quarta-feira, 29 de junho de 2011

PROGRAMA CARIRI ENCANTADO SONORIDADES (29/06/2011)

Musicalidade caririense: uma “ruma” de sons diferentes

O Cariri tem em sua fortaleza fonte de indiscutíveis riquezas.

Terra de grandes mestres da cultura popular, a região apresenta uma musicalidade bastante marcada por elementos da tradição oral que influenciam, cada vez mais, novas gerações de músicos. Estas buscam no universo da tradição nordestina a matéria-prima para seus trabalhos artísticos.

Mas, igualmente, a região sempre foi aberta para as mais diversas informações que aqui chegam por vários meios, desde tempos mais remotos.

O resultado é um repertório regional de músicas universais, que, por isso, traz uma assinatura própria, marcada pela experimentação, ousadia e originalidade.

O programa Cariri Encantado Sonoridades de hoje traz uma das muitas possibilidades de seleção da musicalidade caririense, representada por compositores e intérpretes locais, como Bosco Lisboa, Abidoral e Pachelly Jamacaru, Luiz Carlos Salatiel, José Nilton Figueiredo, Lenynha Vaz, Zabumbeiros Cariris, Dr. Raiz, Cleivan Paiva, Célia Dias, João Carlos, Herdeiros do Rei e Geraldo Júnior.

Onde ouvir
Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Dia 30 - Posse do novo Conselho Diretor do Rotary Club de Crato

Às 20h desta Quinta Feira, dia 30 será empossado o novo Conselho Diretor do Rotary Club de Crato para o período primeiro de julho de 2011 a 30 de junho de 2012. A presidência do clube nesse período terá a liderança do empresário Fernando Leite de Lacerda (foto).
Na mesma solenidade, também tomará posse a nova Diretoria da Casa da Amizade que terá no mesmo período a presidência da Senhora Maria Rosilda Bezerra de Moraes (Rose), esposa de Fernando Leite de Lacerda.




Conselho Diretor - Período 2011/2012

Presidente: Fernando Leite de Lacerda;
Vice-Presidente: João Batista da Silva;
Primeiro Secretário: Thiago Aragão Esmeraldo;
Segundo Secretário: Carlos Rafael Dias;
Primeiro Tesoureiro: Antônio José Albuquerque;
Segundo Tesoureiro: José Hairton de Carvalho;
Diretor de Protocolo: Aglézio de Brito;
Adjunto de Protocolo: Gladstone Lins Alencar;

Presidente das Comissões

Administração do Clube - Célio Francisco Vieira de Barros;
Desenvolvimento do Quadro Social - Wellingston Lins de Alencar;
Relações Públicas - Audir de Araújo Paiva;
Projetos e Prestações de Serviços - Regina Lúcia Vilar Filgueiras;
Fundação Rotária - Rubens Ferreira Almino de Lima;
Apoio a Escola Rotary - João Correia Saraiva.

SERVIR EM ROTARY

O homem que possui um Ideal caminha na escuridão como se tivesse um radioso facho de luz.
O Ideal tem o poder de transformar
Um soldado em um Herói;
Um piedoso em um Santo;
Um estudioso em um Sábio;
Um vencido em um Vencedor;
Um bom profissional em um excelente Rotariano.

PAULO VIRIATO CORRÊA DA COSTA Presidente de RI 1990-1991

Remetido via E-mail por:
OTONIEL SANTOS NETORC
Curitiba Portão
Distrito 4730

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Diga não à Violência no Trânsito.


Diga não à Violência no Trânsito. Por Amor à Vida. Amor ao pai.
Amor ao filho.

Amor à FAMÍLIA. Amor ao Próximo. SEJA PRUDENTE - CUMPRA AS LEIS DO
TRÂNSITO

Como motorista: Siga as leis do trânsito. Respeite os sinais.
Respeite o próximo.

Como pedestre: Observe as faixas. Espere o Sinal verde.

"A educação é o instrumento capaz de formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito"

De 18 de setembro de 2009 até o janeiro de 2011, morreram 51.641 pessoas.
foram hospitalizadas, com mortes posteriores não contabilizadas, 163.609
vítimas.
Fonte: Antônio J. C. da Cunha - (Rotary Club Duque de Caxias).

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Rotary Club de Crato 74 anos de serviços à comunidade

Por Audir de Araújo Paiva

O Rotary Club de Crato, neste dia 22, completa 74 anos de sua fundação e de serviços prestados a comunidade. Fundado em 22 de Junho de 1937, Registrado em Rotary International sob o número 7810 em 15 de Agosto do mesmo ano.

A sua Carta Constitutiva foi entregue em 18 de Fevereiro de 1938, por uma caravana de Rotarianos do Rotary de Fortaleza (capital do Estado do Ceará), composta dos seguintes membros: Carlos Ribeiro, Governador do Distrito 72, na época o único existente no Brasil; Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, Abnedago Rocha Lima, Edgar Dutra Nunes, Germano Ponte, Alberto Craveiro, José Thomé de Sabóia, Raimundo Girão e José Pompeu de Sousa Brasil.

O seu primeiro quadro de sócios foi assim constituído: Irineu Nogueira Pinheiro Presidente, Ivan Ramos, Pergentino Maia, Plínio Cavalcante, José Barbosa, Cândido Monteiro, Jefferson Albuquerque, (Jefferson foi Governador do então Distrito 26 no período de 1940 a 1941, hoje Distrito 4490 a que o clube do Crato pertence), Miguel Lima Verde, Otacílio Macêdo, Antônio de Alencar Araripe, Antônio Macário de Brito, Décio Teles Cartaxo, José Eurico Ribeiro da Silva, João Batista de Siqueira, Ernani Silva, Elmar Silva, Álvaro Esmeraldo e Álvaro Garrido.

Inicialmente as suas reuniões eram realizadas no Hotel Crato, localizado na Praça Francisco Sá, transferida depois para o Crato Tênis Clube, onde permaneceu até o ano 1981. Ano em que assumi a presidência do clube e aceitei o desafio de projetar, angariar recursos e iniciar a construção da sua atual e bonita sede própria que foi concluída e inaugurada no ano 1982, por meu sucessor João Correia Saraiva e no ano 1996 foi ampliada por Rubens Almino de Lima.

Com a fundação do Rotary na cidade de Crato pode se afirmar que depois da sua criação, teve início uma nova era para a comunidade do Crato e da Região, cujos problemas são discutidos, equacionados, muitos dos quais solucionados. Foi do Rotary Club de Crato, com apoio de outras entidades e da comunidade, que saíram as memoráveis campanhas que contribuíram com o desenvolvimento da Região. Como exemplo cito:
Eletrificação do Cariri;
Associação de Proteção à infância - Hospital Infantil;
Criação do Colégio Agrícola de Crato;
Criação da Rádio Araripe de Crato;
Criação da Floresta Nacional do Araripe;
Criação da Maternidade Dr. Joaquim Fernandes Teles;
Fundação da Sociedade Cratense de Auxílio aos Necessitados;
Em parceria com a Associação Comercial de Crato: reivindicou o asfaltamento das estradas Crato a Exu, Crato a Campos Sales, Crato a Iguatu, Crato a Brejo Santo, Crato a Jardim e Crato a Juazeiro, e construção do Açude Thomaz Osterne de Alencar.
Projeto Criação do Parque de Turismo da Nascente;
Fundou os Rotary Club’s de Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Araripina, Iguatu, Barbalha, Várzea Alegre, Mauriti e Crato Centro;
Criação da Escola Rotary no Lameiro; e criação da Creche Jéferson Albuquerque, ambas mantidas em parceria entre o Rotary, Fundação José Horácio Pequeno e o Município de Crato;
Há mais de meio século, o Rotary luta pelo projeto da transposição das águas do Rio São Francisco para os Estados do Ceará e outros do Nordeste. As obras da transposição foram iniciadas recentemente pelo governo federal.
Foi o Rotary quem primeiro reivindicou das autoridades a construção do Centro de Convenções e Eventos para Crato, cuja obra está em fase de conclusão.

O seu atual presidente João Batista da Silva que está em término de mandato marcou o seu ano rotário com grandes projetos e boas ações concretizadas. A partir do próximo mês de julho, o trabalho iniciado pelo pioneiro Irineu Nogueira Pinheiro continuará sobre a liderança o rotariano Fernando Leite Lacerda. Assim o clube segue cumprindo a sua missão espelhada no em seu lema "Dar de si antes de pensar em si" Parabéns Rotary Club de Crato!

O que é a Missa?

A grande maioria dos católicos participa da Santa Missa sem saber o que ela significa. E por isso assiste as missas de um modo quase mecânico, sem prestar a atenção nas palavras ali pronunciadas ou até com o pensamento longe da solenidade da qual está participando.

Segundo o padre Lourenço Ferronato, EP: “A primeira missa celebrada no mundo foi na Quinta Feira Santa, na Ceia de Jesus com os apóstolos. Na ocasião foi instituída a Sagrada Eucaristia e Jesus demonstrou mais uma vez o seu infinito amor pelos homens, ao partilhar conosco Seu Corpo e Sangue”.

A missa é, pois, a renovação do sacrifício sofrido no Calvário sobre a Cruz, por Jesus Cristo, para a salvação da humanidade, com uma única diferença: o sacrifício da Cruz foi sangrento, enquanto o sacrifício do altar é incruento, isto é ocorre sem o derramamento de sangue. A missa tem um valor infinito, uma vez que é próprio Jesus Cristo que se oferece em sacrifício e se imola na hóstia sagrada.

Assim, procuremos participar da Santa Missa com toda a atenção possível, a fim de sermos beneficiados com as graças e favores concedidos durante a renovação do sacrifício de Cristo Jesus.

Sobre a missa assim se pronunciaram alguns santos:

"Na hora da morte, as Missas, às quais tiveres assistido, serão a tua maior consolação. Um dos fins da Santa Missa é alcançar para ti o perdão dos teus pecados. Em cada Missa, pois, podes diminuir a pena temporal devida aos teus pecados, pena essa que será diminuída na proporção do teu fervor. Perdoa-te os pecados veniais não confessados, dos quais, porém, te arrependes; preserva-te de muitos perigos e desgraças que te abateriam. Diminui o império de satanás sobre ti mesmo. Sufraga as almas do Purgatório da melhor maneira possível. Uma só Missa a que houveres assistido em vida, será mais salutar que muitas a que os outros assistirão por ti depois da morte, pois pela Missa participas da Paixão, morte e Ressurreição de Cristo." (Santo Agostinho)

“Cada Missa à que assistires, alcançar-te-á no céu maior grau de glória. Será abençoado em teus negócios pessoais e obterás as graças que te são necessárias. Nosso Senhor Jesus Cristo nos concede tudo o que Lhe pedimos na Santa Missa. (São Jerônimo)

"Fica sabendo, ó cristão, que mais se merece em ouvir devotamente uma só Missa do que distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar toda a terra. Toda Santa Missa diminui teu purgatório." (São Bernardo)

(Pesquisa feita por Armando Lopes Rafael)

terça-feira, 21 de junho de 2011

Professora Otonite Cortez nomeada Reitora da URCA pelo governador Cid Gomes

O Gabinete do Governador divulgou no fim da tarde desta segunda-feira (20), os nomes dos novos dirigentes da Cegás e Cagece, que fazem parte da Administração Indireta do Estado, e da Universidade Regional do Cariri (Urca). O ex-prefeito de Fortaleza, Antonio Cambraia, assume a Companhia de Gás do Ceará (Cegás). Já Gotardo Gurgel, deixa a secretaria-executiva da secretaria Especial da Copa 2014 e assume a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A professora Antonia Otonite de Oliveira Cortez foi escolhida reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca).

Ela foi a mais votada na consulta pública e se torna a primeira mulher a assumir a Reitoria de uma universidade pública cearense, passando pela consulta universitária. Como vice-reitor, assume o professor José Patrício Pereira Melo, que também foi o mais votado para o cargo na consulta no meio universitário.


Fonte: Assesoria de Comunicação da Universidade Regional do Cariri - URCA

Seminário sobre morte realizará palestras abertas ao público na URCA

Na programação do Seminário “Olhares sobre a morte”, que está sendo realizado na Universidade Regional do Cariri – URCA, ocorrerá nesta quarta-feira, 22 de junho, às 19h30m , palestra da historiadora Claudia Rodrigues, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO, sobre o tema "Temáticas, fontes e metodologias para um olhar sobre a morte na sociedade brasileira de outrora". A palestra, que acontecerá no Salão de Atos da URCA, Campus do Pimenta, em Crato, visa especificamente orientar sobre uma construção de pesquisa e interpretação de fontes em relação ao tema da morte, com bastante utilidade para estudantes, pesquisadores e curiosos em geral.

Na sexta-feira, dia 24/06, às 8h30m acontecerá palestra da professora Maria Elízia Borges, da Universidade Federal de Goiás – UFG, sobre suas experiências de pesquisa em cemitérios.

O Seminário “Olhares sobre a morte” é coordenado pelo professor Titus Riedl, do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri - URCA.

Programa Cariri Encantado Sonoridades – 22 de junho de 2011

São João: O Nordeste em Festa


No mês de junho, por conta, principalmente, da data dedicada a São João, se celebram vários festejos que, reunidos, representam a maior festa popular do Nordeste Brasileiro.

De origem europeia, mas com forte influência das tradições indígenas e negreiras, as festa juninas reúnem diversificadas manifestações culturais da região, como a música, genericamente rotulada de forró, a culinária, a religiosidade e os folguedos.

Nas vésperas do Dia de São João, ponto culminante de toda essa festança, o programa Cariri Encantado Sonoridades entra na folia e presta uma homenagem ao santo protetor da alegria nordestina, com destaque para as inconfundíveis voz e sanfona de Gonzagão, que, mais do que ninguém, soube traduzir em música a riqueza desta tradição nordestina.

Onde ouvir
Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com.

Seminário do Departamento de História da URCA aborda o tema da morte

O Curso de História da Universidade Regional do Cariri realizará entre os dias 22 e 25 de junho o Seminário “Olhares sobre a morte”.

O seminário será dirigido aos professores e alunos de graduação e pós-graduação que pretendem abordar, em suas pesquisas e estudos, questões relacionadas à morte e à análise de testamentos como documentos históricos.

O Seminário terá um caráter de troca de experiências, onde professores e alunos terão oportunidade de falar sobre suas pesquisas e projetos. Além disso, haverá momentos bastante práticos, pois o seminário prevê a visitação ‘in loco’ a locais do Cariri relacionados ao culto e à memória da morte.

Serão visitados cemitérios de Crato e Juazeiro do Norte e outras localidades em que a morte está presente, a exemplo do santuário de São Francisco em Juazeiro do Norte, da Casa das Rezadeiras da Madrinha Dodô e da Casa do Padre Cícero com o seu leito de morte.

O seminário enfatizará a observação empírica e pretende apontar para possíveis abordagens e futuros trabalhos acadêmicos.

Uma das ministrantes do Seminário, professora Cláudia Rodrigues, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO, atualmente é uma das maiores especialistas em trabalho histórico com testamentos do Brasil, desde a época da colonização até a secularização. Outra ministrante, a professora Maria Elizia Borges, da Universidade Federal de Goiás - UFG, é especialista no estudo de cemitérios no Brasil. Ambas ministrantes têm uma ampla lista de publicações.

A participação é gratuita, mas o número de vagas é limitado.

Haverá certificado de participação.

Os Interessados podem se dirigir diretamente aos professores Juciêldo Alexandre , Cícero Joaquim e Titus Riedl, este através do telefone: 88040131.

Carlos Rafael Dias
Professor e Assessor de Comunicação do Departamento de História - URCA

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dia dos Namorados e São João - comemorados no Rotary Club de Crato

Por Carlos Rafael Dias

Alegria, romantismo e descontração foram as marcas da última plenária das presidências de João Batista e Socorro a frente do RC Crato e da Casa da Amizade do Crato, respectivamente.

Com uma decoração belíssima, pratos típicos e música ao vivo ao cargo da excelente cantora Fafá do Ceará, rotarianos e suas senhoras, além de convidados, comemoraram efusivamente as mais marcantes datas juninas: o Dia dos Namorados e o São João.

A reunião, híbrida de plenária e festiva, teve a Ordem do Dia ocupada por Socorro Brito, presidente da Casa da Amizade do Crato, que, de forma dinâmica, leu mensagens românticas e distribuiu brindes de qualidade e bom gosto aos presentes.

Desta forma, o casal-presidente despediu-se brilhantemente, encerrando uma das mais efetivas e criativas gestão conjunta do RC Crato e Casa da Amizade dos últimos anos.
Parabéns, João e Socorro.
Vejam a cobertura fotográfica feita pelo companheiro Audir Paiva:

Sede do Rotary Club de Crato



Fafá e Banda




João Batista e sua esposa, Socorro





Marcus Parente e sua esposa, Daisy

Lázaro Presidente do Rotary Club de Juazeiro - ladeado por Carlos Rafael Dias - Secretário do Rotary Club de Crato





Deusinha Ulisses Alencar e Cicélia Bezerra Lima

Mundinha Braga e Marta Régia

Edirson Júnior e Marcela Prado

Carlos Rafael e sua esposa, Frncinilda Araújo

Célio Vieira Barros e Socorro Brito Silva

Edson Barreto e sua esposa, Zilneli (Rotary Club Crato - Centro)

Espedito Ribeiro e sua esposa (Rotary Club Crato - Centro)

Francisco Lopes Parente

Célio Vieira Barros e sua esposa, Maria do Rosário Damasceno Barros

Carlos Rafael Dias e sua esposa, Francinilda Araújo

Marcus Parente e sua esposa, Daisy Parente Alencar

Suazamélia Brito da Silva e convidados

Gladstone Lins e sua esposa, Regina Cláudia

Gladstone Lins e sua esposa, Regina Cláudia


Gladstone Lins e sua esposa, Regina Cláudia


Dr. Maia e a esposa, Dra. Eunice Ulisses (Convidados)

Fernando Lacerda e sua esposa, Rosilda


Célio Vieira Barros e sua esposa Rosário Damasceno Barros

Antônio José e sua esposa, Lisiene Siebra Albuquerque

João Batista e a esposa, Socorro Brito

Audir de Araújo Paiva e sua espsoa, Irani Paiva

Marta Régia, esposa do rotariano Wellingston Lins

Fernando Lacerda e sua esposa, Rosilda Bezerra Moraes (Rose)

Convidados

Suzamélia Brito da Silva (filha do casal João Batista e Socorro)

Rubens Almino e sua esposa, Auxiliadora Brito Almino

Antônio José e amiga Cicélia Bezerra Lima

A partir da esquerda: Edirson Júnior e Marcela Prado, Irani Paiva, Mundinha Braga, Marta Régia, Deusinha Ulisses Alencar e Cicélia Bezerra Lima

sábado, 18 de junho de 2011

Programação de encerramento da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo - 18/06/11 ( Sábado)


14 h- Exibição de Curtas
- O Caldeirão do Beato Zé Lourenço, de Catulo Teles e Franciolli Luciano.
- Cabaré-Memória de Uma Vida, de Alexandre Lucas e Coletivo Camaradas.
- Catadores de Pequi, de Zuiglio Brito e LaislaYanael.

17H - Exibição de Longas
- Sargento Getúlio, de Hermano Penna
- Padre Cícero, de Hélder Martins

ENTRADA FRANCA

Realização: Governo Municipal do Crato – Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.

Apoio: Universidade Regional do Cariri (URCA), Instituto Cultural do Cariri (ICC), Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA), Bantim Produções, Coletivo Camaradas, Blog do Crato e Revista Chapada do Araripe.

Crato encerra hoje Mostra de Cinema e Vídeo

Diário do Nordeste
No teatro Salviano Arraes, o público pode conferir exposição de fotos sobre a história do cinema
FOTO: ANTÔNIO VICELMO

O primeiro cinema do interior do Estado foi o "Paraíso", no Município do Crato. Evento destaca centenário da data

Com a exibição dos longas-metragens "Sargento Getúlio", de Hermano Penna, e "Padre Cícero", de Helder Martins, será encerrada hoje, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, a primeira Mostra Crato de Cinema e Vídeo, que comemorou os 100 anos da inauguração do primeiro cinema do interior do Ceará, o "Cinema Paraíso", ocorrido em 3 de maio de 1911, pelo italiano Vittorio di Maio, no Município do Crato. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca), reuniu mais de 30 trabalhos, dentre curtas e longas-metragens produzidos exclusivamente por cineastas da região, ou que possuem ligações com a cidade do Crato.

A produção cinematográfica regional resgatou a memória de personagens e entidades que marcaram a história do Cariri como Padre Cícero, Patativa do Assaré, Beato José Lourenço, Dona Cícera do Barro Cruz, a Ordem dos Penitentes, que foram documentados pelos cineastas regionais.

Para comemorar os 100 anos desta data histórica, o radialista e memorialista cratense Huberto Cabral elaborou um conjunto de eventos, que envolveram todos os seguimentos ligados a cultura regional.

Na entrada do Teatro Salviano Arraes, onde foi realizada a Mostra, foi instalada uma exposição de fotos com a história do cinema universal.

O pesquisador de cinema Amarílio Carvalho cedeu o seu arquivo com fotos de artistas famosos de Hollywood, que foram expostas na entrada do teatro. A velha e a nova gerações tiveram oportunidade de rever e conhecer artistas como Robert Taylor, Gregory Peck, Giuliano Gemma, John Wayne, Henry Fonda, Frank Sinatra, Elizabeth Taylor, Cary Grant, Gene Kelly, James Stewart, Frank Sinatra, Grace Kelly, Ann Miller, Doris Day, entre outros.

"Foi o primeiro passo para que, num esforço contínuo, se possa revitalizar o cinema cratense, com a importante colaboração de muitos nomes que fizeram e fazem a história do cinema regional", disse a secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, destacando o pioneirismo do Município.

Entusiasmados com o sucesso da Mostra, os coordenadores vão incluir o evento na agenda cultural do Município. Para o memorialista Huberto Cabral, principal articulador dos cineastas regionais, a Mostra cumpriu o seu objetivo que foi lembrar o pioneirismo do Crato como "capital da cultura" do Cariri.

Reportagem de Antonio Vicelmo

Eclipse plenilunar – Por Heládio Teles Duarte

Foto: Heládio Teles Duarte