quinta-feira, 28 de abril de 2011

Conselho Diretor do RC Crato esteve reunido

O Conselho Diretor (CD) do RC Crato, reunido no último dia 26, deliberou a seguinte pauta:

1. Agenda de reuniões para o mês de maio
Dia 05 - Homenagem às mães;
Dia 12 - Reunião cancelada devido a realização da Conferência Distrital;
Dia 19 - Instrução Rotária;
Dia 25 - Festiva.

2. Ação Rotária
Como planejamento da Ação Rotária que acontecerá neste próximo domingo, dia 1º de maio, na sede do clube, das 8 às 12 horas, deliberou-se o envio de ofícios à Secretária de Sáude do município e à casa do Cidadão, com convite à participação e parcerias; realização de feijoada após a atividade, visando realização de companheirismo entre os participantes da Ação e plano de divulgação do evento junto às comunidades das  proximidades.

3. Festa das Mães
Como planejamento para a realização da II Festa das Mães, que ocorrerá no próximo dia 6 de maio, às 22 horas, no Crato Tênis Clube, o CD do RC Crato deliberou sobre plano de mídia e envio de ofícios à empresas comerciais com solicitação de patrocínio, além de visitas aos clubes rotários da região para divulgação do evento.

4. Informes
Na parte de informes, o presidente João Batista comunicou que o companheiro Carlos Barreto, que seria homenageado na plenária de hoje, 28, estar hospitalizado devido acomentimento de AVC (acidente vascular cerebral) e, portanto, a homenagem será adiada.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

José Hairton é o Aniversariante de hoje

José Hairton Carvalho (foto ao lado da esposa Rose) faz aniversário hoje, dia 27 de abril de 2011, Hairton é sócio representativo e ex-presidente do Rotary Club de Crato; e gerente do Sistema Verdes Mares de Televisão do Cariri, afiliado da TV Globo. No mesmo período em que dirigiu o Rotary a sua esposa, Rose presidiu a Casa da Amizade de Crato. Parabéns para o aniversariante.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Programa Cariri Encantado Sonoridades - 27/04/2011

Conexões musicais: Ednardo, “do Pessoal do Ceará”


Expoente do Pessoal do Ceará, grupo de cantores e compositores nordestinos que baixou no centro do país no início dos anos 70, como Belchior, Fagner, Amelinha, Rodger Rogério, Teti e Fausto Nilo, - Ednardo protagonizou um fenômeno fonográfico ao emplacar o maracatu Pavão Mysteriozo na abertura da novela Saramandaia, em 1976, e virar febre democrática, fissurando tanto o público universitário quanto a dona de casa. Os antigos sucessos mantiveram o criador do pavão fazendo shows por todo o Brasil e no exterior, criando trilhas de cinema, como para o filme Luzia Homem, de Fábio Barreto.

Ednardo será o enfocado do programa Cariri Encantado Sonoridades desta próxima quarta, 27, das 14 as 15 horas, na Rádio Educadora do Cariri – AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com -, quando será tocado sucessos como Terral, Cavalo Ferro, Pavão Mysteriozo, Artigo 26, Longarinas, Enquanto Engoma a Calça e outros de seu extenso e importante repertório musical, que têm o poder de arrebatar o público, conquistar diversos segmentos sociais, faixas etárias, permanecendo através dos tempos, com a mesma importância artística.

quinta-feira, 21 de abril de 2011


"Qual a principal mensagem da páscoa? Felicidade, paz entre os homens? A simbologia da ressurreição da Páscoa, faz com que renaça nossa esperança de um mundo melhor e o desejo que este domingo seja muito bom, E se possível, ao lado das pessoas que você quer bem. A páscoa é a ressurreição de Cristo, é o seu renascimento. Por isso nada melhor do que aproveitar este domingo para refletir. Fazer o levantamento da vida para saber se é necessário recomeçar, Porque, páscoa é isso, é o momento de renascer. Seja para o novo modo de vida, para o amor, para amizade. Enfim, se na sua vida existe algo que não está bom, porque não parar, recomeçar e renascer para a felicidade."

quarta-feira, 20 de abril de 2011

UMA ESTRADA VICINAL SÃO JOSÉ - BARBALHA

Por Pedro Esmeraldo

Diante dos constantes acidentes provocados pelo aumento do fluxo de veículos na Rodovia Padre Cícero, pensamos em melhorar esta situação através da construção da estrada vicinal. Queremos solucionar esse problema a fim de contornar esta posição com aberturas paralelas que satisfaçam o crescimento vertiginoso entre as duas maiores cidades do Cariri.

Acalentamos essa idéia há muitos anos. Nunca imaginamos que isto seria viável. Antigamente, era quase impossível falar em construir estradas entre estas duas cidades, Crato – Barbalha, visto que seria uma via desnecessária porque já existia outra estrada que ligava Barbalha a Juazeiro do Norte, que dali tem existência real uma extensão até o Crato e ninguém jamais poderia se opor devido à prepotência dos habitantes de outros municípios que por sua vez desejavam que o progresso fosse tudo para si.

Se alguém por conveniência tentasse expor essa idéia da necessidade da via de acesso ao Crato seria expugnado e distorcido em praça pública, já que as forças brutas dos leões superavam as nossas forças e esses leões dominariam através de palavras inconvenientes, almejando sobrepujar o progresso e elevar-se só para si. Por essa razão seríamos atirados para fora do desenvolvimento equilibrado e nos olhavam com olhos infortúnios em cima dos desventurados filhos do Crato.

Notamos hoje que isso tem de acabar, visto que temos como objetivo de desabafar as mágoas constantes dos desaforos recebidos, provocados por pessoas alheias ao progresso regional.

Houve tempo que o progresso regional seria uma constante e nós receberíamos sufoco desses algozes usurpadores que estão se beneficiando do chapéu alheio e ainda mais impedem que outros povos se desenvolvam por meios de trabalhos e política bem efetuada e de âmbito fraternal, que seria a melhor solução para que surgisse o desenvolvimento espontâneo e com trabalho que faça produzir uma economia satisfatória à geração de empregos e rendas.

Para isto há necessidade de iniciarmos uma campanha de bom procedimento com intuito de prosperar as outras localidades que também merecem o seu ponto de apoio dos governantes do Estado.

Já está na hora de todos pensarem na expansão viária entre as localidades São José até a cidade de Barbalha. Com isto o fluxo de veículos será aliviado, diminuindo o desassossego que ocorre na via hoje existente, com mortes agravadas por causa do excesso de movimento do trânsito dessas duas cidades.

Cremos que as nossas autoridades ouvirão nossos apelos, fazendo o planejamento para que possam diminuir o número exorbitante de veículos nessa via.

Autor: Pedro Esmeraldo

Crato-CE, 20.04.2011.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Hoje, 19, é o dia de lançamento do livro de José Vanderley Landim no RC Crato



José Vanderley Landim (foto), sócio representativo do Rotary Club de Crato, lançará hoje, 19, as 19:30 horas, na sede deste clube, o seu livro de memórias O Voo do Zabelê.
Landim disse que o livro surgiu de pedidos feitos pelos seus netos e inicialmente sua ideia era editar um livro com tiragem doméstica, visando atender estes apelos. Mas, ao submeter o manuscrito ao seu amigo e orientador espiritual Padre Elias, este o incentivou a divulgá-lo também a um público maior.

No livro, que Landim define como "histórias de vida", consta lembranças da infância alegre vivida no seu Brejo Santo até causos que se passaram quando o autor exerceu o cargo de juiz federal do Trabalho.

A renda da venda dos livros será destinada à Sociedade Lírica do Belmonte, a conhecida Orquestra do Padre Ágio, do qual Landim e sua esposa Dulcilene, são benfeitores.



Reflexão Rotária

Cada rotariano e cada rotariana tem que se conscientizar de que o Rotary só sobreviverá se novos membros, principalmente mais jovens, forem atraídos ao nosso convívio. Não temos dúvidas de que o Rotary, que já é imbatível na prestação de serviços, será, dentro de algumas décadas, a organização mais respeitada do planeta.

Falta-nos apenas a vontade de nos mostrarmos como efetivamente somos – verdadeiros prestadores de serviços em prol da Paz e da Compreensão Mundial.

Themístocles Américo Caldas Pinho
Diretor de RI 2007-2009

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Histórias de vida, um livro - Emerson Monteiro

Com este subtítulo e o título de O voo do zabelê, às 19h30 desta terça-feira, 19 de abril de 2011, o advogado José Vanderlei Landim trará ao público leitor caririense o seu primeiro livro, isto nas dependências do Rotaty Club, no Parque Grangeiro, em Crato.

Obra de cunho etnográfico e memorialista, reúne vivências do escritor durante uma trajetória rica de ocasiões dignas e saborosas, através de estilo espontâneo e correto. Em textos claros, mosaicos de estudos, viagens, rotinas profissionais, amizades adquiridas pelo mundo, lugares, travessuras, instantes familiares, esse autor contextualiza páginas que o Pe. Raimundo Elias Filho avalia qual um legado que fica não somente para os seus filhos e netos, mas, igualmente, à disposição de todo e qualquer ser humano de boa vontade, capaz de aprender com outro ser humano.

A força da escrita sempre condicionará as melhores tradições pessoais nas mãos dos que nutrem essa verve de proporção infinita da literatura. Cantar os valores eternos da vida, os dotes do aprendizado, as riquezas do inesperado e das conquistas individuais, pela mágica das palavras a formularem sentidos e montar circunstâncias na transmissão dos conceitos e pensamentos naturais dos indivíduos.

Vanderlei Landim resolveu, pois, partilhar sua herança intelectual no tanto que arrecadou das tantas estradas percorridas, e trabalhou, no livro, os painéis interioranos e heróicos de um sertanejo a braços com a civilização urbano-industrial, indo longe nas suas disposições. Saído de Brejo Santo, Ceará, ligado às histórias do interior desconhecido, estendeu redes às plagas europeias, de onde colheu jóias que transportou ao belo trabalho gráfico editado pela Diz Editoração e confeccionado pelas oficinas da Expressão Gráfica, da Capital cearense.

Landim esquadrinhou planos diversos até consolidar o saber que ora repassa aos seus contemporâneos. Estudou em Triunfo, Pernambuco, com frades franciscanos; depois no Seminário Santo Antônio, Ipuarana, Campina Grande, na Paraíba; e em Fortaleza, até se bacharelar em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em que fez ainda curso de Desenvolvimento Econômico. Seguiu à Europa, e na França estudou na Escola Prática de Altos Estudos, Sorbonne, Universidade de Paris. Além de outras funções, foi professor do curso de Direito da Universidade Regional do Cariri e Juiz Federal do Trabalho, em Sergipe.

José Vanderlei Landim repassará o produto da venda deste seu trabalho literário à Sociedade Lírica do Belmonte, SOLIBEL, instituição criada pelo Pe. Ágio Augusto Moreira para propagar a boa música entre os habitantes do sopé da Serra do Araripe, no município cratense.

Todos os apreciadores da arte e da cultura acham-se, pois, convidados a esta solenidade, quando ocorrerá a noite de autógrafo de O voo do zabelê.

Emerson Monteiro

José Vanderlei Landim faz Aniversário hoje.

José Vanderlei Landim (foto) faz aniversário hoje, dia l8 de abril de 2011, Vanderlei Landim é sócio representativo e ex-presidente do Rotary Club de Crato; e no mesmo período em que dirigiu o Rotary a sua esposa, Dulcilene presidiu a Casa da Amizade de Crato. Amanhã, dia 19 José Vanderlei Landim lançará o seu livro “O Voo do Zabelê”, na sede do Rotary Club de Crato. Ele nasceu em Brejo Santo, formado em direito pela Universidade de Federal do Ceará em 1963, tem curso de desenvolvimento econômico pela SUDEC UFC, curso de administração de empresa pelo SEBRAE, curso de desenvolvimento econômico e cooperarão pela Escola Prática de Altos Estudos, SORBONE, Universidade de Paris, Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. É Juiz Federal do Trabalho aposentado. Parabéns da família rotária

Programa Cariri Encantado Sonoridades: Banda de Pau e Corda, matéria-prima puramente nordestina

A Banda de Pau e Corda, conjunto musical pernambucano, existe há quase quarenta anos. Durante todo esse tempo fez vários shows, lançou diversos discos e tem mostrado por este Brasil afora as suas melodias, poesias e arranjos apoiados nas nossas raízes, contribuindo, assim, para que Pernambuco se mantenha com a imagem que tem: um dos grandes celeiros culturais do país.

A banda já lançou quinze discos, os quais tiveram abrangência nacional e mereceram comentários elogiosos da crítica pertencente aos mais importantes jornais e revistas do país. Todos os discos trazem músicas que falam das tradições e realidade, merecendo destaque tanto o lado social como o cultural. As músicas, trabalhadas nos arranjos da banda de forma a mostrar ao público a riqueza de ritmos que há em Pernambuco, renovam-se e somam-se, a cada disco gravado, ao acervo cultural daquele estado.

O sociólogo Gilberto Freire, em 1973, escreveu na contracapa do primeiro disco da Banda de Pau e corda: "O novo e admirável grupo de jovens do Recife que cantam sua poesia acompanhada de música, os jovens da Banda de Pau e Corda, cantam pelo Nordeste de sempre. É novo e é de sempre. Todo um conjunto marcado pelo amor às águas e às mulheres do Nordeste, sem que sejam esquecidos Vitalinos e Caruarus tão das terras menos úmidas, mas também tão nordestinas, desta parte do Brasil. Um Brasil, este, o Nordeste, de onde tem brotado tanta música junto com tanta poesia".

Programação Musical
1. Vivência (Roberto Andrade / Waltinho)
2. Pai de barro (Paulo Fernando / Roberto de Andrade)
3. Recado (Waltinho / Sérgio Andrade)
4. Lampião (Roberto Andrade / Waltinho)
5. Banco e feira (Waltinho / Roberto Andrade)
6. Vida de vaqueiro (Waltinho / Roberto Andrade)
7. Só de brincadeira (Waltinho) – Instrumental
8. A seca chegou (Waltinho / Sérgio Andrade)
9. Mestre mundo (Bandeira / Julinho)
10. Redenção (Waltinho)
11. Caminhada (Rezende / Andrade)
12. Lavadeira (Waltinho / Andrade)
13. Encontro (Matias) – Instrumental
14. Têmpera (Waltinho / Andrade)

Serviço
O programa Cariri Encantado Sonoridades é produzido pelas Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados – OCA, e transmitido todas as quartas-feiras, das 14 às 15 horas pela Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e http://www.radioeducadoradocariri.com/. Apresentação de Carlos Rafael Dias. Operação de áudio de Iderval Silva.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

José Flávio Vieira fez palestra no Rotary

O renomado escritor e médico cirurgião e clínico geral José Flávio Pinheiro Vieira (foto) realizou palestra na reunião plenária do Rotary Club de Crato, acontecida ontem (14), sobre o tema “A saúde pública no Brasil”.


Com dados históricos e estatísticos, José Flávio, como é de praxe nas suas conferências, prendeu a atenção dos presentes ao falar sobre o sistema público de saúde no país, desde os primórdios da formação da nação brasileira até a implantação e funcionamento do Sistema único de Saúde (SUS). O palestrante ilustrou ainda sua fala com dados sobre a saúde pública no município do Crato.


Ao final, Dr. Zé Flávio, como é popularmente conhecido na região do Cariri, recebeu o certificado de participação em eventos rotários das mãos do rotariano Audir Paiva.


Audir de Araújo Paiva entrega o Certificado de Honra ao Mérito ao Dr. José Flávio.


Comunicações da Secretaria do Clube - Na sequência da reunião, no momento das comunicações, o companheiro José Vanderley Landim informou a aprovação de um filho seu no Doutorado da Universidade do Reno, Alemanha, no curso de Relações Internacionais. Já sua esposa, Dulcilene, ratificou o convite para o lançamento do livro “O vôo do zabelê”, de autoria de Landim, que acontecerá na próxima terça-feira (19), na sede do RC Crato. Já a companheira Regina Vilar, Governadora Assistente do Distrito 4490, informou a realização do PETS (seminário de treinamento de presidentes eleitos de clube) neste sábado (16) na sala de conferência da Fatec Cariri, em Juazeiro do Norte. Por sua vez, os companheiros Gladstone Lins e Rubens Almino deram testemunhos a respeito do palestrante José Flávio Vieira, enaltecendo suas qualidades profissionais, literárias e pessoais. Por fim, o companheiro presidente João Batista da Silva, comentou sobre a premiação obtida pelo RC Crato como a maior comitiva presente no XXVIII Interclubes do Cariri, realizado no município de Barbalha, no último final de semana (9 e 10).

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Governador do Distrito 4500 Visita a Escola Rotary de Crato

Dia 8 de abril o ex-governador do Distrito 4500 e ex-diretor da Fundação Rotária International – Dr. Mário Antonino, acompanhado da Dra. Celma, sua digníssima esposa; e dos rotarianos João Correia Saraiva e Audir de Araújo, visitaram a Escola Rotary de Crato. Instituição criada pelo clube de Crato e mantida em convênio com Município. A escola funciona nos três turnos com mais de 400 alunos. Os visitantes ficaram satisfeitos com o trabalho que o clube rotário de Crato vem realizando na área social e educacional.


A partir da esquerda: Dr. João Correia Saraiva, Dr. Mário Antonino, Dra. Leonia Ribeiro Barbosa (Diretora d Escola Rotary), Dra. Celma esposa do EGG Mário Antonino e Dr. Audir de Araújo Paiva.


A partir da esquerda: Dr. João Correia Saraiva, Dra. Celma e o esposo, Dr. Mário Antonino; e alunos da escola, os quais fazem apresentação do "Grupo de Fláutas" para os visitantes.

Alunos da Escola Alunos da Escola

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Programa Cariri Encantado Sonoridades: Alceu Valença, o porta-voz da incoerência

O programa Cariri Encantado Sonoridades desta próxima quarta-feira, 13, apresenta mais um “conexões musicais”, desta feita com um velho conhecido da região do Cariri cearense: o compositor e cantor performático pernambucano, Alceu Valença!

Alceu reúne em sua obra uma musicalidade universal ímpar, numa mistura que vai de Luiz Gonzaga a Ray Charles, Jackson do Pandeiro a Chuck Berry, Genival Lacerda a Jethro Tull.

O programa abordará apenas um momento inicial da carreira de Alceu, referente aos seus três primeiros discos solos: Molhado de Suor (1974), Vivo! (1976) e o clássico Espelho Cristalino (1977), todos lançados pela gravadora Som Livre.

Programação Musical
1. Punhal de Prata
2. Dia Branco
3. Molhado de Suor
4. Casamento da Raposa com o Rouxinol
5. Pot-Pourri: Edipiana nº 1 / Emboladas
6. Pot-Pourri: Papagaio do Futuro / Emboladas
7. Sol e Chuva
8. Agalopado
9. Maria dos Santos
10. Anjo de Fogo
11. Veneno
12. Espelho Cristalino

Obs.: Todas as composições são de Alceu Valença, exceto as incidentais emboladas que são de autoria de Beija-Flor e Treme-Terra e Maria dos Anjos, de Alceu e Don Tronxo.

Serviço
O programa Cariri Encantado Sonoridades é produzido pelas Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados – OCA, e transmitido todas as quartas-feiras, das 14 às 15 horas pela Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com.
Pesquisa, redação e apresentação de Carlos Rafael Dias.
Operação de áudio de Iderval Silva.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Humberto Mendonça Visita O Rotary Club de Crato

Humberto Mendonça, Sócio Honorário do Rotary Club de Crato, do qual já foi presidente, atualmente reside em Fortaleza, mas sempre que vem ao Crato visita o seu clube para rever velhos companheiros e conhecer os novos sócios da entidade. A sua presença é motivo de grande alegria para a família rotária, haja vista que Humberto é querido por todos. Humberto volte sempre.

Palestra sobre o ProJovem é realizada no RC Crato

Foto: Carlos Rafael Dias e Luís Marcelo


Com significativa presença dos seus sócios, o Rotary Club do Crato realizou mais uma reunião ordinária ontem dia 7.

A Ordem do Dia foi ocupada pelo geógrafo Luís Marcelo Gregório, integrante da coordenação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) no município de Crato.

Luís Marcelo, de forma elucidativa, esclareceu como funciona o ProJovem neste município, detalhando a metodologia utilizada e as etapas do programa, visando qualificar jovens carentes para o exercício profissional e da cidadania.

Ao final, o palestrante recebeu do secretário do Clube, Carlos Rafael Dias, o certificado de participação em evento rotário, ao tempo em que o vários rotarianos teceram elogios à sua palestra.

Interclubes - O tesoureiro do Clube, Antonio José Figueiredo, comunicou que todos os sócios do RC Crato se inscreveram e que estarão presente do Interclubes Rotários que acontecerá este final de semana (9 e 10 de abril) na cidade de Barbalha, mais precisamente no Hotel das Fontes, no aprazível distrito do Caldas. Muitos rotarianos, inclusive, reservaram diárias no Hotel para acompanhar integralmente a diversificada programação que será levada a efeito.

José Vanderley Landim lançará livro no Rotary Club de Crato

O rotariano José Vanderley Landim (foto), sócio representativo do Rotary Club de Crato, lançará, no próximo dia 19 de Abril, na sede deste clube, o seu livro de memórias O Voo do Zabelê.

Landim disse que o livro surgiu de pedidos feitos pelos seus netos e inicialmente sua ideia era editar um livro com tiragem doméstica, visando atender estes apelos. Mas, ao submeter o manuscrito ao seu amigo e orientador espiritual Padre Elias, este o incentivou a divulgá-lo também ao público maiorNo livro, que Landim define como "histórias de vida", consta lembranças da infância alegre vivida no seu Brejo Santo até causos que se passaram quando o autor exerceu o cargo de juiz federal do trabalho

A renda da venda dos livros será destinada à Sociedade Lírica do Belmonte, a conhecida Orquestra do Padre Ágio, do qual Landim e sua esposa Dulcilene, são benfeitores.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

ProJovem será tema da reunião desta quinta do RC Crato

Em alusão ao Dia dos Jovens, que transcorrerá no próximo dia 13, o Conselho Diretor do Rotary Club do Crato, reunido no último dia 31 de março, programou uma palestra sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) para preencher a ordem do dia da plenária ordinária do clube que ocorrerá hoje, 7 de abril. A palestra será proferida pelo educador Luís Marcelo Gregório, membro da coordenação do programa no município do Crato.

O que é o ProJovem

O ProJovem foi instituído pelo Governo Federal em 1o. de fevereiro de 2005 pela Medida Provisória 238 e é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude.

É executado por meio de parceria entre o Governo Federal e as prefeituras, com participação de universidades e entidades de direito público e privado sem fins lucrativos. A gestão do programa é compartilhada entre a Secretaria-geral da Presidência da República e os ministérios de Educação, Trabalho e Emprego e Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O formato pedagógico do ProJovem foi analisado e aprovado pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Seu objetivo é promover, no público específico, a elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental, a qualificação profissional em nível de formação inicial e o desenvolvimento de ações comunitárias de interesse público que serão realizadas de forma articulada com a formação profissional, caracterizando o estágio civil. Ao final do curso, de 12 meses de duração, todos os alunos passam por um exame de nacional de avaliação para receberem o certificado do ensino fundamental.

As metas do ProJovem são: promover o retorno e permanência do jovem na escola; proporcionar formação para o mundo do trabalho; apoiar na identificação de oportunidades de emprego; estimular o jovem a prosseguir nos estudos; contribuir para a identificação, planejamento e desenvolvimento de experiências de ações comunitárias e a inclusão digital como instrumento de atividade produtiva, de comunicação e integração social.

terça-feira, 5 de abril de 2011

PROGRAMA CARIRI ENCANTADO SONORIDADES - CONEXÕES MUSICAIS: WALTER FRANCO, A VANGUARDA DO BEM

O cantor e compositor paulistano Walter Rosciano Franco nasceu em 6 de janeiro de 1945, filho do radialista, poeta e escritor Cid Franco, também seu parceiro em várias composições. É reconhecido pela sua obra ao mesmo tempo vanguardista e popular, visto ter emplacado algumas canções nas programações radiofônicas do país, no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Sua discografia é, em termos quantitativos, muito modesta. Foram apenas seis discos, lançados entre 1973 e 2001. Mas, sua obra, qualitativamente, é conceitual e muito bem conceituada pela crítica. Sobre ela, assim escreveu o poeta, ensaísta, tradutor e crítico literário Augusto de Campos, em 2000:

“Quando Walter Franco apareceu, de "Cabeça" na música popular brasileira, quase não tinha antecedentes. Nem os protagonistas da Tropicália tinham ido tão longe. Era música concreta "in concreto". Foi no Festival da Globo de 1972. E sua bravura mobilizou a intervenção de gente como Décio Pignatari, Rogério Duprat e Julio Medaglia, integrantes do júri que foi destituído pela direção - porque ousou indicar o nome de Walter como vencedor do Festival. "Cabeça" e "Me Deixe Mudo" - a explosão da letra em estilhaços de poesia e a sua implosão nos ecos do silêncio - composições que, como eu disse em meu "Balanço", racharam a cabeça da música popular, estão no primeiro LP de Walter o disco branco "Ou Não", gravado em fins de 1972 e editado no ano seguinte. De bate-pronto, Caetano respondia com "Araçá Azul", a sua aventura radical, e essa foi talvez a mais bela conversa de guerrilhas jamais travada no âmbito da nossa música popular de invenção bombas cruzadas de bahia e sampa, poema e samba. "Revolver" continuou a antitradição de "Ou Não" com as explosões/implosões dos seus mantras, do primal "feito gente" ao quase mudo "e(ter)na(mente)". Walter seguiu adiante com "Vela Aberta". Mas, minado pela mediocridade da mídia, seu caminhar se fez mais secreto. Seus novos riscos quase não foram vistos pelo público. Um dia ele escreveu o poema certo: "o ab(surdo) não h(ouve)". Ouçam Walter Franco”.

E atendendo ao chamado de Augusto de Campos, vamos ouvir no programa Cariri Encantado Sonoridades desta quarta-feira, 6 de abril de 2011, doze composições de Walter Franco:

1. Feito Gente
2. Partir Do Alto/Animal Sentimental
3. Nothing
4. Coração tranquilo
5. Criaturas
6. Vela Aberta
7. O Dia do Criador
8. Canalha
9. Corpo Luminoso
10. Luz da Nossa Luz
11. Ai, essa mulher
12. Gema do novo

Obs.: Todas as composições são exclusivamente de Walter Franco, exceto “Criatura” e “Vela Aberta” de Walter Franco e Cid Franco, e Corpo Luminoso, de Walter Franco e Regis Bonvicino.

Serviço
O programa Cariri Encantado Sonoridades é produzido pelas Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados – OCA, e transmitido todas as quartas-feiras, das 14 às 15 horas pela Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com. Pesquisa, redação e apresentação de Carlos Rafael Dias. Operação de áudio de Iderval Silva.

sábado, 2 de abril de 2011

Entre a cegueira e a visão – Por Padre Virgílio Ciaccio

A cegueira é uma das mais terríveis limitações da vida. Mas nós também, ainda que tenhamos visão invejável, freqüentamos com assiduidade o mundo dos cegos.

Somos cegos quando não prestamos atenção na presença de Deus em nossa história e nos voltamos para interesses de pouca valia. Somos videntes quando sabemos perceber a passagem de Deus ao nosso lado, atendemos às suas propostas e cobranças e aceitamos com gratidão a salvação que ele nos traz.

Somos cegos quando nem tomamos conhecimento do nosso semelhante e, entre nós e ele, erguemos barreiras de cor, de classe social e de religião – de modo que ele não venha a cruzar o nosso caminho. Somos videntes na hora em que o aceitamos como companheiro de viagem e como irmão muito querido.

Somos cegos na hora em que fechamos olhos e coração ao sofrimento, às lágrimas e ao abandono de tantos excluídos condenados a morte prematura pela falta de remédios, alimentação e moradia. Somos videntes quando temos a coragem de entrar na tribulação e na tragédia deles; quando nos tornamos solidários com sua cruz e nos pomos a seu serviço, a fim de levantá-los e restituir-lhes a dignidade de filhos de Deus.

Somos cegos na hora em que jogamos nas costas dos outros a responsabilidade pelas coisas erradas que acontecem em nosso meio. Mas somos videntes quando admitimos a nossa injustiça, violência e dureza de coração e nos emendamos, com coragem, de nosso pecado.

Somos cegos quando nos julgamos dono da verdade e, roubando o lugar de Deus, lançamos sentenças de vida e de morte em cima do irmão que errou. Somos videntes quando do nosso irmão, ainda que pecador, nos fazemos defensores, lembrados de que a nossa luta deve ser contra o pecado, não contra o pecador.

Brilhe para nós um raio da luz de Cristo, a fim de que possamos andar sempre com o amor, a justiça e a verdade.

Por Padre Virgílio Ciaccio, SSP

Extraído do jornal “O Domingo” dia 04.04.2011. Postado por Carlos Eduardo Esmeraldo.