciais do turismo científico no Estado do Ceará e recebe milhares de turistas de várias partes do País e do exterior, além de possuir um rico acervo paleontológico. São cerca de 10 mil peças expostas. Agora, ofertando também melhores condições para os pesquisadores, com meios de hospedagem e lanchonete para os estudiosos e visitantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa da URCA

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Rotary Club Parabeniza o Prefeito Samuel Araripe e Reivindica outras melhorias para o Bairro Grangeiro

Nova Iluminação da Avenida Pedro Felício

O Rotary Club de Crato enviou ofício ao Prefeito Samuel Araripe parabenizando pela nova iluminação da via que dá acesso ao Bairro Granjeiro, na mesma correspondência reivindica a pavimentação da Rua Rotary e outras melhorias para o Bairro, veja abaixo o texto da correspondência enviada ao prefeito e fotos dos locais litados.

Crato Ceará, julho de 2011.
Ao Exmo Dr. Samuel Araripe
DD. Prefeito Municipal do Município de Crato

Senhor Prefeito,

O Rotary Club de Crato por seu presidente ao fim assinado vem por meio desta, parabenizar vossa excelência e a sua equipe, pela nova iluminação na Avenida Pedro Felício, Bairro Granjeiro, essa iluminação deu mais visibilidade e segurança aos seus moradores.

Nessa oportunidade pede a vossa excelência para através da secretária competente mandar tapar os buracos que se formaram na passagem da entrada a Rua Pedro Bantim; e restaurar toda a sua extensão devido ao precário estado em que ela se encontra. Essa rua tem inicio no lado Oeste da Avenida Pedro Felício na altura da placa de indicação da sede do Rotary. Atualmente ela é a principal via do acesso a sede Rotary e adjacências.

Também no mesmo bairro tem a Rua Rotary criada há 29 anos pela lei 1.165 do ano 1982, mas lamentavelmente ainda não é pavimentada, por isso não oferece condições de uso regular por veículos. Por esse motivo pede ainda que essa rua seja incluída no projeto de pavimentação de artérias do Bairro Grangeiro.

Atenciosamente

Fernando Leite de Lacerda
Presidente do Rotary Club de Crato




Buracos na entrada da Rua Pedro Bantim dificultam o acesso a sede do Rotary e outras adjacências, além de causarem prejuízos aos proprietários de veículos.



Veículos impossibilitados de trafegar na Rua Pedro Bantim - Bairro Grangeiro por causa dos buracos foto mais abaixo











Rua Rotary - criada pela lei 1.165 do ano 1982 - continua sem pavimentação

terça-feira, 26 de julho de 2011

PROGRAMA CARIRI ENCANTADO SONORIDADES – 27/07/2011

Os velhos e bons Novos Baianos

Os Novos Baianos, um dos mais emblemáticos e criativos grupos musicais brasileiros de todos os tempos, surgiram na Bahia em 1969 e vigoraram vigorosamente na cena cultural tupiniquim até 1979. Eles marcaram definitivamente a música popular brasileira dos anos 1970 como um verdadeiro caldeirão sonoro, cujos ingredientes foram os mais diversificados, como a bossa nova, o frevo, o baião, o choro, o afoxé e o rock’n'roll, sempre influenciados pela contracultura e pelo emergente Tropicalismo.
Dentre os seus constantes membros, o grupo contava com Moraes Moreira (compositor, vocal e violão), Baby Consuelo (vocal), Paulinho Boca de Cantor (vocal), Pepeu Gomes (guitarra), Dadi (baixo), Jorginho Gomes (bateria) e Luiz Galvão (letras).

Os Novos Baianos foram apadrinhados pelo papa da bossa nova, João Gilberto, e contratados pela então poderosa gravadora Som Livre, onde lançaram o antológico e festejado disco Acabou chorare, em 1972, mesclando guitarra elétrica, baixo e bateria com cavaquinho, chocalho, pandeiro e agogô. Em outubro de 2007, Acabou chorare foi eleito pela revista Rolling Stone como o melhor disco da história da música brasileira.

Nesta quarta-feira, 27 de julho de 2011, o programa Cariri Encantado Sonoridades enfoca alguns dos melhores momentos desta banda que ainda hoje é lembrada como um verdadeiro laboratório de manipulação bem sucedida de vários ritmos, tendências e gêneros musicais.

Onde ouvir
Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e Internet através do site www.radioeducadoradocariri.com.

As Regras de Frequência em Rotary

Como se sabe, a frequência é obrigatória em Rotary, pois, elegendo a nossa instituição o companheirismo como instrumento do ideal de servir, a frequência é o substrato indispensável para o aperfeiçoamento desse desiderato.

As exigências regimentais de frequência estão estabelecidos e padronizadas nos estatutos prescritos para o Rotary Club. Sem acentuar excessivamente a obrigatoriedade da presença em 100% das reuniões, sendo certo entretanto que a sua observância é assaz recomendável, incentiva-se os líderes do clube a enfatizar aos novos associados e a associados potenciais:

1) o valor e a importância do comparecimento às reuniões;
2) a exigência de frequência a 60% das reuniões;
3) a importância para o clube e para a comunidade da participação de todos os sócios nas atividades do clube.

Os Rotary Clubs devem oferecer oportunidades para recuperação de frequência, especialmente aqueles de área que oferecem reuniões em horário mais conveniente para os associados.

Os métodos pelos quais a falta a uma reunião ordinária do clube poderá ser “recuperada” estão previstos no próprio Estatuto padrão de Rotary, e que
prevê tal possibilidade se a visita a outro clube for realizada 14 dias antes ou 14 dias após a data da reunião em que os associados
estivera ausente.

Releva notar que entre as causas que justificam a cessação do título de associados de Rotary está a falta de frequência, quando ocorrer as seguintes hipóteses:
a) se o associado não comparecer, ou alternativamente recuperar a freqüência, a pelo menos 60% das reuniões ordinárias realizadas em cada semestre;
b) se o associado não comparecer a pelo menos 30% das reuniões ordinárias do próprio clube em cada semestre do ano rotário;
c) faltar e/ou não recuperar a frequência a 4 (quatro) reuniões consecutivas do seu próprio clube.
Ausência a reunião de clube e recuperação Não há qualquer dispositivo para a concessão de crédito de frequência (recuperação) ao associado que não compareceu à reunião do clube por:
1) servir como jurado;
2) obrigação de participar das sessões de uma câmara legislativa;

Releva notar também que não há qualquer dispositivo regimental que autorize a concessão de crédito de frequência por:
a) comparecimento a reuniões informais de rotarianos;
b) apresentação de palestra em clube de outra organização dedicada à prestação de serviços.

Participação em encontros do Rotary International.
O Conselho Diretor de Rotary International interpreta o estatuto social padrão de Rotary Club de maneira a permitir que os rotarianos reivindiquem crédito de frequência a duas reuniões ordinárias ao participar de um encontro do Rotary International (como, por exemplo, da conferência distrital), contanto que tal encontro tenha duração superior a um dia e que os dias do encontro caiam em períodos durante os quais a recuperação da frequência seria aceitável.

Fonte: Boletim "Servir" 20 de julho de 2011 - n.º 3.858
Rotary Club de São Paulo - Distrito 4610

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Os valores do Rotary

Das pessoas que entram para o Rotary, infelizmente algumas se desligam antes mesmo de conhecer os propósitos da organização. Outras entram por razões erradas e também se desligam. Destas pode-se dizer que é muito bom que saiam – na verdade nunca deveriam ter entrado.
Entretanto, a maioria permanece longo tempo ou até a vida toda na organização. Isso ocorre porque essas pessoas identificam no Rotary, às vezes inconscientemente, muitos valores que lhes são caros e que praticam na sua vida particular e profissional.

Quais são esses valores?
Quando começou seu planejamento estratégico, há alguns anos, o Rotary International fez uma pesquisa com rotarianos de todo o mundo e, entre outras abordagens, procurou identificar esses valores. Hoje, eles são parte integrante do Plano Estratégico do Rotary International, assim como devem ser de qualquer clube rotário.
A ordem em que serão citados é meramente didática, não havendo qualquer hierarquia de importância entre eles.

Liderança
O Rotary é definido como uma rede global de voluntários, integrada por líderes profissionais, empresariais e comunitários.
Os estudos sobre o tema nos apontam diversos estilos de liderança, como por exemplo: participativo, situacional, transformacional, transacional etc. Talvez a liderança que melhor se adapte à nossa organização seja a liderança servidora, aquela em que o líder serve ao invés de ser servido.
O importante é ter a consciência que a liderança é um fator fundamental para se tornar verdadeiramente um rotariano. O presidente 1975-76 do Rotary International, o brasileiro Ernesto Imbassahy de Mello, já dizia que “não são as instituições que fazem o valor dos homens, e sim os homens é que fazem o valor das instituições”.
A liderança de rotarianos é que tornou possível programas como o Polio Plus. Foi a liderança de Tom Henderson, do Rotary Club de Helston-Lizard, da Inglaterra, que possibilitou a criação do Shelterbox, hoje um projeto global que conta com o apoio de mais de 5.000 clubes rotários.
É através da liderança dos rotarianos que o Rotary executa seus reconhecidos programas e projetos no mundo todo.

Companheirismo
O companheirismo no Rotary é valorizado como elemento capaz de proporcionar a oportunidade de servir.
A palavra companheirismo deriva da expressão latina cum panis, que significa aquele com quem se divide o pão. No nosso caso, o pão a ser dividido é o Ideal de Servir.
Muitas vezes o companheirismo é confundido com a amizade. Mas há uma profunda diferença, já que a amizade cria laços afetivos, enquanto o companheirismo cria laços de compromissos com uma causa.
Portanto, embora a amizade seja a decorrência natural e altamente louvável da convivência dos rotarianos, o companheirismo é que faz a nossa organização ser tão pujante. A amizade pode se esgotar apenas na convivência social, ao passo que o companheirismo é a liga que nos une para a prestação dos serviços humanitários.

Integridade
Uma das poucas condições para se associar a um Rotary Club é possuir caráter ilibado e boa reputação comercial, profissional e/ou comunitária.
O dicionário define integridade como a qualidade de uma pessoa íntegra, honesta, incorruptível, cujos atos e atitudes são irrepreensíveis.
Integridade tem a ver com inteireza, ou seja, não é possível ser meio honesto, meio ético, meio respeitador. Não é integro, por exemplo, aquele que bajula os poderosos e maltrata os humildes e subalternos.
O terceiro item do objetivo do Rotary diz que os rotarianos devem promover e apoiar a melhoria da comunidade pela conduta exemplar na vida pública e privada.
Isso significa que devemos ser fiéis a altos padrões de ética em todos os aspectos de nossas vidas privada e profissional, bem como justos e respeitosos em nossos relacionamentos.
A ética é um dos assuntos mais estudados na filosofia, mas não é preciso ler compêndios para saber agir eticamente. Basta seguir um preceito simples: não fazer aos outros aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco.
Embora não seja um código de ética, a Prova Quádrupla é um importante balizador de nossas ações, a ser utilizado sempre que tivermos dúvida se estamos agindo corretamente.

Diversidade
A diversidade está na gênese do Rotary, pois a associação foi fundada com um representante de cada profissão. Se não fosse essa sábia providência, talvez o Rotary tivesse se tornado mais uma associação profissional, e não uma entidade de prestação de serviços.
Se o Rotary fosse formado apenas por advogados – a profissão do seu fundador, Paul Harris –, provavelmente nas suas reuniões só se trataria de assuntos relacionados ao direito. A consequência natural do convívio de pessoas de bem, que não tinham uma unicidade profissional, levou-os a perceber que seria egoísmo prenderem-se apenas ao companheirismo e ao relacionamento de negócios. Assim, em 1906, um ano depois de fundado, o Rotary incorporou aos seus objetivos a prestação de serviços à comunidade.
Com o seu crescimento acelerado, a organização foi assumindo totalmente a diversidade de raças e credos, presente no mundo todo. A lamentar apenas a tardia mudança dos estatutos para a aceitação das mulheres no Rotary, pois a participação delas trouxe imenso ganho para a entidade.
A diferença faz a diferença: este é legado da diversidade no Rotary.

Serviços humanitários
Dos cinco valores, este é o único que não estava presente na fundação do Rotary, tendo sido incorporado em 1906, como já explicado acima. Mas, atualmente, não se concebe a existência da nossa organização sem a prestação de serviços humanitários. Portanto, além de um valor, os serviços humanitários são a razão de ser do Rotary e isto está consubstanciado no seu objetivo.
O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir. O ideal de servir é, portanto, do rotariano, e o papel do Rotary, como organização, é estimular e fomentar este ideal. E isto é feito de diversas formas:
► A criação de clubes, ao juntar diversas pessoas com o mesmo ideal, potencializa a atuação de cada um;
► Um pacote de programas estruturados facilita a escolha da área de atuação do clube e dos companheiros;
► A estrutura da organização assegura farta literatura sobre os programas que escolhermos realizar;
► Provê também treinamentos sistematizados para que os rotarianos possam atuar com mais eficiência.

O Rotary é uma filosofia de vida que se propõe a solucionar o conflito entre o desejo de lucro pessoal e o dever de auxiliar o próximo. O lema principal do Rotary – Dar de Si Antes de Pensar em Si – muitas vezes não é compreendido pelos próprios rotarianos.
Para entendermos bem o lema é preciso analisá-lo em duas partes.

“Antes de pensar em Si” significa que os rotarianos não são pessoas egoístas, que pensam apenas no ganho pessoal. Ao contrário, sabem que a sua ação ou a sua omissão afetam a comunidade em que vivem. Assim, procuram pautar a atuação pessoal e profissional pensando no bem comum.

“Dar de Si” não significa que fizemos voto de pobreza, pois não se refere aos bens materiais, mas sim ao que temos de melhor: inteligência, talento, conhecimento, competência e habilidade, além de um pouco de nosso tempo. Essa é a nossa maior riqueza, pois sem ela não teríamos sequer conquistado os bens materiais.

Quando você doa esses recursos, eles não diminuem e sim aumentam, ao contrário da riqueza material. Quando doamos nossos conhecimentos, nos tornamos mais sábios. Quando doamos amor, nos tornamos mais amados. Quando proporcionamos felicidade aos outros, nos tornamos mais felizes. Um simples sorriso nos proporciona muitos sorrisos de volta. E isso explica o segundo lema do Rotary: “Mais se Beneficia Quem Melhor Serve”.

Liderança, Companheirismo, Integridade, Diversidade e Serviços Humanitários fazem do Rotary uma instituição exemplar, admirada e respeitada internacionalmente. Entretanto, esses valores não são exclusividade do Rotary e dos rotarianos. Há muitas pessoas que comungam desses mesmos valores. Precisamos usar nossa liderança para identificá-las e trazê-las para compartilhar conosco o Ideal de Servir.

* O autor é Valdemar Lopes Armesto, governador 2002-03 do distrito 4430 e associado ao RC de São Paulo-Vila Alpina, SP (D. 4430).

domingo, 24 de julho de 2011

Nota de Falecimento

Comunicamos o falecimento do médico cratense José Ricardo de Figueiredo ocorrido em Fortaleza, onde ele residia, na noite da última sexta-feira, dia 22 de julho de 2011. José Ricardo era o primeiro dos oito filhos do casal Aníbal Viana de Figueiredo e Maria Eneida de Figueiredo.

sábado, 23 de julho de 2011

Rotary Club de Crato envia condolências à família de Agerson Tabosa

Crato, Ceará, julho de 2011.

À família de Agerson Tabosa Pinto
Fortaleza - Ceará

Prezada Senhora Maria,

Com profundo pesar expressamos nossos sentimentos à família e aos amigos, pelo falecimento do Companheiro Agerson Tabosa Pinto, uma personalidade que deixou exemplos que vão além do tempo entre a família rotária e ainda conquistou forte admiração na sociedade. Um homem íntegro e um excelente Rotariano que deixou muitas saudades.

Cordialmente,
Fernando Leite de Lacerda
Presidente do Rotary Club de Crato


Agerson Tabosa Pinto nasceu em 03 de setembro de 1934 na cidade de Itapagé, Ceará. Frequentou o seminário mas, após ter descoberto não dispor de vocação para o sacerdócio, fez os cursos de direito e letras neolatinas na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Seguiu o magistério, ingressando muito jovem como assistente na Cadeira de Direito Romano da Faculdade de Direito da UFC. Nessa disciplina, não só ascendeu aos postos subsequentes da carreira acadêmica como alcançou amplo reconhecimento entre os especialistas, tendo inovado grandemente, entre nós, o conhecimento das instituições políticas da Roma Antiga.

Atuou também na cadeira de sociologia, ministrando a disciplina no curso básico da Universidade. Para completar sua formação, concluiu o mestrado em ciência política no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e o doutorado em Direito do Estado, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Aposentando-se na UFC, aceitou convite para continuar lecionando na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Exerceu cargos públicos, tornando-se também presidente do Instituto Tancredo Neves no Ceará, órgão de pesquisa e formação política. Escritor deixou vários livros publicados. Foi Ex-governador do Rotary Cllub International – Distrito 4490 e sócio do Rotary Club Fortaleza - Alagadiço. Agerson Tabosa Pinto - faleceu no dia 16 de julho de 2011.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Comissão de Administração do Clube foi o tema da palestra de Célio Barros

A Ordem do Dia da reunião do Rotary Club de Crato, realizada dia 21 de julho de 2011 foi ocupada pelo rotariano e ex-presidente do clube Francisco Célio Barros Vieira (foto ao lado da simpática esposa, Maria do Rosário).

Em linguagem simples de fácil compreenssão Célio discorreu sobre a Comissão de Administração do Clube da qual é o presidente. Em resumo explicou que comissão se dedica aos Serviços Internos e aos Serviços Profissionais e conduz o clube nas atividades associadas à operacionalização do clube, haja visto que a eficácia administrativa possibilita ao Rotary Club prover serviços à comunidade, reter sócios e formar líderes capacitados a desempenhar funções no clube, no distrito e no Rotary International. Finalizou dizendo que são responsabilidades da Comissão de Administração do Clube:

• Estabelecer as metas da comissão voltadas ao alcance das metas anuais do clube.
• Organizar programas semanais e especiais.
• Produzir o boletim e o site do clube.
• Ajudar o secretário do clube a monitorar o comparecimento às reuniões.
• Promover o companheirismo entre os sócios do clube.
Realizar atividades que favoreçam a operacionalização.

Esteve presente a reunião os rotarianos e suas famílias; e o jornalista e professor Jurandy Temóteo que veio acompanhado dos seus familiares. Jurandy é o presidente do Rotary Club de Crato Centro para o período 2011 a 2012 e Diretor e Redator da Revista "A Província". Na ocasião foi lançado a edição número 29.

No final Fernando Leite de Lacerda presidente do Rotary Club de Crato agradeceu a presença de todos e convidou o jornalista Jurandy Temóteo para fazer a entrega do certificado de Honra ao Mérito ao rotariano Célio Barros por seu trabalho sobre a Comissão de Administração do Clube.





Presidente do Rotary Fernando Leite de Lacerda (sentado), Jurandy Temóteo e Célio Barros com o certificado de Honra ao Mérito que lhe conferido pelo Rotary.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Programa Cariri Encantado Sonoridades – 20/07/2011

O Padre Cícero e o Juazeiro

Estamos em plena Semana do Centenário de Juazeiro do Norte, cujo marco será a próxima sexta-feira, dia 22. Mas, hoje, também se celebra uma importante data relacionada ao Juazeiro: os 77 anos da morte do seu patriarca, o Padre Cícero Romão Batista, considerado pelos milhares de romeiros que visitam a chamada "Meca do Sertão" uma figura mítica, um santo popular.

Reverenciado, amado e idolatrado, o Padre Cícero é tema de uma gama de canções, sob vários ritmos, gêneros e tendências musicais, que vai do baião, cantado pelo devoto Luiz Gonzaga, ao soul music, na voz do irreverente Tim Maia. Também, sambas, forrós, ladainhas, incelenças, dentre outros formatos musicais, foram compostos para homenagear o “Santo do Sertão”.

Nesta auspiciosa semana, o programa Cariri Encantado, neste dia em que se celebra a data de falecimento do “Levita do Sertão”, presta uma homenagem ao Padre Cícero e ao local da qual ele foi o principal emancipador, através de uma diversidade de músicas compostas e interpretadas por nomes conhecidos da música brasileira, como também por anônimos devotos desta personagem histórica e admiradores da progressiva cidade do Juazeiro do Norte.

Onde ouvir
Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Características Transformadoras do Rotariano

Por Alberto Bittencourt (foto)

O Rotary é uma reunião de pessoas. O que o torna único, diferente, são as qualidades transformadoras de seus membros. Sem distinção de língua, raça, religião, classe social, há, entre eles traços comuns de força, inteligência, competência, dedicação e integridade que lhes conferem o poder de transformar o mundo, com vistas à construção da Nova Era de paz e amor. São oito as principais qualidades transformadoras dos rotarianos:


1. Coerência
2. Foco
3. Consciência
4. Voluntarismo
5. Liderança
6. Transparência
7. Participação
8. Trabalho em equipe.

1. COERÊNCIA.

O Rotary é uma reunião de pessoas coerentes.
A coerência está no comportamento e nas atitudes do rotariano. A coerência significa não perder de vista os motivos que o trouxeram para o Rotary. Com o correr do tempo, muita gente vai se esquecendo por quê entrou no Rotary. Alguns nem mesmo se lembram para que continuam no Rotary. A coerência significa se manter fiel aos princípios e ideais rotários em todos os momentos da vida.
A coerência significa nunca se esquecer da Prova Quádrupla e aplicá-la sempre, em todas as situações.
Manter esses princípios é manter um relacionamento positivo com as pessoas. A cortesia, a educação, a palavra amiga, o trato afetivo, o acolhimento carinhoso, tudo isso faz parte da coerência rotária.
Um companheiro, qualquer que seja a idade, merece ser tratado com carinho, com amor, com afago.
Às vezes, um companheiro mais idoso pode ser até um pouco intransigente. Alguns acham que o Rotary de hoje não é igual ao Rotary de 40 anos atrás, outros dizem que já não se fabricam rotarianos como antigamente, mas é só entender que as pessoas mais idosas são naturalmente mais conservadoras. O idoso vai se sentir bem com a palavra amiga, com a atenção, com o abraço. Manter esse relacionamento cordial é manter a coerência dentro do Rotary.
A confiança, diz James Hunter, autor do livro O Monge e o Executivo, é a cola que une os relacionamentos. Você só pode adquirir confiança se conhecer, e só conhecerá se estiver presente, se frequentar reuniões, atividades e eventos rotários. Por isso, a frequência é tão importante. É a frequência que faz com que uns confiem nos outros. Somente estando presente você estará sendo coerente com os princípios e ideais rotários.
Cabe ao presidente do clube estar vigilante para não deixar prosperar, qualquer sinal de incoerência. A incoerência é a palavra agressiva, sarcástica, desagregadora. Às vezes, de uma simples discordância pode se instalar a incoerência. Os pontos de incoerência precisam ser identificados para serem de pronto corrigidos.

2. FOCO


O Rotary é uma reunião de pessoas focadas.
O rotariano mantém o foco no passado, ao se tornar guardião da história e das tradições rotárias. Ao se lembrar das razões que levaram Paul Harriis a reunir três amigos e fundar o Rotary.
O rotariano mantém o foco no presente, ao ter a consciência plena da grande obra que o Rotary executa no mundo. Ao conhecer e participar das ações de seu clube nas comunidades.
O rotariano mantém o foco no futuro, ao se fixar nas metas e objetivos do Rotary International,

3. CONSCIÊNCIA

O Rotary é uma reunião de pessoas conscientes.
A consciência, no sentido filosófico, é a percepção de que o ser faz parte de um todo, de que não é um isolado, não é um compartimentado, mas que é uno com o planeta, com a vida, com o universo, com Deus, com as pessoas que nos cercam.
Ter consciência em Rotary, é saber que se faz parte de uma grande obra, de uma grande missão. Ter a consciência rotaria, é saber-se uno com o Rotary, com os ideais e a filosofia rotaria, com a missão do Rotary.
Ter a consciência rotaria, significa dizer: Eu sou Rotary! Rotary sou eu! Porque no seu dia a dia, em todos os minutos, o verdadeiro rotariano se confunde com a grande obra.
Ter a consciência rotaria é ter a consciência de que o Rotary está mudando o mundo, está construindo a paz e a compreensão entre homens e nações.
É saber que o simples fato de comparecer a um evento do Rotary, significa estar colaborando para mudar o mundo.
O rotariano consciente conhece as metas e sonhos de seu clube. Está sintonizado com os programas e objetivos de seu presidente. Ele lê o que estiver ao seu alcance para sintonizar com os programas e objetivos do Rotary International e do seu presidente.
O rotariano consciente tem uma visão holística do Rotary. Uma visão holística é ver o Rotary no seu conjunto, na plenitude de sua obra. É conhecer Rotary em profundidade.
O rotariano consciente enxerga o Rotary no seu conjunto. Ele conhece em profundidade todo esse trabalho que o Rotary vem fazendo há mais de cem anos no mundo inteiro.

4. VOLUNTARISMO.

O Rotary é uma reunião de voluntários.
Voluntários são pessoas que se entregam de corpo e alma a uma causa superior. Os voluntários do Rotary defendem a paz, a harmonia entre homens e nações. Eles enfrentam de peito aberto as maiores dificuldades. Eles nunca desistem, eles abraçam a prestação de serviço de forma desinteressada, com o único objetivo de ajudar o próximo. Por sua livre e espontânea vontade eles querem mudar a vida das crianças, dos doentes, dos idosos, das comunidades. O rotariano voluntário tem o perfil da pessoa solidária, da pessoa que sabe viver harmonicamente em comunidade, que é líder no trabalho, na família, na escola.
Os Voluntários do Rotary muitas vezes deixam de lado seus interesses particulares para trabalhar em favor do próximo. Sacrificam horas de lazer, momentos de repouso, para trabalhar pela comunidade, pelos mais carentes. O voluntário do Rotary doa de seu dinheiro, de sua energia, de seu tempo, para aliviar o sofrimento de quem precisa, para diminuir a miséria, a exploração, a injustiça social.
O Voluntário do Rotary é um paladino do bem contra o mal. Ele está presente nos conflitos, nas catástrofes, nos desastres, nas guerras, na defesa dos mais fracos, dos desprotegidos. O Voluntário do Rotary está vencendo a guerra para eliminar da Terra o terrível vírus da paralisia infantil. Ele emprega todas as suas energias para acabar com a chaga do analfabetismo, com a ignorância funcional. Ele luta contra as drogas, contra a corrupção, contra a violência urbana, contra os acidentes de trânsito, contra as mortes por armas de fogo. O Voluntário do Rotary é um arauto da paz.
Ele faz tudo isso, sem nada cobrar. Sua única recompensa é a satisfação do dever cumprido, seu maior interesse é a alegria de lutar por um mundo melhor. Sua única arma é a do amor incondicional, da compaixão, da doação de si próprio sem olhar a quem,
Os Voluntários do Rotary não têm limites de idade, nem de sexo, nem de cor, nem de classe social. Podem ser aposentados, mas continuam trabalhando em museus, bibliotecas, sítios históricos, hospitais, escolas, em centros de recuperação. Eles trabalham na administração, nas enfermarias, nas salas de aula, com a maior seriedade, como se empregados fossem, com dedicação, com amor, cumprindo inclusive com a carga horária que se comprometeram a dar.
Nas cidades, eles colaboram com o poder público, eles cobram ações administrativas, eles orientam às comunidades no sentido de encaminhar seus pleitos, dirigir um ofício, pedir providências.
Quando necessário, o Voluntário Rotariano sabe fazer pressão contra os desmandos das autoridades, contra a corrupção, contra a inércia e a improbidade administrativa.
Por tudo isso o Voluntário Rotariano é um ser superior. Ele é recebido nos gabinetes das autoridades, dos presidentes das maiores corporações, seja para pedir uma doação, seja para cobrar uma intervenção. Ele entra sempre como vencedor, ele nunca entra como pedinte. Por isso ele fala de igual para igual. Quando ele propõe parceria em algum projeto, ele não está apenas pedindo dinheiro. Ele está propondo um investimento social. Ele tem credibilidade porque não está pedindo em causa própria, mas para uma causa nobre. Ele tem a autoridade moral de quem está ali trabalhando por um mundo melhor.

5. LIDERANÇA.

O Rotary é uma reunião de líderes.
Rotarianos foram escolhidos por suas qualidades de liderança, de profissionais, de executivos, de professores, de homens de negócios, de líderes que são nas comunidades.
A liderança é uma qualidade inata que todos trazem dentro de si. É preciso apenas desenvolve-la, praticá-la. O Rotary é o lugar onde se tem as melhores condições de se praticar a liderança. Rotarianos têm oportunidades de desenvolver a liderança em seus clubes, assumindo as funções de presidente de clube, de presidente de comissões, de líderes nas diversas funções. O rotariano pode desenvolver as suas qualidades de orador, usando a tribuna do clube. Ele tem o boletim do clube à sua disposição para desenvolver as qualidades de escritor, para colocar suas mensagens, suas opiniões. Todo rotariano é líder, porque tem condições excelentes para desenvolver essa liderança.
Para tanto, basta que ele proceda como líder, fale como líder, aja como líder. Lide com os problemas da mesma maneira que um líder tome as atitudes que um líder tomaria em qualquer situação. Viva como vive um líder, pense como pensa um líder. Enfrente a vida tal qual um líder a enfrentaria.

6. TRANSPARÊNCIA

O Rotary é uma reunião de pessoas transparentes.
Outra característica transformadora do rotariano é a transparência, seja como presidente de clube, seja na condução de um projeto. Ninguém é dono do clube, nem de projeto. Tudo em Rotary é transparente. O Rotary não é fechado, ele é antes de tudo, aberto, ele quer mostrar para a sociedade o que faz.
O presidente do Centenário de RI, Glenn Estes, disse que o Rotary não tem nada a esconder. Não tem códigos, nem senhas, nem sinais secretos, tudo em Rotary é aberto e transparente, para ser compartilhado com a humanidade.
O Rotary hoje procura se mostrar, mostrar o que faz, inclusive para aqueles que nos observam, que não são rotarianos. Coloca suas ações no rádio, na televisão, na mídia. O mais importante não é o rotariano pagar à mídia. O mais importante é o rotariano mostrar o que faz. Levar para o seu trabalho, para a sua família, para os seus círculos de amizade a informação de que o Rotary está eliminando a paralisia infantil da face da Terra.
Se uma pessoa lhe perguntar: quem é você, com esse distintivo na lapela? Você prontamente vai responder com orgulho: sou rotariano, eu estou mudando o mundo.

7. PARTICIPAÇÃO

O Rotary é uma reunião de pessoas participativas.
O rotariano participa de todos os eventos rotários, dentro e fora do seu clube. Ele está sempre disponível para o trabalho.
A participação é consequência da motivação. O rotariano é um ser participativo e para tanto, ele está permanentemente motivado. Ele conhece, não apenas os detalhes de sua função, mas também as dos companheiros. Ele está sempre motivando para que todos participem com interesse das atividades e dos programas do Rotary. Que não apenas participem, mas que sugiram programas, tragam ideias novas, tragam propostas diferentes, até para mudar a rotina das plenárias rotarias, O rotariano busca sempre meios de que os companheiros, na sua totalidade se envolvam nas atividades do clube.

8. TRABALHO EM EQUIPE

O Rotary é uma reunião de pessoas que trabalham em equipe.
O Rotary é diferente de qualquer outra agremiação de pessoas, porque aqui elas trabalham em equipe, sob a liderança maior do presidente do clube. No trabalho de equipe, o presidente delega e cada um executa a sua função, com dedicação e seriedade. O presidente instrui, supre os meios, avalia e premia, são etapas da delegação. O presidente é o motor que impulsiona os trabalhos das equipes. Essa é a oitava e talvez a mais importante característica transformadora do rotariano.

Alberto Bittencourt
Rotary Club do Recife-Boa Viagem; D-4500
Governador do Centenário 2004/05
Classificação: engenharia civil
Palestra realizada no RC João Pessoa – Sul, em 22 de julho de 2008

Fim

sábado, 16 de julho de 2011

Faleceu Agerson Tabosa - ex-Governador do Distrito 4490 de Rotary International

Recebemos via e-mail do casal rotariano Levi Madeira e Eneida a mensagem transcrita abaixo, comunicando o falecimento do ex-Governador Agerson Barbosa.

Prezados amigos rotarianos,

É com extremo pesar, que comunicamos o falecimento do nosso querido amigo, rotariano Agerson Tabosa exemplar, ex-governador do distrito 4490 de Rotary International.

Nosso amigo querido, faleceu hoje, sábado, 16 de julho de 2011, nos deixando provisoriamente, pois algum dia nos reencontraremos, já em outra dimensão!

Nossas condolências à amiga Maria, sua esposa, rogando a Deus que a console juntamente com os demais familiares, e a todos da família rotária que tanto os ama!

Adeus querido amigo...Que Deus o receba de braços abertos!

* Velado no Ternura a partir das 16:00 de hoje: 16/07/11
* Sepultamento às 10:00 de amanhã: 17/07/11

Fortaleza, 16 de julho de 2011.

Levi Madeira e Eneida

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O centenário de Juazeiro do Norte

Por Emerson Monteiro

Igreja em Juazeiro do Norte - Ceará


Neste ano de 2011, o dia 22 de julho assinala 100 anos desde que Juazeiro mereceu sua autonomia municipal através da Lei n.º 1.028, quando recebeu a toponímia de Joaseiro, em homenagem à árvore típica da vegetação do semi-árido, sempre verde inclusive nas épocas mais tórridas.

Suas origens remontam ao vilarejo de Tabuleiro Grande, formado nas terras que pertenceram à sesmaria concedida no ano de 1703 ao capitão-mor Manuel Rodrigues Ariosa, de origem norterriograndense, depois havidas por famílias iniciais advindas de Sergipe, até chegar no brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro e no neto, o sacerdote católico Pedro Ribeiro da Silva Monteiro. As terras se estendiam do município do Crato às cercanias da Serra de São Pedro. Nessa área da grande propriedade, no decorrer da década de 1820, o Padre Pedro Ribeiro edificaria casa grande, de taipa e telha, engenho, aviamento, senzala e capela.

Para a construção da capela dedicada à Nossa Senhora das Dores, o sacerdote e seu futuro capelão reuniria também esforços dos familiares, nela sendo celebrada missa no dia 15 de setembro de 1827 alusiva ao lançamento da pedra fundamental do templo.

Em 09 de setembro de 1833, quando Padre Pedro Ribeiro deixaria este mundo, a futura povoação juazeirense começava a despontar no crescimento. Somava duas ruas, a Rua Grande, hoje Padre Cícero, e a Rua dos Brejos, em traçado perpendicular; a capela, uma escola e 32 prédios com tetos apenas de palha.

Ordenado em 1870, no dia 11 de abril de 1872, o Padre Cícero Romão Batista fixaria residência no pequeno arruado. Afeito aos anseios das populações simples, desempenharia funções apostólicas voltadas ao conforto das almas sertanejas, cumprindo nisso a missão religiosa católica. Tempos depois, em 06 de março de 1889, dar-se-ia o fenômeno da hóstia transformada em sangue, na ocasião de ministrar a comunhão à Beata Maria de Araújo. A propagação do acontecimento pelos interiores nordestinos intensificaria o deslocamento de milhares de pessoas ao lugarejo, que ganharia impulso surpreendente e definitivo no desenvolvimento.

Já em dias do século XX, a 16 de agosto de 1907, circulara um boletim conclamando os cidadãos juazeirenses para reunião a ocorrer no dia 18 do mesmo mês, na residência do major Joaquim Bezerra de Menezes, descendente dos primeiros proprietários do lugar, visando organizar a emancipação política do território, livrando-o da administração do município do Crato, a quem obedecia. Isso, no entanto, deixaria de gerar efeitos práticos imediatos. Só adiante, devido ações encetadas por novas lideranças, de Padre Alencar Peixoto, Floro Bartolomeu da Costa, José Marrocos e outros, nas páginas do jornal O Rebate, essas ideias ganhariam corpo, galgando efetiva concretização em 22 de julho de 1911, quando da lei estadual que estabeleceu: “Art. 1.º - A povoação de Juazeiro, da comarca do Crato, é elevada à categoria de vila e sede de município, com a mesma denominação”.

Fonte:Blog do Crato
Link: http://blogdocrato.blogspot.com/2011/07/o-centenario-de-juazeiro-do-norte.html

terça-feira, 12 de julho de 2011

Expocrato: O picadeiro virou um favelódromo - Por Heládio Teles Duarte

Foto: Heládio Teles Duarte

URCA realiza mais uma vez o Palco Sonoro durante a Expocrato


Terça Feira - Dia 12
17:00 - Área Restrita
18:00 - 4º. Estágio
19:00 - Aécio Ramos
19:40 - B´Haves
20:00 - Elisa Moura
20:40 - Trimurti (Instrumental)
21:00 - Cariri Blues

Quarta-feira – Dia 13
17:00 - Black Out
18:00 - Sétimo Selo
19:00 - Fatinha Gomes
19:40 - Luciano Brainner
20:00 - Cícero Gnomo
20:40 – Calazans Callou
21:00 - Jord Guedes
21:00 – Cleivan Paiva

Quinta-feira- Dia 14
17:00 - Cantigar
18:00 - Zabumbeiros Cariris
19:00 - Synkrasis
19:40 - Abidoral Jamacaru
20:00 - Ermano Moraes
20:40 - João Do Crato
21:00 - Ibbertson Nobre
21:40 - Beatles Cover

Sexta-feira – Dia 15
17:00 - Tábua De Pirulito
18:00 - Dom Rasta
19:00 - Plataforma Vip
19:40 - Legalize It
20:00 - Godivas
20:40 - Liberdade & Raiz
21:00 - De Repente Blues
21:40 - Batista Trio

Sábado - Dia 16
17:00 - Black Boy Dance/ Filhos De Maria
18:00 - Stênio Lima
19:00 - Rinaldo
19:40 - MPB Trio
20:00 - Soul Musical
20:40 - Alvaro Holanda
21:00 - Herdeiros Do Rei

domingo, 10 de julho de 2011

Presidente do Grupo Gestor da ExpoCrato esteve no Rotary Club de Crato

Foto: Site da ExpoCrato

Com a presença de rotarianos e convidados Dr. Francisco Leitão Moura (foto ao lado) presidente do Grupo Gestor da ExpoCrato a convite do Rotary Club de Crato, fez magistral palestra na Plenária do clube realizada ontem, dia 14/6/2012, sobre a ExpoCrato 2012 em sua palestra confirmou a programação da festa que ocorrerá de 8 a 15 de julho de 2012 no Parque de Exposições Pedro Felicio Cavalcanti, no Crato, município localizado na Região Sul do Ceará, conhecida por Cariri cearense.

Citou dados estatísticos ilustrando o tamanho do evento que é a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste. O certame terá leilões, exposições de animais, palestras para criadores e apresentações locais e nacionais.

De acordo com Dr. Leitão, mais de 600 mil pessoas são esperadas durante o período da ExpoCrato. Mais de dez animais estarão expostos por mais de cem criadores de todas as regiões do Estado, de Alagoas, Bahia, Paraíba, São Paulo e Minas Gerais. “Vai haver também exposição de cães, do Pan-Americano”, acrescentou.

O julgamento de bovinos, caprinos, ovinos e equinos conta neste ano com a presença, inclusive de juízes  estrangeiros. Serão distribuídos mais de R$100 mil em prêmios. A novidade que todos os troféus, terão como tema uma sanfona em homenagem ao centenário de nascimento do Cantor pernambucano Luiz Gonzaga "Rei do Baião" Outro destaque é a transmissão ao vivo  durante todos os dias da Feira, através do canal de TV Terra Viva.

O Rotary Club Crato-Centro esteve representado por sua presidente Dra. Zinelli Vieira Damasceno Barreto e seu esposo Edson Barreto.





Dr. Fernando Leite de Lacerda, presidente do Rotary Club de Crato; e Dr. Leitão Presidente do Grupo Gestor da ExpoCrato






Dra. Zinelli Vieira Damasceno Barreto, presidente do Rotary Club Crato-Centro



PROGRAMAÇÃO







Período de 08 a 15 de Julho de 2012 !

Atrações:

Dia 08/07: Limão com Mel e Calcinha Preta.

Dia 09/07: Parangolé e Forró da Pegação.

Dia 10/07: CPM 22 e muito mais !

Dia 11/07: Thiaguinho(Ex-exalta), Banda Calypso e Solteirões do Forró.

Dia 12/07: Ivete Sangalo, Dorgival Dantas e Toca do Vale.

Dia 13/07: Aviões do Forró, Forró do Muído, Ala Ursa e Pé de Ouro.

Dia 14/07: Garota Safada, Sorriso Maroto, Forró da Curtição e Luan Estilizado.

Dia 15/07: Zeze di Camargo & Luciano, Banda Magníficos, Arreio de Ouro e Amigos Sertanejos.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Humberto Mendonça visita o Rotary Club de Crato

Foto: Audir Paiva
O empresário Humberto Mendonça (foto ao lado dos amigos Carlos Rafael Dias [centro] e a esquerda Gladstone Lins de Alencar), quinta feira dia 7 de julho, visitou o seu clube de Rotary do qual é ex-presidente e Sócio Honorário.

Humberto é uma pessoa querida e gosta do Rotary. Em seu livro “As Lições do Tempo e Minhas Paixões”. Logo na capa do livro estampa a logomarca do Rotary e cita o clube como uma de suas paixões.

Humberto quando visita o seu clube em Crato todos querem conversar com ele e logo lidera o "cupim" (termo usado entre os rotarianos para a conversa por ocasião da reunião, pois assim, como o cupim silenciosamente destrói a madeira, a conversa mesmo sussurrada desvia a atenção dos assuntos tratados na reunião).

Hoje, João Batista da Silva faz aniversário

O ex-presidente João Batista da Silva (foto) faz aniversário hoje, dia 8 de julho . João Batista presidiu com dinamismo o Rotary Club do Crato Distrito 4.490 no período 1ª de julho 2010 a 2011. Empresário, casado com Maria Socorro Brito da Silva que no mesmo período, também presidiu a Casa da Amizade do Crato. O casal tem dois filhos Suzamélia Brito da Silva e Samuel Brito da Silva. João Batista ingressou no quadro social do Rotary Club do Crato no dia 3 de julho de 2003 na classificação Comércio de Confecções e Modas. Foi seu padrinho (proponente) Gladstone Lins de Alencar. Parabéns para a aniversariante e sua família!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Manual do PLC plano de lideranca de clube


Hoje, é o Aniversário de Regina Cláudia

Regina Cláudia Bezerra Alencar (foto ao lado do esposo, rotariano Gladstone Lins de Alencar). Regina Cláudia faz aniversário, neste dia 6 de julho. Ela presidiu com dinamismo a Casa da Amizade do Rotary Club do Crato no período em que o seu esposo Gladstone presidiu o clube no ano rotário 2002 a 2003. Parabéns para a aniversariante e sua família!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Programa Cariri Encantado Sonoridades – 06/07/2011


J. Flávio Vieira: Mistério e Encantamento na Literatura Infantil Regional

O conhecido escritor, que também é renomado médico, J. Flávio Vieira, ou simplesmente Zé Flávio, é um velho guerreiro da contemporânea Tribo Kariri. E como membro antigo desta neo-tribo, José Flávio é uma espécie de xamã, pois faz o papel de repositório do saber, da tradição e da memória locais. Desta forma, Zé Flávio vem, de longo tempo, escrevinhando uma profícua e interessante obra relacionada com estas temáticas culturais.

Ele iniciou-se na carreira de escriba no jornal “Vanguarda”, já nos anos de 1960; passando pelos jornais “A Ação” e Folha de Piqui e pelas revistas “A Província” e “Itaytera”, todos do Crato, até se firmar como um assíduo colaborador da Rádio Educadora do Cariri, para onde escreve, aos sábados, desde 1997.

Sua biografia relacionada à produção cultural e artística é extensa, com destaque para sua participação nos festivais regionais da canção do Cariri, na década de 1970, como autor de poemas musicados, e pela sua incursão na dramaturgia, como autor da peça “A terrível peleja de Zé Matos com o bicho babau nas ruas do Crato”. Além do mais, Zé Flávio lançou o elogiado livro de crônicas “Matosinho vai à guerra”.

Agora, Zé Flávio “aprontou” mais uma (numa boa). Contemplado com o Prêmio Rachel de Queiroz de Literatura Infantil, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Zé Flávio produziu e publicou um arrojado projeto lítero-musical que vai ser lançado amanhã, quinta-feira, às 19 horas, no Teatro Municipal Salviano Saraiva Arraes. Trata-se do livro infantil “O mistério das treze portas no castelo encantado da ponte fantástica” que vem acompanhado de dois Cds: um disco contendo a versão musical do livro, trazendo poemas de Zé Flávio musicados por compositores da região; e outro, um áudio livro, com a narração interpretada da estória.

O programa Cariri Encantado Sonoridades desta quarta, 6 de julho de 2011, antecipará para os ouvintes uma seleção das músicas que integram o projeto musical do livro, com destaque para a participação de compositores, músicos e intérpretes da região do Cariri, a exemplo de Abidoral Jamacaru, Luiz Carlos Salatiel, Lifanco, Leninha Linard, Pachelly Jamacaru, João do Crato, Ibbertson Nobre, Ermano Moraes, Maestro Bonifácio Salvador, João Neto, Fatinha Gomes, Luis Fidélis, Zé Nilton Figueiredo, André Saraiva, Amélia Coelho, João Nicodemos, Elisa Moura, Ulisses Germano e mais alguns.

Onde ouvir
Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Isaucy Lopes é a primeira mulher a assumir a presidência do Rotary de Barbalha


A posse do novo Conselho Diretor do Rotary Clube de Barbalha Distrito 4490 teve uma novidade: À barbalhense, Isaucy Lopes dos Santos (foto), é a primeira mulher a assumir a presidência daquele clube rotário.

A solenidade foi bastante prestigiada pela família rotariana e convidados da Região Metropolitana do Cariri. A sessão plenária de posse ocorreu à noite do sábado dia 02 de julho, nos salões do clube a Rua Totonho Filgueira no centro da cidade de Barbalha.

Deixou a presidência do Rotary Club de Barbalha, o companheiro José Correia Saraiva, que cumpriu o seu período 2010/2011.

Fonte: Matéria enviada pelo companheiro rotariano Rubens Almino.

domingo, 3 de julho de 2011

Nota de Falecimento - Zezito ex-presidente do Rotary Club Juazeiro do Norte Padre Cícero

Com pesar o Rotary Club de Crato por seu presidente Fernando Leite de Lacerda, comunica o falecimento do companheiro José Ferreira Gonçalves - Zezito (foto), ocorrido hoje, três de Julho de 2011. Zezito era sócio e ex-presidente do Rotary Club de Juazeiro do Norte Padre Cícero - Distrito 4490, cidade vizinha ao Crato. O Professor José Ferreira Gonçalves - Zezito, também era ex - Presidente do Instituto Cultural do Vale Caririense - ICVC, era Sócio Titular do ICVC e ocupava a cadeira de Nº35 - Tendo como patrono Manoel Soriano de Albuquerque. Fundou o Instituto de Cultura Maçônica do Cariri. Idealizou entre outros trabalhos culturais a I Semana de Poesia do Cariri (ICVC) no ano de 2009. Foi membro da Primeira Gestão do Conselho Municipal de Cultura de Juazeiro do Norte.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Fernando Leite de Lacerda é 78º Presidente do Rotary Club do Crato

Em plenária festiva realizada na noite do dia 30 de junho de 2011, o Rotary Club do Crato empossou o seu novo Conselho Diretor para o período de 01 de Julho de 2011 a 30 de Junho de 2012. Fernando Leite de Lacerda (foto ao lado da esposa Rose) é o 78º presidente a dirigir o Rotary Club de Crato ele ingressou no Clube no dia 17 de dezembro do ano 2009 na Classificação: Combustíveis para veículos automotores varejo. Eleito presidente do clube foi empossado com mandato para o período primeiro de julho de 2011 a 30 de junho de 2012. No mesma solenidade, a sua esposa, Rosilda Bezerra de Morais (Rose), também foi empossada na presidência da Casa da Amizade de Crato, com mandato para o mesmo período.

O casal Presidente há meses se dedica na elaboração de um arrojado Plano de Atividades com vários projetos de ações que serão postos em execução nos próximos doze meses. Assim o Clube e a Casa da Amizade continuarão aumentando a larga folha de serviços que estas duas instituições vêm servindo à comunidade. Entre os projetos destacamos os que são voltados para a Escola Rotary, equilíbrio financeiro e do quadro social, companheirismo, ações comunitárias e outros de grande impacto.

João Batista da Silva (foto ao lado da esposa, Socorro), entregou o comando do clube ao sucessor Fernando Leite de Lacerda. Batista teve o apoio dos seus companheiros rotarianos, mas o apoio maior foi o da sua dedicada esposa, Maria Socorro Brito da Silva que no mesmo período no qual o esposo dirigiu o clube, ela presidiu a Casa da Amizade de Crato. Eles deixaram a marca das suas administrações com grandes realizações entre outras foram: Ações rotárias, palestras proferidas por competentes personalidades sobre os mais diversos temas; apoio a Escola Rotary, apoio ao Interclubes e Conferência Distrital, comemorações de Natal, Carnaval, Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Namorados, São João e outras.

Com apoio financeiro da Fundação José Horácio Pequeno que tem a presidência do rotariano João Correia Saraiva, foi restaurada em papel fotográfico de primeira qualidade a galeria de fotos dos ex-presidentes, também foi ampliado os utensílios domésticos da Casa da Amizade; foi substituído todas as mesas do clube, inclusive adquirido novas toalhas e concretizado outras benfeitorias.

João Batista e Socorro sensibilizaram um grupo de rotarianos para adquirirem dois títulos Paul Harris. Um foi sorteado entre os que fizeram doações a Fundação Rotária International no ano 2010/2011, o ganhador foi Rubens Almino; o outro foi adquirido pelo rotariano João Correia Saraiva que presenteou a sua esposa, Artêmis Helena com a honrosa comenda rotária. Portanto, Batista e Socorro muito realizaram.

Flashes da Solenidade (Fotos: Audir Paiva)

Mesa da presidência, legenda da foto a partir da esquerda: Marta Régia, Regina Lúcia Vilar, EGD Gamaliel Noronha, Maria Rosilda Bezerra Moraes (Rose), João Batista da Silva, Fernando Leite de Lacerda, Maria Socorro Brito da Silva e o Juiz Diretor do Fórum do Crato

João Batista da Silva entrega o "Martelo" símbolo do comando em Rotary ao seu sucessor Fernando Leite de Lacerda.

Gladstone Lins de Alencar (ex-presidente do clube) e sua esposa, Regina Cláudia.

Plenário - rotarianos e convidados

A partir da esquerda: Marta Régia ao lado do esposo, Luiz Wellingston - Thiago e sua esposa, Mirella .
Plenário - Delegação do Rotary Club de Barbalha - rotarianos e convidados

Mesa da presidência, legenda da foto a partir da esquerda: Marta Régia, Regina Lúcia Vilar, EGD Gamaliel Noronha, Maria Rosilda Bezerra Moraes (Rose), João Batista da Silva, Fernando Leite de Lacerda, Maria Socorro Brito da Silva, Juiz Diretor do Fórum do Crato e Lazaro representante dos demais clubes de Rotary da Região Metropolitana do Cariri

Mesa da presidência

Thiago Aragão Esmerado e sua esposa, Mirella

João Batista da Silva e Fernando Leite de Lacerda.

Plenário - rotarianos e convidados

Plenário - Delegação do Rotary Club Crato Centro - rotarianos e convidados

Plenário, vendo-se em priemiro plano Irani Ulisses Paiva e Sheila Ulisses Paiva esposa e filha do rotariano Audir de Araújo Paiva

Plenário -
Delegação do Rotary Club Crato Centro - rotarianos e convidados.
Plenário -
Delegação do Rotary Club de Barbalha - rotarianos e convidados.

Empresário Geraldo Pinheiro e sua família.

Em primeiro plano os netos do Presidente Fernando Lacerda e mais ao fundo o rotariano Luiz Wellington e sua esposa, Iana

Plenário - rotarianos e convidados

Plenário - rotarianos e convidados

O Diácono e Rotariano José Oliveira Cavalcante (Cory) fez a Oração Rotária na abertura da sessão plenária de posse.

Plenário - rotarianos e convidados

Irani Ulisses Paiva e seu esposo, Audir de Araújo Paiva.

A partir da esquerda: José Oliveira Cavalcante (Cory), Sheila Paiva, Thiago Esmeraldo, Wellingston Lins e Lisiene Albuquerque - homenageados na na sessão plenária de posse da diretoria do Rotary e da casa da Amizade pelos relevantes serviços pque prestam ao Rotary e a Comunidade.



Plenário - rotarianos e convidados

Diretoria da Casa da Amizade de Crato (empossada na mesma solenidade). Legenda da foto a partir da esquerda: Irani Ulisses Paiva, Mirella Cavalcante Bezerra Esmeraldo, Artemis Helena Luna Saraiva, Marigel Bringel Matos, Regina Cláudia Bezerra Alencar, Maria de Fátima Leite Fernandes, Rosemary Herculano de Carvalho (Rose), Iana Maria de Amorim Brandão, Maria Rosilda Bezerra Moraes (Rose), (presidente atual), Maria Socorro Brito da Silva (ex-presidente), Mundinha Braga Alencar, Lisiene Siebra de Deus Albuquerque e Sheila Ulisses Paiva.

Dra Artemis Luna e Roslida, presidente da Casa da Amizade

O presidente Fernando Lacerda com os Netos

Deusinha Ulisses Alencar

Senhoras da Casa da Amizade homenegeadas pelos relevantes serviços prestados ao Rotary e a Comunidade. Legenda a partir da esquerda: Artemis Helena Luna Saraiva, Fátima Leite, Irani Ulisses Paiva, Marta Régia, Socorro Brito, Sheila Ulisses Paiva e Lisiene Albuquqerque

Jornalista Marcos Peixoto (prestigiou o evento com a sua honrosa presença)

Jornalista Marcos Peixoto e a amiga Deusinha Ulisses Alencar (prestigiaram o evento com a suas honrosas presenças)

Deusinha Ulisses Alencar e o amigo jornalista Marcos Peixoto (prestigiaram o evento com a suas honrosas presenças)

Dr. Carlos Alberto (advogado) e família presentes ao evento.

A partir da esquerda: O jornalista Uberto Cabral e os rotarianos: Francisco Fernandes Ferreira, Antônio José, Aglézio de Brito, Wellingston Lins, Audir de Araújo Paiva, João Correia Saraiva e Carlos Rafael Dias, homenageados pelo presidente João Batista da Silva, em reconhecimento aos relevantes serviços que esses profissionais prestam ao Rotary e a Comunidade.

Ex-Governador Gamaliel Noronha, em nome do Governador do Distrito 4490, declara empossados os Governadores Assistente da Região Sul do Ceará.

Regina Lúcia Vilar Filgueiras e seu colega rotariano do Rotary Club de Juazeiro


O presidente João Batista e o EGD Gamaliel Noronha descerram a placa comemorativa do ano rotário que finda.

O presidente João Batista e sua esposa Socorro Brito, homenagearam os colabaradores de serviços gerais da sede do clube.

A partir da esquerda: Sheila Ulisses Paiva, Artemis Helena Luna Saraiva, Irani Ulisses Paiva e Mundinha Braga.

Plenário - rotarianos e convidados