sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Revista Brasil Rotário destaca livro O berço dos Araújo Paiva

A mais recente edição da tradicional revista Brasil Rotário, de janeiro de 2010, publicou o seguinte comentário acerca do livro O berço dos Araújo Paiva, de autoria de Audir de Araújo Paiva, companheiro do Rotary Club do Crato:


"Em aproximadamente 300 páginas ilustradas com fotografias, o livro conta a história dos estados do Piauí (com destaque para a cidade de São Miguel do Tapuio, terra natal do autor) e do Ceará (onde Crato é a cidade focalizada). Essas geografias são o cenário das crônicas e biografias sobre os membros da família Araújo Paiva e outras personalidades locais. Um dos capítulos é dedicado ao RC Crato, CE (D.4490), clube de Audir de Araújo Paiva. Mais detalhes sobre a obra e como adquiri-la no endereço"

Rotariano lançou livro em sua terra natal e foi muito prestigiado



Por Francisco Alves
São Miguel do Tapuio, Piauí


Aconteceu na noite do último sábado 09 de janeiro, no Clube Asa Delta de São Miguel do Tapuio, o lançamento do livro “O Berço dos Araújo Paiva”, do autor: Audir de Araújo Paiva. Um olhar sobre o passado foi o foco dos discursos das pessoas presentes no evento.

O autor do livro, Dr. Audir de Araújo Paiva, convidou alguns presentes para ocupar a mesa de honra, juntamente com ele. Entre os convidados, estava Dr. Josué, Promotor aposentado, o Presidente da Câmara de Vereadores, Kelson James Leite Cavalcante, o Secretário Municipal de Educação, representando o prefeito municipal, Raimundo Nonato Cirino da Rocha (Natim) e o Ex- Prefeito de São Miguel e Ex-Deputado Estadual, Pompílio Evaristo (primo do autor).

O Dr. Aizio Tavares Bringel, cunhado de Dr. Audir de Araújo, fez a leitura da biografia do autor do livro. Em seguida, Dr. Audir deu continuidade contando também um pouco da sua historia e da realização do sonho, de escrever um livro.

Na solenidade mais de duzentas personalidades estavam presentes, entre elas, familiares do escritor, professores e lideres políticos, que relataram um pouco do passado do autor, bem como destacaram a importância do livro como fonte de pesquisa para professores e estudantes Sãomiguelenses.

No livro, “O Berço dos Araújo Paiva”, o autor procurou retratar a historia da sua família, fazendo relatos também sobre a história do Piauí e Ceará, mais especialmente nos municípios de São Miguel do Tapuio no Piauí e Crato no Ceará. Mostra também fotos que marcaram a história desses municípios nas áreas do desenvolvimento social e também no cenário político.

Os convidados presentes a solenidade receberam um exemplar do Livro, autografado pelo Autor.

Texto extraído do site oficial do município de São Miguel do Tapuio, Piauí.
http:// www.saomigueldotapuio.pi.gov.br/

Novo Informativo Rotário nº 156

Para visualizar este informativo em tela cheia vá até as opções existentes no rodapé da moldura do texto do informativo e clique na opção full. Para voltar tecle Esc

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Faleceu Dr. Raimundo de Oliveira Borges aos 102 anos

Dr. Raimundo Borges (centro) ao lado do ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara e do atual vice-prefeito do Crato Raimundo Filho (Foto: Dihelson Mendonça)
Faleceu ontem, 27 de Janeiro, em Crato, o ex-presidente do Rotary Club do Crato, advogado, intelectual e escritor, Raimundo de Oliveira Borges. Foi, assim, um dia de dor e tristeza para toda a comunidade caririense. Dr. Raimundo Borges foi sempre um apaixonado defensor das causas da cidade do Crato e da região do Cariri, além de ser um dos maiores juristas brasileiros aqui na cidade do Crato. O corpo de Dr. Raimundo de Oliveira Borges estar sendo velado no Campus do Pimenta da Universidade Regional do Cariri, da qual foi um dos benfeitores, visto ter sido diretor da Faculdade de Filosofia do Crato, embrião da URCA, e fundador dos cursos de Direito e Ciências Econômicas, hoje integrantes dessa instituição de ensino superior. O enterro dessa ilustre personalidade estar previsto para as 16 horas desta quinta-feira, 28 de janeiro. Os companheiros rotarianos de todo o Cariri lamentam profundamente essa perda, especialmente pelo grande homem que foi, e pela falta que ele fará ao movimento rotário e a toda região. Raimundo Borges manteve-se lúcido e profícuo até o fim. Por ocasião do seu centenário de nascimento, ocorrido em dois de julho de 2007, o Rotary Club do Crato prestou-lhe um tributo, concedendo a Medalha do Mérito Rotário. Na ocasião, Dr. Borges emocionou a todos ao proferir um brilhante discurso de improviso. Ele foi ainda fundador e presidente do Instituto Cultural do Cariri.

DADOS BIOGRÁFICO
Raimundo de Oliveira Borges (Caririaçu, 2 de julho de 1907), foi um jurista e escritor brasileiro.

Filho de Clemente Ferreira Borges e Maria José de Oliveira Borges. Realizou o curso primário na sua terra natal e o curso secundário no Colégio São José do Crato, Instituto Araripe Júnior, Instituto Menezes Pimentel, Liceu do Ceará, em Fortaleza e Ginásio da Bahia, em Salvador.

Foi aprovado e ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1928. Depois, transferiu seus estudos para a Faculdade de Medicina de Pernambuco, sem concluí-los. Direcionou sua atenção para a Faculdade de Direito do Ceará em 1933, tendo sido o orador da turma que colou grau em 1937.

Iniciou sua carreira profissional na função de promotor de justiça nas comarcas de Tauá, Missão Velha e Crato. Depois se afastou do Ministério Público e começou a exercer a advocacia.

Na Câmara do Crato foi vereador e alcançou a suplência de deputado estadual pelo antigo PSP. É cidadão honorário do Crato desde 1975.

Obras
Crime de Injúria verbal (1945)
Interdito Probitório (1963)
A Eloqüência e o Direito (1963)
A Cidade do Crato (1980)
Monsenhor Doutor Eugênio Veiga (1974)
Serra de São Pedro, esboço histórico (1983)
Memórias, fragmentos de minha vida (1988)
A presença de Euclides da Cunha na nossa história (1962)
Visita de Nossa Senhora de Fátima a Caririaçu
A Árvore Amiga (1995)
Euclides da Cunha e a Unidade Nacional
O Coronel Belém do Crato, um injustiçado
Eles e Eu, mensagens gratificantes
O Engenho Taquari
Síntese Histórica da Câmara Municipal de Caririaçu
O Crato Intelectual
Memória Histórica da Comarca do Crato
O Padre Cícero e a Educação em Juazeiro
Clemente Ferreira Borges, Meu Pai
Discursos Acadêmicos
Árvore Genealógica da Família Borges
Os Bispos do Crato, Relembranças Inesquecíveis
Meditações e Saudades
Reminiscências, o Meu Itinerário (2007)

Bibliografia
BORGES, Raimundo de Oliveira. Eles e Eu. Crato: Gráfica Universitária, 1995. pp. 65. 1 v.

Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Esgotada a Primeira Edição do Livro "O Berço dos Araújo Paiva

Quem possuir um exemplar da primeira edição do livro O Berço dos Araújo Paiva de autoria do escritor Audir de Araújo Paiva, publicado pela editora BSG no final do ano 2009, procure guardar com mais zelo porque o livro passou a ser uma obra rara por se encontrar com essa edição completamente esgotada.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Kaika Luiz no Programa Cariri Encantado


O carnaval é um dos mais típicos festejos do Brasil. Do Oiapoque ao Chuí, essa festa popular, feita pelo povo, para o povo e de povo, é celebrada com alegria e descontração contagiantes. No Cariri não é diferente, apesar de já termos tidos carnavais mais brilhantes em tempo outrora.

Mas, tudo que é legítimo e representativo, pulsa e resiste. Há alguns anos, existe toda uma movimentação visando resgatar os saudosos carnavais da região. No Crato, esse movimento tem como uma das suas principais lideranças, o promotor cultural Kaika Luiz, um dos produtores do carnaval da Saudade, realizado no sábado magro de carnaval, no tradicional Crato Tênis Club. O baile está prestes a completar sua quinta edição consecutiva e se constitui num dos principais símbolos da retomada do carnaval cratense.

O Programa Cariri Encantado une-se a esses entusiastas idealistas e nesta sexta-feira fará ecoar o grito de carnaval já incontido no peito dos foliões locais. Para tanto, contará com a presença de Kaika Luiz que falará sobre a produção do baile Carnaval da Saudade e as perspectivas de realização de uma grande e alegre programação momina na região.

O programa Cariri Encantado é levado ao ar todas as sextas-feiras, das 14 às 15 horas, pela Rádio Educadora do Cariri AM 1.020, com retransmissão pela Internet através do site cratinho.blogspot.com. Apresentação de Luiz Carlos Salatiel e Carlos Rafael Dias e apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste.

Se ligue!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

CONHEÇA AS BELEZAS DO CRATO – Por Pedro Esmeraldo


O nobre folclorista cratense Francisco Correia Lima “O Popular Correinha” louvava a nossa cidade do Crato, cantando música popular: “Venha conhecer as belezas do Crato”, tudo aqui é natural".

Era uma exaltação ao Crato da qual temos a impressão que esse folclorista foi uma das figuras mais nobres da arte popular cratense e que atentava às nossas autoridades lembrando que deveriam fazer obras “d’artes”, construindo monumentos como: Estátua aos Revolucionários de 1817; reativação das fontes luminosas; todas cobertas com obras “d’artes” a fim de atrair turistas quer culturais, quer populares, incentivando a construção de pousada e gozando do panorama maravilhoso que há nas faldas desse imenso chapadão do Araripe.

Era uma exaltação louvável a terra comum o que poderia mostrar a arte primitiva que perdura no seio do povo até os nossos dias.

Correinha era um cratense autêntico, filho adotivo do Crato, natural de Farias Brito, amava o Crato mais que os próprios filhos da terra, vibrava entusiasticamente pelas suas belezas naturais, decifrava muito bem os seus encantos; ninguém mais do que ele expressava com melodias e vibrava através da música com magia de homem simples, louvando a cidade com várias expressões sonoras, muito prudentes, almejava com espírito sóbrio, dizendo que o cratense fosse estimulado a querer bem a esta cidade, livrando-nos das canseiras diárias com as músicas populares nordestinas.

Conhecemos Correinha em 1958, trabalhando em comícios eleitorais onde fazia poesias jacosas, e decifrava em comícios favorecendo a certo candidato que terminava em uma exaltação popular.

Depois conseguiu um emprego na polícia, exercendo com eficiência e dignidade a sua função. Era reto, circunspecto, granjeava simpatia e era amigo dos amigos em todas as camadas populares.

Tempos atrás, conseguiu um outro emprego no SESI, no setor de lazer, como professor de artes folclóricas. Apreciávamos assistir e louvar a sua arte folclórica. O seu objetivo era divulgar o folclore regional. Era um autodidata, poeta repentista, estudioso e destemido, pois sempre foi um baluarte da esfera folclorista regional.

Cansado de tanta opressão, motivada pela falácia de alguns companheiros, pediu afastamento do seu emprego, deixando uma lacuna irreparável na arte popular do SESI.

Correinha era um homem de larga visão, não aceitava falcatrua, espelhava-se no caminho da honestidade e conduziu com distinção e louvor as suas atividades folclóricas. Era um esteio exemplar da juventude e dedicado ao trabalho.

Crato, 16/01/2010

P.S.: Dedicamos esta crônica ao cratense da Ponta da Serra, o historiador Antonio Correia, homem sério, educado, culto e muito dedicado à sua área! Desejamos muita sorte seu Antonio, vibramos com o seu otimismo, mas fique com o Crato.

Autor: Pedro Esmeraldo

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Antonio Queiroz no Cariri Encantado desta sexta, 8 de janeiro


O programa Cariri Encantado tem como marca maior a pluralidade da música caririense. E, dentro dessa rica diversidade, às vezes é comum surgir algo singular (no sentido de especial, raro, extraordinário). É o caso, por exemplo, do músico Antonio Queiroz, que transita livre, leve e fagueiro por vários gêneros, ritmos e concepções musicais. Baixista e flautista, Antonio Queiroz fez ou faz parte de vários projetos musicais, dentre eles os grupos Dr. Raiz, Night Life, Glory Fate, Zabumbeiros Cariris, Post Scriptum e Na Estrada, além de ser músico acompanhante de vários intérpretes, como Geraldo Júnior e Camila Lenker. Isso tudo significa um balaio de influências, do regional ao universal, que faz funcionar uma verdadeira e poderosa usina sonora, incluindo ingredientes aparentemente díspares como rock’n’roll (do pop ao heavy metal), blues, reggae, baião, xote, xaxado e a genérica MPB.

Nesta sexta, 8 de janeiro, no programa Cariri Encantado, o ouvinte poderá escutar uma mostra dessa rica miscelânea musical e conhecer um pouco da vida e carreira desse jovem , porém respeitado músico caririense: Antonio Queiroz.

Roteiro do Programa
Todas as músicas que tocarão no programa têm a participação de Antonio Queiroz:

1. Cantoria de Reis (Antonio Queiroz e Júnior Boca), com Dr. Raiz
2. Para Lennon e McCartney (Lô Borges), com Rinaldo e Banda Na Estrada
3. O Sal da Terra (Beto Guedes), com Rinaldo e Banda Na Estrada
4. Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (Dudé Casado e Hélio Ferraz), com Dr. Raiz
5. Estrela de Prata (Dudé Casado), com Dr. Raiz
6. Chuva de Janeiro (Geraldo Júnior e Beto Lemos), com Geraldo Júnior
7. Paixão de Abril (Geraldo Júnior), com Geraldo Júnior
8. Homens e Ratos (Valzinho) com No Divã
9. Have You Ever Seen The Rain (John Fogerty), com Night Life

O programa Cariri Encantado vai ao ar todas as sextas-feiras, das 14 às 15 horas, na Rádio Educadora AM 1.020 e na Internet pelo site cratinho.blogspot.com. O programa integra a agenda cultural do Centro Cultural BNB Cariri e é uma produção da revista virtual Cariricult.

Ficha técnica
Apresentação: Luiz Carlos Salatiel e Carlos Rafael Dias.
Redação e seleção musical: Carlos Rafael Dias, José Flávio Vieira e Luiz Carlos Salatiel.
Apoio Logístico: Jackson “Bola” Bantim.
Participação Especial: Jorge Carvalho e Huberto Cabral.
Operador de Áudio: Iderval Silva e Antonio Vieira.